Windows XP vs Linux

Por anos, o sistema operacional da Microsoft Windows dominou o mercado de computadores pessoais. Vários outros sistemas operacionais sempre estiveram disponíveis, como o sistema operacional da Apple, o Unix e o Linux. O Linux em si é uma mistura de muitas versões diferentes, ou distribuições com base, essencialmente no mesmo núcleo.
Para decidir qual OS é o melhor, temos de escolher quais aspectos do sistema operacional que estamos olhando. O termo comum geralmente gira em torno da velocidade, segurança e estabilidade. Outros fatores a olhar são a compatibilidade e a facilidade de utilização.

Windows XP vs Linux

Windows XP vs Linux

1. Segurança

O argumento mais forte de usuários do Linux, é que ele é mais seguro que o Windows XP (e todas as versões do Windows para o assunto). Este argumento decorre do fato de que os vírus comumente afetam computadores com Windows, e os com Linux tem muito poucos casos de infecção.
Além do fato de que poucos vírus são escritos para Linux, ainda há pontos do sistema operacional que protegem contra isso. Por exemplo, o usuário Linux nunca é automaticamente registrado como “root” ou administrador.
Eles têm que digitar sua senha para fazer alterações perigosas em seus computadores. No Windows, o usuário padrão é sempre o Administrador, que funciona muito bem nas mãos de vírus, editando os arquivos de sistema sem a permissão do usuário.

Windows XP vs Linux

Windows XP vs Linux

2. Acelerar

A última versão do Ubuntu, possui inicialização mais rápida e melhores tempos de desligamento do Windows. Seus usuários também alegam que ele é mais rápido que o Windows, tanto quanto os programas em execução em causa.
Com um pouco de pesquisa na web, verifica-se que o Linux é mais rápido que Windows, embora ele use mais recursos no sistema de inicialização do Windows XP. A razão citada para o sistema operacional ser mais rápido, é que o Linux utiliza a memória de forma mais eficiente, tornando o máximo proveito de cada Megabyte que você lhe dá.

Windows XP vs Linux

Windows XP vs Linux

3. Estabilidade

Este argumento muitas vezes pode ir nos dois sentidos. O Windows XP tem sido estável por um longo tempo, e muitos dos bugs foram resolvidos. A causa mais comum para um travamento do Windows é um problema de driver, e é mais provável encontrar uma atualização na internet para o caso em particular.
Para ambos os sistemas, muitos erros são encontrados depois de uma instalação e atualizações devem ser aplicadas a ambos regularmente. No Linux, pode haver mais bugs inicialmente, mas o código fonte, ou planos, para o sistema operacional está aberto, assim qualquer um pode lê-los. Dessa forma, se existe um bug no Linux, ele provavelmente será encontrado mais rápido do que um bug no Windows, porque o mesmo não libera seu código fonte, e eles têm que encontrar os erros por si só.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Sistemas Operacionais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.