Supercomputador Mais Rápido Do Mundo

Os computadores fazem parte do cotidiano da maioria das pessoas no mundo todo. Em casa, no trabalho, e com os portáteis, quem pode está sempre conectado com o mundo através da tela deste aparelho eletrônico que revolucionou o modo de comunicação, entre tantas outras coisas.

Cpu

Cpu

Para entrar em contato com o mundo inteiro é preciso ter internet, e para que a navegação seja boa é preciso que ela seja rápida. Quanto mais rápida, melhor. O sonho dos amantes da internet.

E já existe o computador mais rápido do mundo. E por que não chamá-lo de supercomputador? O supercomputador K é uma criação de duas empresas do Japão, a Rujitsu e Riken, e foi eleito o computador mais veloz do mundo. O título foi concedido na Conferência Internacional de Supercomputadores de 2011, que aconteceu na Alemanha, na cidade de Hamburgo. A decisão levou em consideração a velocidade que tem o processamento da máquina.

O supercomputador premiado é, segundo os fabricantes, composto de 672 racks equipados por 68.544 unidades de processamento, as conhecidas CPUs.

Maquina

Maquina

Com toda essa potência ele é capaz de fazer o processamento de 8.162 petaflops, ou melhor, 8,2 milhões de cálculos por segundo. Se o cálculo não convence da capacidade deste equipamento, observe uma comparação mais simples, o supercomputador tem o poder equivalente ao de 1 milhão de computadores comuns.

Porém, este supercomputador ainda não está cem por cento pronto, a previsão é que a fabricação seja concluída em novembro 2012. Os fabricantes querem colocar 800 hacks no total, que servirão para abrigar as CPUs. Depois de pronto, o supercomputador participará do projeto “Infra-estrutura Computacional de Alto Desempenho”, um evento organizado pelo governo japonês.

Supercomputador

Supercomputador

O supercomputador depois de pronto será usado para auxiliar nas pesquisas sobre clima, prevenção de catástrofes e serviços meteorológicos.

Os fabricantes do supercomputador não estavam convencidos que receberiam o título e ficariam no topo do ranking, pois, segundo eles, o conjunto de hardware não era o suficiente para chegar ao primeiro lugar. Para eles a vitória foi devido a grande interconexão entre todas as CPUs e ainda do software responsável pelo controle delas. Graças a isso, foi possível extrair toda a capacidade de processamento do supercomputador. Este conjunto completo precisa de 9,89 megawatts de energia, a mesma energia que serviria para abastecer 10 mil casas.

Os fabricantes japoneses deixaram para trás, os Estados Unidos, do “Laboratório Nacional de Oak Ridge”, e os chineses, do Centro Nacional de Supercomputação. Neste ranking de supercomputadores o Brasil faz uma aparição discreta, mas marca presença na posição 30 com o computador chamado “Tupã”.

A pesquisa foi feita pelo site Top500, que tem como jurados pessoas que pertencem a entidades diretamente ligada ao setor de informática, pois são capazes de avaliar com total segurança a capacidade destas máquinas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.