O motor é um dos principais componentes de um carro, isso se não for o mais importante de todos. Ele tem como função transformar a energia térmica, que é um produto que resulta da combustão, na energia mecânica, fazendo com que o veículo se movimente.
Porém como todos sabem, os motores são muito diferentes entre si, e não só nas cilindradas e na arquitetura, mas também na formação dos componentes mesmo.
Hoje em dia o motor aspirado é o mais utilizado entre as montadoras de veículos para todos os consumidores, especialmente nos modelos mais em conta. Mas você sabe o que ele é?
Definição
Um motor aspirado é aquele tipo que funciona sem utilizar nenhum dispositivo para auxiliar no aumento da potência, como, por exemplo, o turbo ou compressor. Com ele, o ar é aspirado para dentro a partir do movimento descendente que o pistão faz.
Dessa maneira é criada uma pressão inferior à pressão da atmosfera na parte interior da câmara de combustão, que também é chamada de combustor.
Com o motor aspirado, a combustão que o veículo precisa para se deslocar e o acionamento das válvulas basicamente dependem da quantidade de gasolina e de ar que ingressam no cilindro.
Esse tipo de motor garante uma sensação de uniformidade na direção, bem como uma progressão contínua de desempenho.
Mas ele não pode ser confundido com o turbo. Abaixo você vai conhecer as diferenças que eles têm entre si, então continue lendo com muita atenção.
Diferenças Entre o Aspirado e o Turbo
Uma das principais distinções entre eles é que no aspirado, o ar chega aos cilindros por meio da pressão atmosférica, enquanto que no turbo, é utilizado uma turbina para que o ar pressurizado seja fornecido ao motor, aproveitando assim os gases de escape.
Isso quer dizer que, nos mais modernos motores, a pressão é elevada de 0,5 a 1,5 bar, tendo como relação a pressão atmosférica.
O motor a turbo tem mais desempenho, principalmente ao dirigir em rotações baixas e médias, onde a resposta do carro é bem mais potente.
Já no caso do aspirado, essa mesma resposta somente é melhor nas maiores rotações, perdendo nas outras duas.
Usando um motor comum, é necessário utilizar a mudança de marcha para que você consiga chegar à aceleração máxima e no limite. E isso já não acontece no aspirado, onde dá para dirigir em marchas longas com folga suficiente.
A confiabilidade é praticamente a mesma nos dois, já que de maneira geral não são encontradas muitas diferenças. A não ser pelo fato de o motor aspirado ter uma peça a menos do que o turbo, o que resulta em um número menor de componentes que pode quebrar ao longo do tempo.
Os turbos geralmente são reforçados para que assim consigam suportar a grande pressão que é criada quando ele está funcionando;
É necessário dar mais atenção à manutenção do motor a turbo, pois ela é mais complexa que o aspirado, já que trabalham em temperaturas superiores. E caso aconteça alguma avaria, o conserto costuma ser caro.
Sempre é preciso trocar o óleo assim que a quilometragem limite for atingida, para que dessa maneira todas as peças e componentes do motor fiquem lubrificadas e operando da maneira que deveriam, sem dar nenhum tipo de problema;
Há diferença no consumo de combustível também. As montadoras geralmente anunciam que um motor a turbo consome menos do que os aspirados, e isso é verdade, mas em partes.
Se ambos tiverem a mesma potência, o turbo realmente vai gastar menos, porém se ele for colocado para acelerar na velocidade máxima, o custo de combustível vai ser maior. Já como os aspirados não são tão predispostos a aceleração, o consumo na potência máxima será menor quando comparado ao motor turbo;
A direção em um turbo é muito mais energética e agressiva, e é possível sentir isso. Já essa sensação é bem diferente nos aspirados, porque eles são mais suaves;
Vantagens e Desvantagens do Motor Aspirado
Como tudo na vida, o aspirado oferece algumas vantagens, mas algumas desvantagens também. Conheça quais são todas elas abaixo:
Vantagens
- O custo de manutenção e produção é menor, o que resulta em preços inferiores no carro em si;
- É possível incrementar um pouco de potência sem que haja alterações muito grandes no motor, como, por exemplo, instalar um filtro esportivo ou ampliar o sistema de escape;
- O ronco do motor é mais limpo;
- Geralmente dão menos defeitos;
- Quando o motor está na sobre potência, a resposta é feita de maneira rápida.
Desvantagens
- Conforme já foi mencionado anteriormente, o consumo de combustível em alguns casos é maior do que o motor a turbo.
- Um aspirado que recebeu um kit turbo pode ter uma perda de torque quando estiver sendo utilizado em baixas rotações, onde, na marcha lenta, apresenta algum tipo de oscilação.
- Um aumento muito grande de desempenho pode precisar de uma preparação específica para funcionar corretamente.
Quais São os Carros 1.0 Aspirados Mais Potentes Aqui no Brasil?
Agora que você já sabe o que é esse motor, suas diferenças com o turbo e as vantagens e desvantagens, chegou a hora de ver quais são os veículos mais potentes com o motor aspirado!
- Ford Ka comum ou o Sedan: na gasolina, ele chega a 80 cv, com um torque de 10,2 kgf.m; já no álcool, ele vai a 85 cv, com 10,7 kgf.m;
- Voyage, Gol e Up, da Volkswagen: os três tem a mesma potência com etanol, de 82 cv;
- Sandero e Logan da Renaul: na gasolina ambos possuem potência de 79 cv e 10,2 kgf.m de torque; no álcool, ele sobe para 82 cv e 10,5 kgf.m;
- Hyundai HB 20 e HB 20 S: com etanol, ele chega a 80 cv e 10,2 kgf.m; na gasolina, ele tem 75 cv e 9,4 kgf.m;
- Mobi da Fiat: com álcool tem 9,9 kgf.m e 77 cv; na gasolina é de 9,5 kgf.m e 73 cv;
- Renault Kwid: abastecido com gasolina tem 73 cv e 9,5 kgf.m; no etanol, sobe para 75 cv e 9,9 kgf.m;
- Argo da Fiat: 77 cv e 10,9 kgf.m no álcool, enquanto que na gasolina ele tem 72 cv e 10,4 kgf.m;
- Chevrolet Joy comum e Plus: 9,5 kgf.m e 78 cv na gasolina; no etanol tem 9,8 kgf.m e 80 cv;
- Onix comum e Plus da Chevrolet: 78 cv e 9,6 kgf.m com gasolina e 82 cv e 10,6 kgf.m no álcool;
- Volkswagen Polo: com etanol 10,4 kgf.m e 84 cv; já na gasolina 9,7 kgf.m e 75 cv;