Trem Lotado

No Brasil, a grande parte da população, que não possui carro particular, precisa usar ônibus para se locomover de um lugar ao outro. O veículo é o principal meio de transporte público na maior parte das cidades brasileiras. Em algumas delas, ainda é possível se locomover com metrô ou trens. Porém, o transporte público brasileiro está bem longe de atender como realmente deveria a população.

O tema é questionado e discutido com insatisfação pelos usuários em todas as cidades do Brasil. Não existe um único lugar em território brasileiro, que o transporte público seja considerado eficiente.

As cidades mais populosas além de sofrer com a falta de “variedade” de transportes público, enfrenta o problema de ônibus, metrô e trens lotados. A quantidade de veículos ou trens existentes não são suficiente para atender a grande população concentrada nos grandes centros.

Se nas capitais o problema são os transportes públicos lotados, nas pequenas, uma das maiores reclamações, além de veículos velhos, são os horários, poucos e com trajetos que não atendem como deveriam.

Os Problemas de Transporte Público no Brasil

1- Enquanto em países europeus, os trens levam as pessoas de uma cidade a outra e até mesmo de um para o outro, no Brasil, as ferrovias são poucas, mal conservadas e os trens nem se falam. Em cidades como o Rio de Janeiro, que uma parte da população usa os trens para chegar de um ponto ao outro, as pessoas enfrentam vários problemas. Os trens lotados é a principal reclamação, seguida da falta de manutenção dos carros. Um completo descaso com os usuários do sistema ferroviário.

Os trens no Brasil serviriam para atender melhor a população e também para levar mercadorias de um ponto a outro do país. Considerando, um outro problema, o péssimo estado que muitas estradas se encontram.

2- Os ônibus são os veículos de transporte público que mais carregam pessoas em qualquer parte do Brasil. Devido ao sistema de baixa qualidade de metrô e trens, a grande maiori da população que precisa usar o transporte público deve se contentar com os ônibus.

Nas grandes cidades, como Rio e São Paulo, as reclamações com esse tipo de transporte são muitas. Veículos velhos, quantidade inferior a necessidade para atender ao número de usuários, em consequência, ônibus lotados, o alto preço do custo da passagem, motoristas que não respeitam os pontos de ônibus. Sem falar que o trânsito caótico das grandes cidades faz com que as pessoas fiquem presas até horas dentro de um ônibus para conseguir chegar em casa.

Uma pesquisa recente sobre os meios de transporte revelou que 65% das pessoas que vivem nas grandes cidades usam os meios de transporte público. Somente 40% desse número considera trens, metrô e ônibus seguro. Aliás, outro problema que enfrenta o usuário de ônibus é a possibilidade de ser assaltado, já que esse tipo de situação é comum nos coletivos.

3- O metrô seria uma solução perfeita, principalmente, para evitar o trânsito das grandes cidades. Enquanto, em outros países, as linhas de metrô atendem boa parte das grandes cidades, no Brasil, o transporte ainda é bem pouco. Rio de Janeiro e São Paulo são exemplos de capitais que possuem metrô e que não atende a cidade como deveria. Enquanto, em cidades pequenas, o metrô nem existe ainda.

A desculpa é sempre a mesma, de que o metrô para construção tem um custo muito alto. Porém, seria uma solução não somente para diminuir o tempo dos usuários no trânsito, além de ser um meio de transporte considerado seguro.

4- A BRT é uma novidade e que tem sido aprovada pelos usuários. É um ônibus que tem uma faixa exclusiva, cercada, para evitar que carros e outros ônibus invadam e segue nela, sem enfrentar o trânsito. Na hora de parar é como se fosse um metrô, tem as estações certas e só para nelas, sem a necessidade da interferência do usuário para fazer a parada.

O sistema está ganhando as ruas da cidade do Rio de Janeiro e está sendo aprovado pela maioria dos usuários. Porém, reclamações não faltam. Os usuários reclamam da necessidade de se fazer a troca de veículos para chegar no destino final. Outra reclamação é a da quantidade, segundo os usuários, o número de trens não atende ao número de pessoas, deveriam colocar mais.

Problemas Que o Transporte Público de Má Qualidade Pode Causar

Segundo uma pesquisa realizada pela Agência Brasil, a má qualidade dos transportes públicos do Brasil afetam não somente a mobilidade urbana. Segundo os estudiosos, o ir e vir no transporte público pode influenciar diretamente na qualidade de vida, diante da série de problemas enfrentados por esses usuários. Aliás, o transporte público está logo no topo da lista do que causa estresse nas pessoas.

Segundo a pesquisa, uma boa parte das pessoas que usam ônibus, trens e metrô para chegar no trabalho já chegam cansadas. Algumas, perdem mais tempo no trajeto ida e volta do que o tempo que ficam no destino final. É o calor, o veículo cheio demais, o trânsito caótico e parado, o motoristas de ônibus que dirige em uma velocidade que não é permitida e o estresse de imaginar que poderá ser assaltado.

Segundo especialistas, ainda existe o problema do preço da passagem. Algumas pessoas perdem compromissos ou deixam de fazer alguma coisa, pois não podem pagar o deslocamento. Por isso, existe um movimento para que a passagem de ônibus para estudantes da rede pública seja 100% gratuita.

Aliás, a dificuldade de mobilidade urbana também é apontada como grande vilã para o rendimento de crianças e jovens na escola. Que depois da “aventura” dentro de um ônibus ou trem lotado, chegam à escola cansadas e desmotivadas.

Pessoas de baixa renda ainda têm na mobilidade social um bloqueio, pois não podem ir até um evento, festa, muitas vezes, pela dificuldade de se ter um veículo público de qualidade. Sem falar no custo que representa, considerando o alto preço das passagens em todo o país.

A melhoria no transporte público no Brasil é uma exigência que vai ganhando mais força entre os usuários. É necessário que o governo se mexa para melhorar e que sejam feitos maiores investimentos no setor.

Isso é o que eu chamo de lotação máxima…

Trem Lotado

Trem Lotado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Transporte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.