Nanotecnologia no Automobilismo

Se você nunca ouviu falar em nanotecnologia, prepare-se para o inesperado, pois este e mais outros termos como nanométricos, nanoparticulas e muitos outros estarão invadindo sua vida daqui para frente. Na realidade a nanotecnologia  no automobilismo promete uma revolução, pois podem ter diferentes aplicações em um carro indo desde a carroceria, passando pelo motor depois pelos instrumentos eletrônicos, óleo lubrificante e outros itens chegando ate o interior do veiculo nos acabamentos. Nano é um prefixo que se refere a estruturas internas que se obtém através da união de átomos ou moléculas, um por vez, medidas através de escalas nanométricas sendo que um nano, é equivalente apenas a milionésima parte de um milímetro.

Nanotecnologia no Automobilismo

Nanotecnologia no Automobilismo

Reunindo conhecimentos não só de engenharia, mas também de química a nanotecnologia veio para fazer uma verdadeira revolução na indústria d automóveis no mundo, tanto no modo como a produção vem sendo feita até hoje como especialmente na qualidade de todos os produtos. Dizer que a nanotecnologia vai invadir nossos carros em um futuro bem próximo não é exagero nenhum. Este é um dos grandes experimentos reveladores que muito prometem a indústria automotiva, uma nova descoberta e um verdadeiro negócio da China que vai facilitar em muito toda a produção na medida em que muitas peças que antes eram feitas de aço ou mesmo em alumínio, hoje podem ser fabricadas com plástico e isso devido as nanoparticulas que dão a garantia de que estas peças terão a resistência necessária neste novo material.

Futuro

Futuro

Mesmo as chapas de metal que usam em carrocerias e chassi têm seu peso diminuído e sua estrutura reforçada por precipitados nanométricos e nanoargilas. A nanotecnologia está também nos mais diferentes produtos e sistemas eletrônicos de seu novo carro. Impossível enumerar todos os benefícios que poderão ocorrer com o uso da nanotecnologia no mundo automobilístico. Com a rapidez que chegam hoje os avanços tecnológicos espera-se para muito breve novos materiais que possam tornar os carros do futuro mais econômicos e seguros Omo catalisadores, por exemplo, com ligas de paládio ou platina com maior eficiência no problema dos gases que saem dos motores dos carros.

Carros

Carros

Reações eletroquímicas podem transformar a cor da luz dos faróis. Quanto aos pára-brisas não precisarão mais de limpador, pois as partículas de poeira, água acumulada, bactérias e qualquer outro resíduo podem desaparecer com o uso de uma camada fina do oxido de titânio. Nos eletrônicos as telas de LCD terão maior definição, com consumo menor das fontes de energia e a rapidez de transmissão também será acelerada. A nanotecnologia é uma das maravilhas da engenharia que realmente está a revolucionar o mundo automobilístico. Além do que citamos as mudanças ainda atingem pneus, ligas metálicas, lubrificantes, pintura enfim terá aplicação na quase totalidade dos componentes do carro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.