Tudo sobre Rinoceronte: Habitat, Onde Vive e as Principais Espécies

O rinoceronte é um mamífero classificado como perissodátilos, ou seja, animal que possui os dedos de cada uma de suas patas em numero impar. São animais muito grandes e selvagens pertencendo ao grupo dos maiores animais; são eles o búfalo, o elefante, o leão, o leopardo e o rinoceronte. Além de grandes eles tem uma pele tremendamente espessa, grosseira mesmo e também toda pregueada, possuem chifres no seu nariz e podem ser um ou dois chifres, depende da espécie do mesmo e ainda ocorre que alguns representantes desta família de peso não possuem chifre algum.

Espécie e Classificação

O rinoceronte é um dos maiores mamíferos que existem na terra e caracteriza-se por sua pele muito grossa e pelos chifres na ponta do nariz, que podem ser um ou dois, dependendo da espécie de rinoceronte. São da espécie de perissodátilos, pois os dedos de suas patas são em numeros impares. O mundo animal é com certeza um dos mais interessantes objetos de pesquisa, sendo que os animais de diferentes espécies formam um conjunto com curiosidades e diversidades que seduzem o homem desde os tempos mais antigos. O rinoceronte pode ser considerado o bicho mais esquisito do mundo, ou pelo menos concorrer com outras espécies, pesado, com um grande nariz com chifres na ponta, ele com certeza não é um animal que representa a beleza da fauna mundial.

Rinoceronte

Rinoceronte

Confira neste link um vídeo que mostras as características do rinoceronte negro.  Neste outro artigo, você irá conhecer as características do Rinoceronte-de-Sumatra.

Rinoceronte e a ameaça de extinção

Existem muitos animais sob ameaça de extinção, a arara por exemplo é uma das aves mais capturadas e perseguidas pelos homens com o intuito de comercialização. As leis a cerca deste tipo de crime são bem rigorosas e prevêem prisão que pode oscilar de 6 meses até 1 ano de acordo com a situação, os criminosos também podem ser punidos com pesadas multas. A araras são caçadas pela sua beleza inigualável e colorida, já os rinocerontes foram muito perseguidos em busca de seus chifres já que se acreditava em seus poderes medicinais.

Já esteve seriamente ameaçado de entrar na lista de animais em extinção, mas graças a um trabalho intenso de proteção ele ainda existe na Ásia e na África. O rinoceronte negro só pode ser encontrado em algumas áreas de preservação ambiental, e este é mais um dos inúmeros resultados negativos da mão do homem sobre a natureza, pois o rinoceronte habitava diversas regiões do nosso planeta há centenas de anos atrás.

Você pode ler mais sobre a possível extinção dos rinocerontes neste artigo e sobre o aumento na matança de rinocerontes na África do Sul nestes artigos.

Características do Rinoceronte

Seu chifre ao contrário do que parece não é formado de osso e sim de pêlos muito compactos que formam aquela estrutura rígida com a forma de um chifre, que no rinoceronte branco pode chegar a medir 1 metro. Além disso a pele desse animal chega a 7 centímetros de espessura e é enrugada, tem orelhas muito pequenas e não enxerga bem. Os rinocerontes ja estiveram na lista dos animais em exitinção, entretando devido ao trabalho das entidades de preservação dos animais no mundo inteiro eles sairam dessa triste listagem, que denigre a história da humanidade. O rinoceronte faz parte da lista dos 5 animais selvagens mais dificeis de serem caçados, ao lado do leão, do leopardo, do búfalo africano e do elefante. Só para se ter uma ideia do comportamento deste animal, veja este vídeo com um rinoceronte bebê brigando.

Espécies

Espécies

Os rinocerontes tem ótima audição e olfato, em detrimento de sua visão e mesmo com seu tamanho e peso avantajado a quem afirme que esses animais podem alcançar a velocidade de 70 quilômetros por hora. A fêmea tem um filhote de cada vez, que pesam em torno de 25 quilos ao nascer e mamam até os 2 anos. O filhote vive junto da mãe até os 5 anos mais ou menos, quando começa a se tornar independente. Os rinocerontes se adaptam bem em meio ambiente diverso ao seu habitat natural e podem ser vistas espécies desses animais recebendo tratamento de luxo em zoológicos do mundo inteiro, onde podem alcançar a média de 45 anos de vida.

Leia também sobre o rinoceronte indiano e o rinoceronte branco nestes artigos.

Habitat dos Rinocerontes

 

Habitat

Habitat

Eles são naturais das florestas tropicais e das savanas da Ásia e da Africa, apesar de alguns séculos atrás esses animais viverem também na Europa e na América do Norte, de onde foram extintos, apesar dessa espécie de animal não ter utilidade para o homem. Entretanto durante muito tempo acreditou-se que o chifre do rinoceronte tinha importantes propriedades medicinais, sendo atribuída a ele a capacidade de curar doenças e o efeito rejuvenescedor. Naquela época existiam muitas espécies de rinocerontes, hoje sobreviveram apenas cinco, que representam a espécie, os mais conhecidos são o rinoceronte negro e o rinoceronte branco, existindo também o rinoceronte java, o rinoceronte indiano e o rinoceronte sumatra.

Gestação, Altura e Peso

Um dos motivos que retarda o aumento da população é o tempo de gestação que dura em torno de 480 dias, o que é bastante tempo para um único filhote de rinoceronte que mama até os dois anos. Se viver em liberdade o rinoceronte tem uma vida que gira em torno de 30 a 35 anos, e apesar do suas medidas exageradas, pesa em torno de 3 mil quilos, altura de 1,60 e comprimento de quase 4 metros, ele se alimenta apenas de herbívoros, diferente de outros animais como o lobo e o leão que são essencialmente carnívoros.

Para maiores informações sobre a alimentação dos rinocerontes, veja este artigo.

Curiosidades

Uma curiosidade a cerca do rinoceronte é o fato de que ele é um animal que não sabe andar para trás, só consegue olhar e andar em frente, e foi exatamente esta sua característica que fez com que ele fosse escolhido como simbolo de uma marca de sucesso criada por um jovem estilista e grafiteiro. Existem muitos outros grandes animais que nos parecem desengonçados e esquisitos como o elefante e o crocodilo, também os que são de estimação e comuns como cães e gatos, além de insetos diversos como o grilo, as formigas e muitos outros, mas apesar de suas esquisitices muitos deles acabam se tornando ícones do imaginário infantil e se transformam em simpáticos bichinhos de pelúcia, brinquedos, desenhos animados, etc.

Quer ver mais fotos de rinocerontes? Temos este artigo que mostra várias imagens extras do animal.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Animais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário