Submarinos Nucleares

Você já ouviu falar em submarinos nucleares? Não é um “transporte” muito comum para nós, mas é sempre bom ficar por dentro, não é mesmo? Os submarinos nada mais são do que embarcações que para funcionarem é usada energia de uma produção de um reator nuclear. Dessa forma o submarino nuclear pode submergir e emergir quando é necessário.

Submarino Nuclear para Crianças

Submarino Nuclear para Crianças

A energia nuclear para uso dos submarinos garante que ele possa ficar por várias horas sumerso, o que não seria possível caso o motor fosse movido a diesel, pois neste caso, existe a necessidade do ar. Também não seria possível ficar submerso se o motor fosse movido a energia elétrica, as baterias não seriam de longa duração.


Vídeo do Akula-II, da Índia

Sobre os Submarinos Nucleares

O USS Nautilus foi o primeiro submarino nuclear fabricado e pertencia a marinha estadunidense. A primeira vez que o submarino foi ao mar, em 1954.

Apesar do objetivo ser usar o submarino nuclear em situações de guerra, a única vez que um desses foi usado dessa forma foi durante a Guerra das Malvinas, no ano de 1982. O submarino nuclear HMS Conquerorda da Inglaterra entrou em combate e foi ele quem afundou o Cruzador General Belgrano, que pertencia a Marinha da Argentina.

Existem dois tipos de submarinos nucleares, aqueles chamados de “nucleares de caça”, que servem para afundar outros submarinos, os inimigos ou também, atingir os navios. Os submarinos nucleares são estratégicos para a Marinha de guerra. É muito usado pelas grandes potências como forma de defesa em momento de guerra e também de ataque. Os considerados mais importantes são os que possuem uma grande capacidade de lançamento de mísseis balísticos. Esses submarinos são chamados de SSBNs.

A Diferença Entre os Submarinos Nucleares e os Convencionais

Os submarinos convencionais são menores do que os submarinos nucleares, o que significa, na prática, que para construí-lo é necessário um desenvolvimentomuito maior tanto em relação a capacidade tecnológica quando a capacidade de engenharia.

A explicação da complexidade maior na produção de submarino nuclear em relação ao submarino convencional é bem simples, está relacionada ao casco. Dos submarinos nucleares o casco deve ser mais resistente e muito maior, sem falar que são usados equipamentos de vigilância e eletrônicos, em maior quantidade. Além disso, eles devem fazer menos barulho do que os equipamentos usados nos submarinos convencionais, a chamada “característica furtiva”.

Para se ter ideia, o primeiro submarino nuclear para deslocamento pesava bem 3.500 toneladas, estamos falando do USS Nautilus. Enquanto um submarino convencional para descolamento pesa, em média, 1.000 toneladas. Mais do que o dobro pesa um submarino nuclear. Porém, os submarinos nucleares atuais pesam ainda mais, o deslocamento, em média, pesa 5.000 toneladas.

Os Submarinos Nucleares das Principais Marinhas do Mundo

Vamos começar falando da Marinha americana, que possui 3 tipos de submarino nuclear de caça, todos os três estão em uso. O primeiro deles é o Los Angeles, cujo descolamento é de cerca de 7 mil toneladas. O segundo, de 9.100 é o de classe Seawolf e o terceiro, de 7.900 toneladas é o classe Virginia. Todos os três são capazes de lançar mísseis, através de orientação de um cruzeiro.

Da classe Ohio, tem o submarino nuclear, também lançador de mísseis balísticos e o seu deslocamento é de 18.750 toneladas. Esse modelo tem um grande alcance, além de poder carregar 24 mísseis balísticos Trident II. Já na versão adapta, o Tomahawk pode transportar 154 mísseis.

Já na marinha russa, os submarinos nucleares possuem o descolamento variando entre 8 mil e 12.770 toneladas. Um dos exemplos mais potente é o Shchuka. Já o Delta IV possui 10 mil toneladas e ainda temos com 16.500 toneladas, o Oscar I e o Oscar II, com 19.400 toneladas. Esse segundo, pode lançar até 24 mísseis de cruzeiro.

Porém, o maior submarino nuclear que pode lançar mísseis tem o descolamento entre 33.800 e 48.000 toneladas. Mas, a sua capacidade para carregar mísseis é um pouco menosr, não superar 20 unidades, em compensação, ele tem um longo alcance. Estamos falando do SS-N-20 Sturgeon.

Já a Rússia tem como submarino nuclear mais novo, um de classe Borei, cuja capacidade é de 24 mil toneladas e sua capacidade de carregamento de mísseis é de 16 e o tipo de alcance é longo, do tipo RSM-65 Bulava.

Submarinos da França, China e Índia

A Marinha da Inglaterra e da França possuem submarinos muito parecidos, eles possuem capacidade de 14 mil toneladas de deslocamento. O Triomphant é da França e o Vanguard é da Inglaterra, sendo que um deles, do mesmo tipo, tem a capacidade de descolamento de 17.560 toneladas.

Falando da China, a marinha do país também possui três tipos de submarinos nucleares, todos eles de caça. São eles: Type 091 Han que possui descolamento de 5.500 toneladas, o Type 093 Shang class, que possui descolamento de 7 mil toneladas e o mais novo adquirido, o Type 095 class, também com a capacidade de 7 mil toneladas de descolamento. Além disso, a China possui mais dois submarinos nucleares, de médio alcance, Type 092 Daqingyu de 7 mil toneladas de deslocamento e com 9 mil toneladas, o Type 094, ambos, são diferentes, pois possuem médio alcance e lançam até 12 mísseis.

Já a Índia está fazendo os primeiros testes com o seu primeiro submarino nuclear . Ele foi projetado como um submarino de caça, com descolamento de 6 mil toneladas, porém, a sua capacidade de lançamento de míssil é bem pequena, em relação a outros. Além disso, o submarino nuclear da Índia tem um curto alcance, somente 700 quilômetros.

Projeto de Submarino Nuclear Brasileiro

Já falamos dos países que se destacam por terem produzido um submarino nuclear. O Brasil também já teve um projeto de submarino nuclear, datado de 1970. O submarino da Marinha brasileira dominou o ciclo de combustível nuclear. O projeto de tantos anos atrás, já esteve entre os principais do mundo, por um longo período, cerca de 20 anos.

Em 6 de julho de 2012, deu-se início a um novo projeto, que ainda tem um longo caminho para percorrer. A previsão é que o projeto de um novo submarino nuclear seja concluída entre 2015 e 2016. A construção do submarino em si é prevista para começar somente no ano de 2016, na cidade de Itaguaí, no estaleiro da Marinha.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Transporte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.