Web Instagram

O mundo está cada vez mais conectado. Isso mostra que a internet, realmente, revolucionou o modo de comunicação e entretenimento das pessoas, coisas que a televisão, rádio e telefone se encarregavam até o fim dos anos 1990. Com o século XXI batendo à porta, as pessoas passaram a dar uma atenção especial à grande rede, onde descobriram que poderia reunir diversão, educação, relações de amizade entre muitas outras ações em um só lugar.

Web Instagram

Instagram Web

Para se ter uma ideia da importância da internet na vida das pessoas atualmente, basta comparar os números de quem possuía acesso à internet nos anos 90, na primeira década de 2000 e, então, com os anos seguintes, de 2011 até 2017. Pode perceber que o salto na informatização das pessoas foi gigantesco. O barateamento dos equipamentos necessários para o funcionamento da internet, bem como incentivos do governo para que as pessoas pudessem ter acesso a esses equipamentos e a rede como um todo são os grandes responsáveis. O lançamento de smartphones, quase no final da década de 2000, possibilitou que o acesso à internet fosse mais ainda mais democratizado.

Além desses equipamentos, um dos grandes responsáveis pela popularização da internet do jeito que conhecemos são as redes sociais, que dinamizaram a transmissão de informação e de contato entre as pessoas. E o Instagram é uma dessas redes sociais.

No nosso artigo de hoje, iremos falar um pouco mais sobre essa rede social, bem como algumas informações interessantes sobre ela. Vamos lá?

O Instagram

O Instagram, também chamado, pelas pessoas, como “insta”, é uma rede social especializada em compartilhamento tanto de fotos quanto de vídeos, que foi lançada na internet no ano de 2010, mais precisamente, na data de seis de outubro. A rede social foi fundada por Mike Krieger e Kevin Systrom, que não imaginavam que a rede social ia ser um verdadeiro sucesso.

Web Instagram

Instagram Logo

Um dos diferenciais apresentados pelo Instagram é a possiblidade de edição das fotos por meio dos chamados “filtros”, isso é, colocar diversos tipos de filtro na imagem para realça-la ou deixar a foto com uma feição diferente. Além disso, o app permite que, ao compartilhar sua foto na rede social, o caminho é livre para compartilhamento direto do app para outras redes sociais, como o Tumblr, Facebook e Twitter, por exemplo.

Inicialmente, as fotos não tinham muitas opções de proporção para serem postadas, sendo seguido um único quadro de tamanho das imagens. No entanto, isso veio a mudar em 2015, quando a rede social permitiu que as fotos pudessem ser postadas em outros tamanhos. Os vídeos também tiveram um tratamento especial por parte da criadora do app, no qual vídeos criados no formato Full HD passaram a ser aceitos também, e a duração deles passou a ser de um minuto.

Inicialmente, o Instagram era uma plataforma da Web, semelhante ao compartilhador de fotos Flickr, que não tinha recebido quaisquer investimentos ou capital de fora, contando somente com seus dois fundadores. O curioso é que a empresa foi fundada sem nenhum capital de ambos os fundadores, que desenvolvem softwares.  O sucesso da rede foi quase que imediata. Em 2011, no mês de setembro, mais de 10 milhões de pessoas já possuíam uma conta no serviço. No mesmo ano, pela primeira vez, é anunciado que o Instagram ia receber investimentos que estavam na ordem de mais de 7 milhões de dólares, de investidores. Curiosamente, nessa época, a equipe que cuidava do funcionamento e mantinha o aplicativo do Instagram era composta por apenas seis funcionários.

Com os investimentos que promoveram uma melhoria no site, o número de utilizadores do serviço aumentou significativamente. Tamanho crescimento começou a despertar a atenção de outros gigantes do setor de redes sociais, como o Facebook, que adquiriu o serviço em 2012 pela bagatela de 1 bilhão de dólares.   No mesmo ano, o aplicativo para smartphones que rodam o sistema Android, da Google, foi lançado, o que propiciou ainda mais a expansão do serviço para outros países e pessoas.  Nesse ano, também, o número de contas ativas no serviço atingiu a incrível marca de mais de 80 milhões de usuários. O Instagram chegou para outras plataformas além do Android, como o iOS, da Apple, e o Windows Phone, que equipava, na maior parte ,os celulares da Nokia. Já em 2013, como um sucesso consolidado entre os aficionados por redes sociais, o Instagram bateu o número de mais de 100 milhões de contas ativas.

Como um bom serviço que quer manter e ampliar o seu número de “clientes”, o instagram lança, periodicamente, alguma ferramenta que possibilite fazer um uso atrativo e, ao mesmo tempo, divertido. No fim do ano de 2015, por exemplo, foi lançado o “Boomerang”, que tinha por objetivo transformar uma série de dez fotos em um mini vídeo, semelhante ao formato GIF. Até hoje, essa ferramenta faz sucesso entre as pessoas.

As fotos, que são o carro chefe da rede social, passaram a receber novos filtros e modos de edição, o que animou ainda mais os usuários, que ficaram encantados com a possiblidade de se melhorar ainda mais uma foto selecionada para ser postada no Instagram.

A rede social, ao perceber o seu estouro, passou a investir em anúncios, e ,em 2015, foi anunciado o Instagram Ads, que é uma ferramenta especializada em criar anúncios na rede social, com três formas distintas de se fazer isso.

Polêmica

Nem tudo foi tranquilo na história do Instagram. No fim do ano de 2012, o Instagram resolveu mudar alguns parâmetros de seu termo de adesão, com um dos tópicos que foi o mais polêmico: a rede social tinha o livre arbítrio de usar das fotos dos usuários de forma econômica, podendo vender as fotos para terceiros como fins comerciais e econômicos. Posteriormente, tal notícia causou revolta entre os usuários, sendo que uma parcela significativa resolveu boicotar a rede social, chegando ela a perder mais de 4 milhões de seguidores em apenas uma semana. Três dias depois, em 21 de dezembro, o Instagram corrigiu tais termos e se desculpou com os seus usuários. Ainda assim, muitos deixaram de ter uma conta na rede social.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.