Tecnologia 4G

Não é de hoje que os celulares vem cada vez mais se transformando em verdadeiros computadores portáteis. Podemos destacar a invenção de sistemas operacionais avançados (como o Symbian, o Android e mesmo as versões portáteis do Windows), a adição de processadores poderosos nesses pequenos; e , principalmente, o uso da tecnologia 3G e a possibilidade de se ter internet em alta velocidade em todo lugar.

A sigla “3G” significa “terceira geração”. E apesar da conexão rápida e estável ser novidade para muitas pessoas, o 3G já está sendo substituído pelo 4G, que promete trazer melhorias no sistema e implantar novos recursos.

Conexão mais rápida

A tecnologia 4G já é testada e usada em países mais desenvolvidos como o Japão. Não se trata apenas de uma evolução de tecnologias inventadas especialmente para celulares, como o antigo 3G, e sim da utilização de protocolos de computadores: o IP.

Graças a isso, será possível navegar pela internet e usufruir de serviços on-line com conexão semelhante á banda larga, ou até maior. É prevista que a velocidade alcance facilmente os cem megabytes por segundo.

A grande “atração” da tecnologia 4G será que o mesmo permitirá o uso de serviços só acessíveis em computadores e notebooks.

Tecnologia 4G

Tecnologia 4G

Falando e navegando

Outro diferencial e que ajudará na economia de portadores de celulares 4G será o novo modo de que os aparelhos telefônicos se comunicarão.

Antigamente, nos celulares 3G, existiam duas ondas diferentes; uma para conversação e outra para navegação na internet. Com o novo invento, as ondas recebidas para o aparelho são uma só, baseada em internet, que será utilizada para os dois fins. Ou seja, a conversação agora se dará por um sistema semelhante ao VoIP (Voice over Internet Protocol), já implantado em telefones fixos e conhecida pelo programa de comunicações Skype.

E quando isso chega?

A tecnologia 4G ainda demorará um pouco para aterrissar em território nacional. Como sempre, é necessário fazer uma avaliação de que as provedoras do Brasil terão condições de prover tal velocidade constantemente. Também é necessário fazer com que as pessoas se adaptem e se acostumem com o protocolo VoIP, criando assim uma rede de celulares e telefones uniforme.

Enquanto isso, só podemos esperar por notícias quentinhas em nosso bom e velho 3G.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.