Bicicleta dobrável
A bicicleta é um veículo de transporte movido pela força do próprio usuário. Criada no século XIX na Europa é usada atualmente como meio de condução, no lazer familiar, na prática de atividades físicas e também em competições desportivas como o ciclismo. Além das vantagens para a saúde, é um meio muito econômico e menos poluidor.
Quem costuma andar de bicicleta infelizmente conhece os problemas comumente enfrentados, como a ausência de ciclovias, a indiferença dos motoristas com relação aos ciclistas, o roubo de bicicletas e a falta de um local adequado para prender a bike que permita passar o cadeado de forma correta. Foi pensando na dificuldade de mantê-la segura que o estudante Kevin Scott criou a bicicleta dobrável. Kevin, aluno da Universidade Montfort, na Inglaterra, alcançou o 2º lugar em um concurso de design pela idéia.
Como Funciona
Para solucionar o problema, o mecanismo desenvolvido dentro da estrutura permite que o quadro da bicicleta (os tubos centrais) se torne flexível e resistente. Ao empurrar de uma alavanca os canos se tornam maleáveis e permitem que o ciclista a dobre no meio, enrole em qualquer poste pela rua encaixando seus lados e deixando-a bem presa sem necessitar de cadeados, dispensando principalmente a perda de tempo na procura de suportes especiais para as bikes.
A idéia também permitirá uma grande redução de roubos desenfreados que acontecem que em vários os lugares. Como exemplo pode-se citar Londres que no último ano, foram 23.748 bicicletas furtadas.
Benefícios da Bicicleta
Além de ser um meio de locomoção extremamente econômico e ecológico, a bicicleta é um ótimo utensílio para quem quer melhorar a forma física e mental, pois contribui para a perda dos quilos a mais e participa da melhoria da auto estima e do bem estar. Com uma pedalada de 40 minutos apenas, é possível queimar aproximadamente 300 calorias. Andar de bici¬cleta, um exercício aeróbico, é ainda muito bom para regularizar os níveis da tensão arterial, triglicérides e colesterol.
Contribui também com a redução da quantidade de automóveis que trafega nas ruas, diminuindo consideravelmente a emissão de gases na atmosfera e o aperto nos estacionamentos. Com a correria do dia a dia as pessoas acabam se tornando mais sedentárias devido à falta de tempo para a prática de esportes e atividades, mas na noite de São Paulo como solução deste problema, por exemplo, há vários grupos que saem para pedalar quase todos os dias.
Há quem goste de uma pedalada mais light, num ritmo moderado ou mais acelerado, o pessoal divide-se em grupos, estilos, turmas e se reúne num ponto já pré-determinado. Selecionam um percurso legal para se andar, aproveitam para conhecer novas pessoas e se exercitar mesmo numa grande cidade movimentada. São necessários equipamentos de segurança e todos recebem dicas para o passeio ser prazeroso.
Neto