Animais no Circo

As grandes atrações dos circos até alguns anos atrás eram os seus animais selvagens domesticados, o publico era atraído pelos elefantes que subiam em banquinhos, macacos que fazem diversos truques, cachorros que dançam e tigres que pulam por arcos de fogo, animais perigosos e selvagens que se comportam como um leão de estimação. Entretanto se essas eram as grandes atrações do circo de outrora, hoje essas atuações são muito condenadas e as associações e órgãos de defesa e preservação dos animais tem denunciado sistematicamente os maus tratos que estes animais recebem nos circos.

Animais no Circo

Animais no Circo

A história dos animais no circos remonta da Roma Antiga, quando eram exibidas corridas bigas, espetáculos de animais domesticados, encenação de batalhas, acrobatas e malabaristas. Durante os séculos o circo evoluiu e as companhias itinerantes com artistas de diversas classes andam mundo afora armando suas barracas de lona e apresentando seus espetáculos que fizeram e fazem a alegria dos expectadores. Entretanto a evolução também trouxe a conciencia do sofrimento dos animais que são presos nos circos, e muita controvérsoia se gerou em torno do tema, de tal forma que aos poucos o uso de animais no circo tem sido abandonado de forma gradativa, e em alguns estados brasileiros seu uso é proibido como Rio Grande do Sul, Pernambuco, Paraiba e Rio de Janeiro. Esses estados brasileiros dão exemplo proibindo a apresentação de animais nos circos.

Uso de Animais no Circo

Uso de Animais no Circo

Os argumentos de quem se opoe ao uso de animais em circos são validos. Esses animais são presos em cativeiro e muitas vezes são mau-tratados, além de receberem alimentação inadequada, pois a alimentação de um tigre, um elefante, um urso ou mesmo um leão é bastante dispendiosa. Outro argumento valido e real é de que os animais ficam trancafiados em espaços pouco maior do que o próprio corpo a maior parte de suas vidas, pois só saem das jaulas para os treinamentos e para as apresentações, além disso esse grupo pergunta: o que é feito desses animais quando eles não podem mais atuar no circo porque ficam velhos? Se forem soltos na natureza morrerão logo, pois não tem condições de sobrevivencia.

Maltrato de Animais no Circo

Maltrato de Animais no Circo

Na internet encontramos diversos sites de defesa dos animais que mostram fotos de girafas e também de animais de diferentes espécies sendo tratados em condições precárias nos circos e em outras formas de cativeiro. Segundo essas organizações esses animais devem ser recolhidos e encaminhados para zoologicos que possam oferecer tratamento adequado aos animais, uma vez que eles não podem mais serem soltos no seu meio ambiente natural, pois não aprendenram a se defender nem a buscar seu próprio alimento. Essas associações e organizações atuam em todo o mundo e defendem a preservação dos animais e da fauna de todo o mundo, atuando contra o trafico de animais o desmatamento a contaminação das aguas e todas as formas de agressão a vida do planeta. Essa com certeza é uma bandeira que vale a pena levantar!


Categoria(s) do artigo:
Animais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • eu odeiooooooooooooooo circo..
    Os animais naum merecem isso…

    odei otodos ke trabalham em circo….Vcs sao horriveis
    Eu amoo os animais eles naum merecem

    Taina 19 de abril de 2009 18:03
  • Olá Taina,

    Eu não sou dos maiores fãs de circo, a parte que eu mais gostava era exatamente os animais. Mas se o custo de ter esses animais para nossa diversão, for a saúde deles (como quase sempre acontecia), está correta a proibição. Obrigado pela visita e opinião.

    Att

    Rafael Coutinho 19 de abril de 2009 19:03
  • eu não gosto de circo com animais eles são mantratados a magica do passaro usa 2 passaros um deles morem

    beatriz 2 de maio de 2009 21:21
  • eu gosto um pouco de circo
    m mais odeiooooooooo os cachorros q maltratam os animaizinhos!!!!!!!!!!!!!!

    MARIANA 11 de maio de 2009 21:23
  • eu adoro de ver o circo porque tem coisas muito importantes por izemplo os animais e muito palhaços é por isso que gosto muito de ver o circo.

    beijos da marlene

    marlene solange pereira alves 29 de maio de 2009 11:33
  • malditos sejam aqueles que maltratam animais

    marcos 9 de agosto de 2009 14:58
  • Um circo de verdade foi feito pra se divertir e ñ pra comprar animais inlegalmente e depois maltratar, pra falar a verdade é proibido ter animais nos circos.

    aline sousa 14 de agosto de 2009 11:01
  • Eu concordo com a Taina os animais não merecemi isso eles também tem sentimentos eles também são ser vivo eles não merecem isso.
    Animais em circo NÃO.

    milena 20 de agosto de 2009 21:07
  • acho que nunca devia ter tido animais em circos,
    eles sofrem demais lá,
    eu odeio isso!

    jujoca 21 de agosto de 2009 15:06
  • Ola! Parabens pelos trabalhos em beneficos dos animais.
    Sou responsavel por uma reserva ambientao em Uberaba/MG e gostaria de adotar alguns animais de circo, exceto predadores, pois no santuario ecologico não existe cercas ( exceto nas divisas.)
    Temos varios animais desde antilopes africanos, nacionais, uma girafa femea, uma zebra femea dentre outros muito nacionais, a reserva não tem fins lucrativos não recebe dinheiro de ninguem e naõ é aberta oa publico, qualquer doacão por favor aqui fica meu contato: [email protected]
    Obs: Girafa, antilopes, cavalos recebo todos.
    obrigado

    jose antonio de souza neto 27 de agosto de 2009 21:47
  • NÃO PODEMOS MALTRATAR OS ANIMAIS

    BIANCA BALIEIRO 27 de setembro de 2009 21:59
  • Nada disso e preciso em um circo, se eles realmente tem criatividade eles podem fazer um circo melhor e mais justo para todos principalmente para os animais.

    ZAIMA 20 de outubro de 2009 14:23
  • isso nunca vai ser justo

    andressa 21 de dezembro de 2009 11:58
  • Bom dia, parabéns pelo site e pela iniciativa a proteção aos animais.
    Bem, sou concludente do curso de Direito aquí em Aracaju, e tenho como tema de monografia a defesa dos animais, tais como a proibição de circos com animais, fim das vaqueijadas etc. Irei propor medidas a assemblléia Legislativa quanto a proibição, fiscaslização, apreensão etc. Estou a procura de artigos, fotos, depoimentos e reportagens, caso possa me enviar alguma coisa ou até mesmo somar-se a mim, ficarei agradecido, poi sei que enrriquecerei muito o meu trabalho com a sua participação. Sem mais segue o meu E-mail e o meu agradecimento!

    Ricardo André Aires
    Aracaju – Sergipe
    [email protected]

    Ricardo André Aires 15 de janeiro de 2010 11:58
  • AI TADINHO QUE DO QUE COVARDIA JUDIA DAQUELE LEAO AQUELE ANIMAL DEVE SER LIVRE

    jessica 19 de janeiro de 2010 15:33
  • PRECISO DE AJUDA!!!
    TEM UM CIRCO EM MINHA CIDADE, COM ANIMAIS PRESOS EM ESPAÇOS MINUSCULOS, LEVANDO EM CONTA O PORTE DELES.
    SÃO 2 AVESTRUZES E 2 LHAMAS E UM PONEI. ESTOU COM PENA DESSE ANIMAIS QUE SAEM VIAJAM EM CAMINHÕES NO CALOR.
    QUERO DENUNCIAR, MAS NÃO SEI PARA QUEM DEVO LIGAR E NEM O QUE FALAR!
    POR FAVOR ME AJUDEM E AJUDEM ESSES ANIMAIS POIS ELES PARECEM CANSADOS E ESTRESSADOS.

    OBRIGADA

    Tamires 5 de fevereiro de 2010 19:54
  • eu tambem comcordo a thainá odeio circo por q eles maltratam os animais e palhaçs me assustam

    pamela 11 de março de 2010 16:08
  • – Eu acho uma abirsudo o que fazem com esse animais protesto contra esses
    humanos inbesis

    Marianna 14 de março de 2010 18:36
  • os animais nao podem ser maltratados, pois pois sao iguais seres humanos merecem todo o nosso carinho……..

    emillane 9 de maio de 2010 14:52
  • nao devian fazer esse tipo de coisas com esses animais, quem faz isso nao tem um pingo de vergonha na cara, pois todos os animais merecem carinho,amor …. como nós acho ridiculo o que fazem seu pudesse fazer leis eu faria uma quem maltratar algun animal sera punido cujo mandado da população

    julia carvalhido teixeira borges 3 de agosto de 2010 17:58
  • na verdade eu nunca fui a um circo, desde crianca tive vontade de ir, e ate hoje pra dizer a verdade. Eu queria ir para ver os animais, mas sempre tinha uma voz dentro de mim mesma que me fazia ter tanta pena dos animais. Meu pai amava os animais e sempre nos levava no zoologicos, mas eu via em seu semblante que ele tambem discordava quando ambos viamos um animal majestoso como um leao, numa “caixa” que mal lhe cabia o corpo. Fico super feliz pela iniciativa e me parece que sete estados brasileiros ja proibiram animais em circo, se estiver errada me corrijam. Tomara que o Brasil seja o primeiro pais a proibir animais em circo e proibir rodeios e outras crueldades. valeu mesmo, ja assinei peticao em outro site.

    Marli 21 de agosto de 2010 12:44
  • EU NUNCA FUI AO CIRCO MAIS EU VI NA TV Q ELES SAO MALTRATADOS MUITOS

    andre 25 de agosto de 2010 22:25
  • FASA OTEATRO SEM ANIMAO

    jesica 1 de setembro de 2010 11:22
  • Sinceramente,que coisa é essa? Vocês devem ter visto aquela foto a do Leão,ele tem cara de bravo sim,pra que mudar? Isso naum é preciso.Até porque ele deveria estar no seu habitat e não em uma jaula que vai emferrujar,que vai se corroer.Olha eu sou contra isso,vi na televisão um circo,onde a empresa filmou o treinamento deles disfarçadamente,e estava lá,Leões enfeitados,Onças pintadas estavam mais pintadas ainda,cavalos tinham q andar de pé(só com as patas traseiras),eles pesam muito.
    Gente dá muito bem para divertir o publico sem animais,não importa se eles comem bebem e dormem,diante disso o sofriemento, as dores, devem ser muito maiores.Os animais não tem culpa de nada,os domadores tem truques sabem como deixar os animais manços,eles se acostumam, e assim ficão de cabeças baixas sempre.Se tivessem capacidade de raciocínio como nós,seria muito melhor para eles e até para as pessoas(como eu) que detestão ver essas barbaridades de animal fazendo “papel de PALHAÇO” mas se querem saber:Eles podem não pensar mais não são PALHAÇOS coisa nenhuma.
    Não querendo fazer drama,
    A volta do Criador está próxima,os anos nem serão tão longos..E VAMOS VER ,quem VAI IR SER FELIZ e aqueles que vão FICAR NA TERRA E PASTAR MAIS UM BUCADO!
    Aí fica a pergunta “boiando” pelo “ar”: Esses hipocritas,vão ou fikão?
    By:@ G ‘

    @ G ' 24 de setembro de 2010 18:08
  • Gosto muito de circo, por ser bastante interessante !!!!! Apesar de não gostar de ver os animais maltratados !!! uma injustissa com eles !!!! queria ver esse pessoal que maltrata animais na cadeia!!!!
    bjsss Cathe!!!!

    Catherine 13 de outubro de 2010 11:50
  • nao devian fazer esse tipo de coisas com esses animais, quem faz isso nao tem um pingo de vergonha na cara, pois todos os animais merecem carinho,amor …. como nós acho ridiculo o que fazem seu pudesse fazer leis eu faria uma quem maltratar algun animal sera punido cujo mandado da população
    quem conconda fala aii!!!
    GALERA!!!!

    Nélio costa 24 de março de 2011 16:52
  • não gostei de animais no circo po

    niva 8 de abril de 2011 17:14
  • nossa queles elefantes q sao maltratados coitados
    vamos fazer um protesto contra os animais em circos?

    carol 5 de junho de 2011 13:41
  • Esses animais nao merecem isso,eles tem q ser livres pra fazer o que quiserem no seu ambinte abitatil,nao ficarem como prisioneiros, que e cmo ficam hoje em dia!!!

    leticia guimaraes sales 20 de março de 2012 11:32
  • e olha tem mais concordo com vc nelio costa isso e verdade

    raissa 5 de junho de 2012 16:08
  • Y LOVE ANIMALS

    marcelle 10 de agosto de 2012 20:21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *