Ponto Eletrônico
O ponto eletrônico deve ser aderido agora por empresas que possuam mais de 10 empregados, por controle de horas trabalhas, que alias já usam equipamentos eletrônicos que registram a sua jornada de trabalho. Mas, um grande numero de empresas optou pelos novos pontos eletrônicos, que contam uma memória que não é violável, e ainda emite o recibo aos trabalhadores na mesma hora.
Com essa medida, o ministério do trabalho, acredita que as reclamações de horas extras não pagas, que chegam a justiça pelos trabalhadores, irá diminuir e até mesmo evitar. E estará sujeito a multas às empresas que não aderirem a essa regulamentação.
O sistema funciona com impressões precisas através de uma central de dados e impede a praticas de falsificação. Porém, o custo para aderir a esse equipamento ainda é um pouco elevado e especularam sobre um possível tumulto diante do processo de filas que poderiam gerar, mas após alguns testes foi possível ver que o processo não é demorado e assim evita transtornos de fila e tumulto. Além disso, os trabalhadores também apoiaram a ideia.