Ponte Golden Gate

O principal cartão postal da cidade de São Francisco, Califórnia, Estados Unidos é a Ponte Golden Gate. Com certeza você já ouviu falar a respeito dessa ponte que liga a cidade a sua região metropolitana. Para se ter uma ideia essa ponte é considerada como uma das sete maravilhas do mundo moderno. Cenário de filmes e de uma magnitude impressionante essa ponte tem uma história bem interessante.

Ponte Golden Gate

Ponte Golden Gate

A Importância da Ponte Golden Gate

A cidade de São Francisco é uma península – é cercada de água por todos os lados exceto pelo pedaço ligado a terra – e precisava de uma forma de estar ligada as regiões próximas. A primeira vez que cogitaram a construção de uma ponte foi em 1916 num artigo de jornal escrito por James Wilkins. Contudo, a ideia era muito ousada uma vez que o Golden Gate oferecia uma região de muito vento e com forte correnteza que tornaria difícil a construção.

A construção da ponte efetivamente começou no ano de 1933, porém, ela já tinha o nome de Golden Gate Bridge. Esse nome foi atribuído pelo engenheiro MM O’Shaughnessy. O projeto de construção ficou a cargo de Joseph Strauss que não tinha experiência com pontes suspensas, mas que ainda assim criou o projeto. Uma das etapas mais ousadas do projeto foi a que envolveu mergulhadores.

Os profissionais precisavam ir até o fundo das águas turbulentas do Golden Gate para dinamitar a área para que pudessem então construir as estruturas da torre sul que tem como papel dar sustentação a mesma. O término da construção se deu em 1937. Durante a construção da ponte o projeto recebeu muitas críticas inclusive do Departamento de Defesa que alegava que ela tornaria difícil o acesso de navios a Baía.

Ponte Golden Gate – Ponte Pênsil

Uma ponte pênsil é uma ponte suspensa que é sustentada por cabos, no caso da Golden Gate essa suspensão é feita duas torres de 1280 metros que estão a 227 metros acima do nível do mar. O comprimento total dessa ponte incluindo os acessos é de 2737 metros, já o comprimento suspenso é de 1966 metros.

Pontes Inspiradas na Ponte Golden Gate

O projeto de Joseph Strauss foi bastante ousado para a época e se tornou um símbolo de que obras ousadas podem também ser seguras. A ponte Golden Gate cumpriu a sua tarefa e dessa forma é natural que tenha sido usada como inspiração para a construção de outras pontes no mundo.

Um exemplo disso é a Ponte 25 de Abril que antes era denominada Ponte Salazar que está localizada em Lisboa, Portugal. As duas pontes tem o mesmo estilo arquitetônico inclusive compartilham a mesma cor. No Brasil também temos uma ponte bastante semelhante, Ponte Hercílio Luz em Florianópolis, mas que nesse caso não podemos dizer que se inspirou na Golden Gate uma vez que sua construção teve início em 1922.

Os Suicídios na Golden Gate

A Ponte Golden Gate tem um título que não é nada lisonjeiro, esse é o local em que mais pessoas cometem suicídio do mundo inteiro. O tempo de queda da ponte até a água é de aproximadamente 4 segundos e a velocidade de impacto é de 120 km/h, geralmente é fatal. Essa questão gerou muita discussão a respeito da instalação ou não de uma rede antissuicídio. Além de ser um projeto caro poderia também afetar o visual do principal cartão postal de São Francisco.

Vento Ventania

Outra questão muito importante quando o assunto é a Ponte Golden Gate diz respeito aos fortes ventos que acometem a ponte. Desde que foi construída a ponte já precisou ser interditada seis vezes nos anos de 1932, 1951, 1982, 1996 e 2005. No ano de 1982 os ventos foram tão intensos que a estrutura da ponte fez movimentos ondulatórios.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internacional

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.