Estádio Olímpico Da China

A China não economizou esforços para hospedar os jogos Olímpicos, pois na época foi construído especialmente para o evento um grande estádio, palco da abertura e do encerramento da competição. Além disso, o estádio Olímpico da China, em Pequim, recebeu as provas de atletismo e as partidas de futebol.

Estadio Olimpico

Estadio Olimpico

O estádio é conhecido como ”Ninho do Pássaro”, basta dar uma olhada na arquitetura do projeto e é fácil entender o motivo da designação.

O ambicioso projeto chinês também enfrentou atrasos, como normalmente acontece em grandes obras. Inicialmente, ele deveria ser entregue em dezembro de 2007, mas a inauguração só aconteceu mesmo no dia 18 de abril do ano seguinte. No total, foram quase 3 anos e meio para a conclusão do estádio.

Os primeiros a pisarem no estádio Olímpico da China foram os competidores que participaram da marcha atlética, pois o “Ninho do Pássaro” foi o ponto de chegada da competição. A segunda vez aconteceu 2 dias depois, também como ponto de chegada, mas dessa vez recebeu os competidores de uma maratona.

Estadio

Estadio

Como Nasceu o Ninho Do Pássaro

Os chineses não fizeram questão de ter um projeto das mãos de um chinês. A Prefeitura de Pequim encontrou o projeto do estádio através de um concurso aberto a profissionais do mundo todo. O vencedor do concurso e responsável pela obra escolhido pelos chineses foi um grupo composto por um escritório suíço (Herzog & De Meuron), britânico (Arup Sport) e chinês (Architeture Design & Research Group).

O argumento dos organizadores do concurso para a escolha do projeto do grupo foi que se tratava de uma “perfeita combinação de elegância e simplicidade”.

Não foi por acaso que o grupo escolhido impressionou os chineses, pois ele já tinha experiência em outros projetos esportivos. Um dos integrantes do grupo, a empreiteira Arup Sports, foi quem ergueu em Munique, na Alemanha, a Allianz Arena. O estádio foi palco da abertura da Copa do Mundo de 2006.

Polêmicas Durante a Construção

Duas sérias polêmicas “acompanharam” as obras do estádio Olímpico da China. A primeira foi que estourou o orçamento e chegou ao preço final de quase US$ 500 milhões. E a pior delas: a morte de pelo menos 6 trabalhadores em acidentes no canteiro de obras.

Estadio Olimpico Da China

Estadio Olimpico Da China

Estádio Olímpico Da China Em Detalhes


O estádio Olímpico da China atraiu olhares e chamou a atenção do mundo inteiro, porque realmente apresentou um design moderno. O formato de ninho de pássaro e a iluminação vermelha, que reflete em um espelho d’água que fica em torno do estádio, são completamente inovadores.

O estádio Olímpico da China foi projetado para receber 91 mil pessoas durante os jogos Olímpicos, e agora, depois de encerrado o evento, o número desceu para 80 mil pessoas. Dentro do estádio também foi construído um shopping center.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internacional

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.