Os transportes públicos por ônibus correspondem à locomoção de passageiros por terceiros, isto é, os passageiros não são os donos dos meios de transportes por eles usados, isto é feito por empresas públicas ou privadas. A importância do transporte público urbano se caracteriza pelo transporte de pessoas, de um lugar para outro dentro de uma cidade. No Brasil, os transportes públicos são de responsabilidade dos municípios que podem inclusive, repassar a terceiros, ou seja, empresas privada. Luiz XIV, na França, foi quem primeiro instituiu os transportes públicos, com suas famosas carruagens que contavam com conceitos bem definidos de rotas, horários de partida e o estabelecimento de valores da passagem. Embora naquela época não existisse poluição, este meio de transportes fazia naturalmente a proteção do meio ambiente, hoje muito buscada e privilegiada em modernos sistemas de transportes em grandes capitais.
Coube aos franceses, a criação do primeiro ônibus para transporte de passageiros, isto em l826, firmando-se então, o conceito de transportes públicos por ônibus. Dessa data até os dias de hoje a Empresa Generali de Ônibus de Paris foi à primeira no ramo de transportes coletivos. Os transportes públicos de passageiros por ônibus, alcançaram o primeiro lugar, transformando-se no principal meio de transportes de passageiros e, Curitiba é a capital brasileira com melhor e mais organizado sistema de transportes públicos por ônibus. Privilegiando o ônibus como meio de transportes, Curitiba criou um moderno sistema de escoamento no transito, onde existem vias públicas exclusivas para o transporte via ônibus, o que dá aos curitibanos de baixa renda, uma relativa melhor qualidade de vida, pois por mais efêmera que seja, é um ganho real.
O meio de transportes urbanos por ônibus, já teve seus carros mais primitivos puxados por cavalos, movidos por eletricidade até chegar aos níveis atuais, alcançando um invejável avanço tecnologicos e grande sofisticação, adquirindo personalidade e capacidade de deslocamento viável em grandes e pequenas cidades. Na atualidade, os transportes públicos por ônibus, é a modalidade predominante em todas as cidades brasileiras, mesmo onde sofre a concorrências dos metrôs e das linhas férreas, com maior poder de transportes de passageiros por unidade de serviço.
A grande vantagem do ônibus sobre as outras modalidades de transportes, é a sua mobilidade e flexibilidade. A sua pouca capacidade de transportes por unidade, exige uma maior quantidade de veículos, que se por um lado polui mais e tumultua mais o transito nas grandes cidades, por outro lado é um fator criador de mais empregos nas próprias empresas de ônibus como na indústria, que tem que produzir mais para atender a demanda. Os transportes públicos por ônibus, são sem sombra de dúvidas, essenciais às populações de grandes e pequenas cidades, embora causem uma maior poluição do ar, pela emissão de gases. O que se faz necessário, é uma maior intensidade nos trabalhos que visando à emissão de poluentes na atmosfera, melhorando as maquinas e os combustíveis utilizados pelas empresas de ônibus.