Bill Gates vai pagar R$ 245 para encaminhar este e-mail. No curso da meia-noite, 31 de março, a Internet será paralisada por 24 horas para sua limpeza anual. A Microsoft está desenvolvendo um banheiro portátil com acesso à Internet chamado iLoo. Soa familiar? Essas são apenas uma pequena amostra dos milhares de mitos ridículos que correm o e-mail em forma de spam na última década. Não que a gente acredite em qualquer um deles, é claro.
A Internet se torna território fértil para tais hoaxes, piadas elaboradas e lendas urbanas? Talvez porque muitos de nós somos impressionados com o quanto a Internet mudou nossas vidas, mas igualmente sobre como a coisa realmente funciona. Como resultado, nos encontramos com muitas distrações pela Internet – algumas inócuas, algumas bastante prejudiciais.
A Internet está cheia de predadores sexuais Todo pai quer proteger seus filhos ou de um dano emocional, seja de um dano psicológico e principalmente de danos físicos. É por isso que os pais estão tão perturbados com os noticiários locais e as reportagens que retratam a Internet como um terreno fértil para todo o tipo de barbaridade e criminalidade, incluindo os chamados predadores sexuais. A verdade é que, de acordo com pesquisas e relatórios de diversas entidades de pesquisas, órgãos governamentais e universidades, é que a Internet não criou um novo tipo de predador sexual que corre atrás de vítimas, principalmente aí as crianças. Em vez disso, a Internet tem proporcionado um novo meio para um fenômeno antigo: adultos que procuram parceiros sexuais menores de idade.
Tudo que você lê na Internet é verdadeiro A Internet revolucionou a indústria de publicação e mídia. Qualquer pessoa com uma ligação à Internet pode compartilhar instantaneamente os seus pensamentos e opiniões com uma audiência mundial. O resultado, de acordo com a Google, é que há bem mais de um trilhão de páginas Web. Uma vez que qualquer pessoa pode publicar um site, você nunca pode dizer de onde essa informação vem. Esse não é o caso: ao utilizar um conjunto relativamente simples de orientações, você pode avaliar a credibilidade das informações em qualquer site. A primeira coisa que você deve examinar é o endereço Web em si.
Termina em. Gov ou. Edu? Será que inclui nome de uma pessoa? Com nada mais do que uma URL, você já tem uma boa indicação da origem do material. Se o material online é um artigo, ele inclui o nome do autor e a data de publicação? Pesquise o nome do autor e saiba mais sobre a sua experiência e conhecimento. Se o artigo é antigo, considere se ele cobre o tipo de informação que muda rapidamente. Por isso é importante sempre ter em mente que você não pode confiar em tudo o que está escrito pela internet, uma vez que há informações que podem ter sido escritas segundo o interesse de alguém e portanto não ser a diel expressão da verdade.