Leasing Perde Participação

A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores fez um levantamento sob as formas de pagamento mais usadas na hora da compra do carro, das motocicletas e dos comerciais leves. Os dados deste levantamento deixaram claro que há algum tempo o leasing perde participação no comércio de automóveis. São quatro as opções do comprador quando chega o momento de comprar um carro. Pagamento a vista, financiamento, leasing ou consórcio. Em agosto do ano passado o pagamento com leasing na compra do veículo tinha uma representação de 42,9% do total das compras feitas e agora, exatamente um ano após, a participação do leasing nessas compras despencou para 20,54% o que é menos do que a metade, uma queda muito brusca em apenas um ano mesmo considerando a crise mundial que colocou em cheque toda a economia.

Leasing Perde Participação

Leasing Perde Participação

Por outro lado os dados dos financiamentos mostram que neste mesmo período os financiamentos passaram de uma participação de 17,88% no total de compras para 37,75%, mais que o dobro, o que é bastante significativo. Parece que o povo está se conscientizando de que o leasing não é aquele negócio da china que a maioria dos operadores de crédito tenta fazer parecer quando negociam com seus clientes. Neste levantamento também temos os dados dos pagamentos a vista que embora de forma mais modesta também aumentaram a participação no bolo passando dos 36,76% registrados no ano passado pra 38,23%. Não se pode dizer que o leasing seja um mau negócio, mas na verdade é apenas um arrendamento uma vez que o bem fica em nome da financeira e seu nome só aparece no contrato como arrendatário.

Mercado

Mercado

O carro somente vai passar para seu nome se no fim do contrato você quiser pagar o resíduo, sendo que tem ainda à opção de devolver o veiculo, pois não esqueça que aquilo que pagou era apenas um arrendamento, mas pode ainda financiar novamente esse resíduo. Opções não faltam. No que se trata dos comerciais leves o leasing também perdeu espaço caindo de 36,65% no ano passado para 18,80% este ano. O pagamento a vista neste segmento subiu de 40,15% para 44,74% neste ano e o financiamento também teve um crescimento bastante acentuado uma vez que passou dos 20,25% registrados em agosto de 2008 para 32,74% na primeira quinzena de agosto de 2009.

Veículos

Veículos

Todo esse movimento mostra que a economia brasileira está reagindo bem aos incentivos dados pelo governo, pois parece que as reduções dos créditos IPI estimularam às vendas a vista uma vez que o desconto na compra de um carro é bastante significativo. O leasing também perdeu muito de sua participação no que se refere às motocicletas onde caiu de 10,16% par apenas 2,5% neste mesmo período de um ano sendo que neste caso os financiamentos também perderam passando de 66,25% de participação para 63,41%. Neste caso o pagamento a vista teve um aumento mais acentuado e passou de 16,77% para 25,39%.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Veículo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.