Tratamentos Alternativos Para Os Sintomas da TPM

Muitas mulheres sofrem com a TPM, que é a Tensão Pré-Menstrual, que torna a época um grande fardo que deve ser carregado por boa parte da vida. Cerca de 38% das mulheres sofre com este transtorno que não afeta apenas ela mas sim todos  em volta. Isso tudo acontece, pois o aparelho reprodutor da mulher começa um ciclo que irá terminar apenas quando começa o fluxo menstrual. Nesta época as mulheres sofrem diversos sintomas e passam por alguns transtornos e desconfortos, muitas vezes elas sequer conseguem trabalhar. Algumas mulheres sofrem muito com esses efeitos e sempre procuram ajuda para acabar com os sintomas ou pelo menos diminuí-los.

Sintomas da TPM

Algumas mulheres ficam insuportáveis que chegam até mesmo a elas não se suportarem. Além do forte temperamento que a mulher fica, as fortes dores também vêm, que são as cólicas que atormentam muito as mulheres e como a dor é forte, é um dos motivos para deixar as mulheres irritadas e sensíveis.

TPM

TPM

Alguns sintomas da TPM são: estresse, depressão, edema, dores de cabeça, irritação, alteração no ritmo intestinal e dores na mama. Pelo método da medicina podemos encontrar vários remédios bastante potentes que podem aliviar, mas em algumas pessoas pode não dar certo e os efeitos irão persistir.

As pessoas que convivem com uma mulher que possui TPM, já começam a perceber os sintomas delas ainda no início por já estarem acostumados e assim eles relevam certas atitudes, pois sabem que ela está irrita, nervosa e depressiva por causa dos transtornos pré-menstruais. Há alguns casos em que a TPM da mulher causa brigas e até mesmo a separação de casais.

Vídeos Sobre a TPM

Assista a esses vídeos e veja algumas dicas para ajudar a melhorar seus sintomas pré-menstruais:

Tratamentos Com Medicamentos Para TPM

Alguns remédios anticoncepcionais são feitos para amenizar os efeitos da TPM e a cólica, mas todos esses remédios devem ser tomados sob prescrição medica, pois não se pode tomar qualquer remédio sem uma orientação. Mesmo com tantos métodos com remédios para amenizar os sintomas da TPM, a mulheres preferem não usar esses remédios e procuram métodos alternativos.

Nas farmácias podemos encontrar diversos remédios que dizem diminuir as cólicas que podem ser causadas, mas isso tudo pode ser tudo muito relativo, pois vai depender muito do organismo de cada pessoa. Por isso é tão importante consultar um médico antes de tomar qualquer medicamento. Além dos remédios anticoncepcionais, os antidepressivos também podem ser receitados pelos médicos se o caso for muito grave.

Saiba Mais

Saiba Mais

Além dos medicamentos tradicionais, há também os medicinais que são feitos com ervas. Uma planta que é bastante usada aqui no Brasil para amenizar os sintomas da TPM se chama “Himaatanthus lancifilius”, mas é mais conhecida como “agoniada”, que é utilizada para se fazer chá. O nome dado a essa planta é pelo fato dela possuir fortes relaxantes dos músculos liso e uterino, aliviando o desconforto que as mulheres têm nesta época.

Outra planta que é usada para esses problemas menstruais é a “Angélica sinensis”, ou como é mais conhecida “Angélica chinesa”, esta planta também é usada como tratamento para a menopausa. Este medicamento possui analgésicos e antiespasmódica.

Alimentação Saudável Para Prevenir a TPM

Uma dieta bastante saudável e rica em alimentos naturais é bastante importante para que sejam amenizados os fortes sintomas pré-menstruais. Algumas substâncias devem ser evitadas no período em que começam os sintomas são elas: o álcool, a cafeína, a nicotina, o açúcar e também o sal, pois todas essas substâncias podem aumentar a irritabilidade, o nervosismo e também a ansiedade da mulher.

Na sua alimentação é necessário ter muitos alimentos com muito cálcio, como leite e seus derivados; magnésio, como castanhas e soja; vitamina B6, como frutas, legumes e alimentos integrais.

Muitas mulheres quando estão de TPM começam a atacar os docinhos, principalmente os chocolates, e com isso adquirem uns quilinhos que desregulam o seu organismo, tornando os sintomas mais intensos. Os chocolates podem ajudar dando uma sensação de bem estar, mas ele deve ser maneirado.

Métodos Alternativos Para Evitar a TPM

A prática da ioga pode ajudar bastante a amenizar os sintomas da TPM, reduzindo a intensidade, os sintomas não acabarão, mas serão mais leves, com isso fica um pouco mais fácil conviver com esse transtorno.

Uma terapia que é bastante usada é a aromaterapia, em que é utilizada a essência de óleo de lavanda, que ajuda a melhorar o humor diário e os episódios depressivos da TPM.

Exercícios Físicos Que Diminuem os Sintomas da TPM

A prática de exercícios físicos aeróbicos deve ser feita regularmente para o benéfico da saúde e também para o alívio dos sintomas da menstruação. Estudos dizem que mulheres que estão no peso ideal e que fazem exercícios físicos regularmente possuem menos chance de adquirir a TPM.

Um dos exercícios físicos que é mais usado pelas mulheres é a dança, que ajuda a relaxar, pois você terá que memorizar passo e a música também e se esquece dos problemas.

A acupuntura é um método que bastante usado pelas pessoas que sofrem de TPM, pois se agulhas forem espetadas em lugares específicos ajudarão no alívio dos sintomas. Existe um método em que é colocado na orelha um tipo de semente, distribuídas em várias regiões que ajudam, e muito, e devem ficar nesta região por uma semana.

A meditação também pode ser usada para diminuir a tensão das mulheres, mas esses métodos devem ser decididos de acordo com o estilo de cada pessoa. A massagem também pode ajudar, mas devem ser mais relaxantes, um pouco mais suave para relaxar a mulher.

Mesmo com todas essas dicas, é muito importante que você procure e sempre tenha um acompanhamento médico com seu ginecologistas ou um especialista em TPM, pois eles sim indicarão para você o melhor método para você poder melhorar os seus sintomas da TPM. Afinal cada mulher possui um organismo com reações diferentes que devem ser tratadas diferentemente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mulheres

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário