Búfalo

O búfalo é um animal que apresenta um incrivel contraste entre seu tamanho, sua força e a docilidade do seu temperamento. É um animal mamifero de origem asiática, e existem animais de diferentes espécies de bufalos, sendo as mais conhecidas o bufalo doméstico, criado em fazendas e confinamentos para  o consumo humano de carne e leite e os bufalos selvagens entre os quais se destacam o búfalo americano e o bufalo africano, que é considerado um dos cinco animais perigosos mais dificeis de serem caçados pelo homem, ao lado do leão, do rinoceronte, do leopardo e do elefante.

Búfalo

Búfalo

Mesmo os bufalos selvagens, apesar do seu grande porte e de sua periculosidade, são animais vegetarianos, ou seja, são herbivoros e podem chegar a 900 quilos e 3m. De comprimento, e 1,7m de altura.  O bufalo africano não se encontra na lista de animais em extinção, apesar das entidades protetoras dos animais colocarem a espécie sob observação. A espécie que já chegou a contar com mais de 10 milhões de exemplares da espécie,  hoje não passa de 900 mil no mundo inteiro.

La Noche

La Noche

O animal não é presa fácil para outros animais que preferem atacar outros animais ao búfalo, no entanto quando a fome aperta é comum que se juntem um grupo de  hienas, leões ou leopardos atacarem o bufalo, pois só assim conseguem vencer o grande animal.  O homem é assim o maior predador do bufalo com armas de avançada tecnologia que disparam um tiro certeiro e letal, são capazes de dizimar manadas inteiras em pouco tempo, assim como as doenças e pestes que exterminaram milhões de animais e a diminuição radical de seu meio ambiente natural, utilizado agora para a agricultura.

Biu

Biu

No Brasil o bufalo doméstico, que tem uma grande semelhança fisica com os bufalos selvagens, são criados em fazendas de pecuária para o abate e consumo da carne. O leite do bufalo também é muito apreciado pelo homem pela sua alta qualidade nutritiva, sendo muito um agente para saúde, especialmente de crianças de baixo peso. O bufalo brasileiro é uma espécie diferente geneticamente dos bufalos selvagens e são extremamente dócil sendo que seu manejo no campo é realizado de maneira tranquila por homens, cavalos e cachorros, a quem ele obedece. Uma das caracteristicas dos bufalos é que eles precisam no local onde são criados de locais com água onde passam grande parte dos dias quentes mergulhados, para controlar a temperatura corporal.As raças de bufalo mais comum no Brasil são o Jafarabadi, Murrah, Mediterrâneo e Carabao e sua criação é controlada pela Associação Brasileira de Criadores de Búfalo, que estima que o rebanho brasileiro conte com mais de 3 milhões de cabeça, sendo entre os animais domésticos aquele que mais se expandiu nos últimos anos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Animais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário