SciELO, A Biblioteca Eletrônica

Vivemos uma era em que os avanços tecnológicos e a informatização andam de maneira tão rápida que para aqueles que não vivem em permanente contato com essa área se torna difícil acompanhar todos os progressos que acontecem quase que diariamente. Com tudo isso os avanços que também são grandes no mundo cientifico não poderiam ficar de fora sem que um público muito atento ao desenvolvimento científico tivesse acesso a esse mundo cuja evolução não tem ficado devendo nada as grandes descobertas de outros seres. Para tanto foi criada SciELO, a biblioteca eletrônica, ou seja, Scientific Eletronic Library Online que foi organizada pela FAPESP que é a Fundação de Amparo a Pesquisa de São Paulo que em conjunto com a Bireme que é o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde e engloba uma selecionada coleção de periódicos científicos brasileiros.

SciELO, A Biblioteca Eletrônica

SciELO, A Biblioteca Eletrônica

Quando o projeto SciELO, a biblioteca eletrônica já estava em expansão, passou a contar a partir de 2002 com o precioso apoio da CNPq que é o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico. O objetivo esse projeto SciELO, a biblioteca eletrônica é desenvolver uma metodologia comum que facilite o acesso através da internet aos periódicos científicos brasileiros. A metodologia deverá ser comum tanto para a preparação, armazenamento, disseminação e avaliação dos produtos científicos em formato eletrônico. Conforme o projeto SciELO, a biblioteca eletrônica vai avançando, novos títulos de periódicos vão sendo acrescentados a ela.

Artigos

Artigos

Se precisar de uma pesquisa não esqueça que a biblioteca eletrônica já conta com periódicos de: ciências agrárias; ciências sociais aplicadas; ciências biológicas; ciências exatas e da terra; engenharias; ciências da saúde; ciências humanas; lingüística, letras e artes. Se a intenção ao montar a biblioteca eletrônica era a de que a produção cientifica do país se tornasse mais acessível e mais visível, com certeza o projeto capacitou também a consulta a essas publicações. A verdade é que SciELO, a biblioteca eletrônica que se iniciou em 1997 de forma piloto já no ano seguinte operava normalmente o que podemos considerar um grande avanço pois um dos problemas da modernidade é que ninguém mais quer saber de livros, hoje todo o mundo só busca informações na rede.

Temas

Temas

Por certo fazer com que a biblioteca eletrônica SciELO, começasse a funcionar foi um trabalho duro que exigiu uma grande dedicação porém por certo valeu muito a pena pois quando precisamos pesquisar sobre algum tema cientifico Brasileiro não precisamos ficar quebrando a cabeça pois é si recorrer a biblioteca eletrônica. Desde 1999 a biblioteca conta também com a coleção SciELO Saúde Pública com revistas cientificas sobre saúde pública ibero-americanas. A SciELO possui um portal e se você quer fazer uso dessa biblioteca virtual é só se cadastrar e assim poderá utilizar os serviços personalizados de tudo que existe de novo na rede.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário