Alopecia Areata: Tratamentos, Causas E Sintomas

Alopecia areata é a queda de cabelos ou pelos em uma área específica do corpo. A condição, que afeta principalmente os homens, é percebida desde os tempos da Grécia Antiga.

Acometendo cerca de 150 mil pessoas por ano, a condição acomete principalmente adultos entre 25 e 50 anos. A proporção é que de a cada 100 pessoas com esse tipo de alopecia, 63 são homens, e 36 são mulheres.

Para entender como e porque a alopecia areata vem a acometer as pessoas, é necessário entender como funciona o crescimento dos fios de cabelo e dos pelos.

Abaixo, explicaremos tanto isso, quanto outros pontos que são relevantes para a compreensão dessa condição.

Os Fios De Pelos E Cabelos E Sua Queda

Os pelos e cabelos são formados por 3 partes: cutícula, córtex e medula. A cutícula é a parte exterior, formada por diversas camadas celulares sobrepostas; o córtex é a parte que dá a coloração ao pelo ou cabelo; e a medula, é o núcleo do fio, e é capaz de definir a espessura do fio e sua respectiva forma.

Nesse tipo de alopecia, o núcleo do fio vai se atrofiando, até que para de produzir o fio de cabelo. As causas não são necessariamente claras, mas já se traçou uma linha de raciocínio que liga o sistema imunológico diretamente com a alopecia areata.

Fatores associados à genética, comorbidade, psicológicos, hormonais e uso de medicamentos podem ou não influenciar conjuntamente a incidência dessa alopecia.

Por exemplo, pessoas com histórico familiar possuem 28% mais chances de terem a queda dos fios localizada. Mulheres grávidas também podem manifestar a condição, por conta das alterações hormonais que passam por.

Os Principais Sintomas Da Alopecia Areata

Para algumas pessoas, os primeiros sintomas são a coceira ou a sensação de queimação. Outros sintomas iniciais podem ser a presença exacerbada de fios de cabelo nos travesseiros, ou mesmo durante o banho. A média de fios que caem por escovação de cabelos é de 100 unidades.

Caso note que a quantidade de cabelos em suas mãos, toda vez que escova os cabelos, tem mais de 100 fios, pode ser o início da condição. Logo depois, é possível perceber algumas áreas com efeito transparente, que seria a possibilidade de visualização do couro cabeludo por entre os fios.

Por fim, a visível baixa concentração de pelos em algumas regiões, que deságua na falha completa da pelagem.

Alopecia Areata

Alopecia Areata

As Diferentes Modalidades Da Condição

Esse tipo de alopecia pode acontecer em diversas formas, e cada uma leva um nome diferente:

1. A Ofiásica

Na ofiásica, existe a queda dos fios de pelos e cabelos em uma área simétrica
e contínua, atingindo as laterais do crânio. Forma-se um aspecto que se
assemelha ao corte de cabelos intitulado de “moicano”;

2. A Universal

O tipo universal afeta tanto o couro cabeludo, fornecendo a queda de cabelos,
como os olhos (fazendo os cílios e sobrancelhas caírem), os pelos da barba,
do buço, das genitais e assim por diante;

3. A Comum

Por fim, no tipo comum, a queda de cabelo acomete regiões e recortes específicos do corpo, quer formando esferas simétricas ou não.

O tratamento dessa condição, quer seja de um tipo ou de outro, envolve o estímulo para o crescimento dos pelos e cabelos. Existem casos onde o próprio corpo é capaz de se recuperar com o tempo, principalmente quando a perda dos fios vem em decorrência de alguma questão imunológica.

Entretanto, noutros casos, é necessário fazer uso também de medicamentos que suprimam ou melhorem o funcionamento de algumas partes do organismo, a fim de que o restabelecimento das funções estruturais dos pelos e cabelos seja possível.

Remédios conhecidos como o minoxidil, corticosteróides, ou mesmo medicamentos a base de alcatrão podem ajudar nesse processo. Mas, qualquer que seja a abordagem tomada para o tratamento, esta deve ter sido fruto da escolha de um profissional médico, especialista na área dermatológica.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Beleza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.