O Que é o MySQL? Para Que Serve?

O Que é o MySQL? Para Que Serve?

O MySQL foi lançado em 1995, e é conhecido como sendo um dos bancos de dados mais populares. Podemos destacar as muitas vantagens do uso de um MySQL, como compatibilidade com diferentes sistemas operacionais, incluindo Linux, o Windows e o Mac.

Graças ao seu alto desempenho, uso livre, recursos multiusuários, robustos e seguros, o Mysql ganhou o favor de muitas startups e desenvolvedores.

O Que é o MySQL e Como Ele Funciona?

MySQL

MySQL

Desmistifique o que é MySQL. Ele consiste em um sistema de gerenciamento de bancos de dados (DBMS) usado com linguagem SQL. Portanto, para poder interagir com esses bancos de dados do MySQL, você deve conhecer todos os comandos de SQL.

A abreviatura sql significa “linguagem de consulta estruturada”, e é usada como padrão em vários bancos de dados de modelos relacionais. Neste tipo, os dados ficam registrados nas tabelas interconectadas.

Para que você entenda o propósito do MySQL, sites ou os aplicativos desenvolvidos nas linguagens de PHP, Python ou em Java, precisam armazenar informações dos sistemas.

Portanto, os bancos de dados MySQL registram e também gerenciam todos os dados. Por meio dele, você pode ler todas as informações através do comando “selecionar”, inserir as informações através do “inserir”, realizar alterações através do código “atualizar”, e depois excluí-las por meio do “excluir”.

Vantagens de um MySQL

Confira abaixo quais são as principais características de um MySQL:

A segurança: quando você vir a definição dos bancos de dados, a finalidade da linguagem do MySQL e códigos relacionados, preste atenção especial aos itens de segurança.

Quando se trata de controle dos acessos do usuário, o MySQL DBMS é confiável. Ele fornece um mecanismo poderoso para diferentes fases de acesso, para verificar e revogar a autorização.

O comando “conceder” fornece permissões ao usuário, e “revogar” cancela as permissões do usuário.

Desta forma, o usuário pode restringir esse acesso a somente uma biblioteca, tabela ou coluna. Em alguns comandos, “conceder todos esses privilégios” determina quais os usuários vão possuir todos esses privilégios, ou seja, acesso irrestrito ao banco de dados.

Você também pode fornecer permissões para que os usuários possam apenas realizar consultas, ou ainda possam inserir dados, excluir e atualizar as informações.

Em termos de segurança, outro aspecto importante é o backup fornecido pelos bancos de dados. Portanto, quando ocorre uma falha, todos os bancos de dados podem ser restaurados.

Além desse fato, o SGBD permite realizar as auditorias de acessos e rastrear todas as atividades de cada usuário, o que é uma das grandes vantagens de um MySQL.

  • Integridade dos bancos de dados: para ter uma garantia de que os dados guardados não sejam destruídos, o MySQL conta com funções completas.

Portanto, evita a exclusão dos registros que são chaves estrangeiras de outras tabelas. Para que você entenda perfeitamente, é importante entender as chaves estrangeiras no MySQL.

Essa chave é a responsável pelo bom relacionamento entre as duas ou mais tabelas. Então, tudo o que faz é ligar essas tabelas.

Suponha que tenhamos algum banco de gerenciamento de dados de clínicas. Nesta base dos dados, existem duas tabelas, uma relativa ao “paciente” e a outra relativa à “consulta”.

Portanto, o paciente marca uma consulta. Na tabela do paciente, temos seus dados, como o “nome” e o “e-mail”. Nessa consulta, possuímos a mesma “data agendada”. Na base dos dados, é determinada a data em que, por exemplo, Maria realiza essa consulta.

Voltando à integridade de MySQL, se a recepcionista cometer um erro e excluir Maria desse banco de dados, o sistema rejeitará a operação. Isso ocorre pelo fato de que, na tabela de pesquisa, há uma chave de fora indicando que a Maria organizou uma data.

O desempenho: isso é muito importante quando esse sistema é a web. Os clientes desejam resposta rápida ao acessar site, garantindo, assim, a credibilidade dessa página virtual.

Portanto, mesmo com uma grande quantidade de informações, o MySQL ainda apresenta excelente desempenho. Conforme mencionado anteriormente, o MySQL é disponibilizado de forma gratuita. Para empresas, você precisa adquirir uma espécie de licença para conseguir usá-lo.

Em qualquer caso, seja uma versão paga ou uma versão gratuita, o MySQL DBMS pode fornecer um bom desempenho.

Os bancos de dados também permitem a criação dos índices, chamados de “índices”. Se você não sabe o que ele faz no MySQL, ele otimizará a consulta e tornará o resultado mais rápido.

Os índices conseguem ser aplicados a qualquer sistema. Por exemplo, em transações bancárias, eles são muito importantes. Por ser um sistema enorme, com milhões de registros, pense que você precise esperar um tempinho para verificar o saldo. Nem um pouco amigável.

A desvantagem de criar um índice é que ele torna os bancos de dados mais pesados e requer mais espaço para armazenar as informações.

As Desvantagens de Um MySQL

Uma das principais desvantagens de um MySQL é que, nos sistemas muito complexos, outros bancos de dados, como PostgreSQL e o Oracle, também são exibidos. Além dos recursos avançados que atendem às necessidades, esses tamanhos são maiores.

Algumas Funcionalidades ao Usar o MySQL

1 – Triggers: eles também costumam ser chamados como gatilhos. Os gatilhos são as funções pré-programadas, que são disparadas antes ou após um evento ou consulta.

Primeiro, explique o que é uma consulta MySQL, que são todas as operações das consultas, inserções, atualizações e a exclusão que o usuário executa nos bancos de dados.

Dessa vez, suponha que você deseje alterar os preços de alguns itens. Em seguida, faça uma “atualização” na tabela de “produtos”, para atualizar os preços dos pães, por exemplo.

As alterações ocorrem normalmente, mas o gatilho é feito para ser ativado antes que a consulta seja modificada. Neste exemplo, o objetivo do acionador é salvar os valores do pão antigo na tabela “preços históricos”.

Portanto, a ação do gatilho começa primeiro, o que insere os produtos (pães, neste caso) e seu valor anterior na tabela “preços históricos”. Em seguida, execute a “atualização” solicitada no início para atualizar os preços dos pães atuais na tabela de “produtos”.

Note que o gatilho é automático. Assim, toda vez que você atualizar os preços na tabela “Produtos”, o gatilho será disparado e executado antes da consulta “Atualizar”.

2 – Stored Procedures: stored procedures são as funções feita para conveniência dos desenvolvedores, para evitar as tarefas repetitivas.

Por exemplo, vamos supor que a consulta seja executada várias vezes. Para evitar digitar o mesmo código “SELECT nome, idade FROM pessoa WHERE gênero = ‘feminino'” todas as vezes, você pode fazer um procedimento armazenado para executar essa mesma função.

Na “seleção” em questão, ele trará para o usuário o nome e a idade da mulher da tabela “pessoa”.

Após o procedimento armazenado (denominado “Returns_name_ity_women”) será gerada a consulta, que pode ser executada simplesmente chamando-a com esse nome.

Qual a Utilidade do MySQL Connector?

O conector Mysql permite conectar a linguagem PHP, Java, Asp ou Pyton ao MySQL. Portanto, seu desktop, aplicativo móvel ou web, consegue gerenciar todas as informações nos bancos de dados.

Conclusão

Este artigo apresenta alguns conceitos básicos sobre o significado, propriedades e vantagens de um MySQL. MySQL DBMS é um banco de dados bem ágil, muito eficiente e bastante robusto, que suporta grandes quantidades de dados.

Isso também estabelece uma forte segurança em termos do nível de acesso de acordo com os perfis do usuário e do backup, ou cópia das informações. O que é muito importante em caso de falha dos bancos de dados.

A outra vantagem do MySQL é que ele pode ser acessado livremente, além de verificar a integridade dos bancos de dados. Além disso, ele também pode usar gatilhos e procedimentos armazenados.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.