Animais no Circo

As grandes atrações dos circos até alguns anos atrás eram os seus animais selvagens domesticados, o publico era atraído pelos elefantes que subiam em banquinhos, macacos que fazem diversos truques, cachorros que dançam e tigres que pulam por arcos de fogo, animais perigosos e selvagens que se comportam como um leão de estimação. Entretanto se essas eram as grandes atrações do circo de outrora, hoje essas atuações são muito condenadas e as associações e órgãos de defesa e preservação dos animais tem denunciado sistematicamente os maus tratos que estes animais recebem nos circos.

Animais no Circo

Animais no Circo

A história dos animais no circos remonta da Roma Antiga, quando eram exibidas corridas bigas, espetáculos de animais domesticados, encenação de batalhas, acrobatas e malabaristas. Durante os séculos o circo evoluiu e as companhias itinerantes com artistas de diversas classes andam mundo afora armando suas barracas de lona e apresentando seus espetáculos que fizeram e fazem a alegria dos expectadores. Entretanto a evolução também trouxe a conciencia do sofrimento dos animais que são presos nos circos, e muita controvérsoia se gerou em torno do tema, de tal forma que aos poucos o uso de animais no circo tem sido abandonado de forma gradativa, e em alguns estados brasileiros seu uso é proibido como Rio Grande do Sul, Pernambuco, Paraiba e Rio de Janeiro. Esses estados brasileiros dão exemplo proibindo a apresentação de animais nos circos.

Uso de Animais no Circo

Uso de Animais no Circo

Os argumentos de quem se opoe ao uso de animais em circos são validos. Esses animais são presos em cativeiro e muitas vezes são mau-tratados, além de receberem alimentação inadequada, pois a alimentação de um tigre, um elefante, um urso ou mesmo um leão é bastante dispendiosa. Outro argumento valido e real é de que os animais ficam trancafiados em espaços pouco maior do que o próprio corpo a maior parte de suas vidas, pois só saem das jaulas para os treinamentos e para as apresentações, além disso esse grupo pergunta: o que é feito desses animais quando eles não podem mais atuar no circo porque ficam velhos? Se forem soltos na natureza morrerão logo, pois não tem condições de sobrevivencia.

Maltrato de Animais no Circo

Maltrato de Animais no Circo

Na internet encontramos diversos sites de defesa dos animais que mostram fotos de girafas e também de animais de diferentes espécies sendo tratados em condições precárias nos circos e em outras formas de cativeiro. Segundo essas organizações esses animais devem ser recolhidos e encaminhados para zoologicos que possam oferecer tratamento adequado aos animais, uma vez que eles não podem mais serem soltos no seu meio ambiente natural, pois não aprendenram a se defender nem a buscar seu próprio alimento. Essas associações e organizações atuam em todo o mundo e defendem a preservação dos animais e da fauna de todo o mundo, atuando contra o trafico de animais o desmatamento a contaminação das aguas e todas as formas de agressão a vida do planeta. Essa com certeza é uma bandeira que vale a pena levantar!


Categoria(s) do artigo:
Animais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário