Lógica Robótica

Para colocar um robô funcionando é preciso usar muito o raciocínio humano, pois depois o robô deverá “pensar” de maneira ordenada e lógica. Somente com essas habilidades, o robô será capaz de desenvolver e resolver problemas no lugar do homem. Toda a lógica usada na robótica é uma lógica matemática.

Mao Robotica

Mao Robotica

Graças a lógica matemática, que são determinadas  habilidades para o raciocínio dedutivo na robótica, e também aumenta a capacidade de resolução de problemas envolvendo números e elementos matemáticos. Resumindo, se não tem lógica não existe programação robótica.

O primeiro passo é a montagem do robô, em seguida, a programação e o teste, um caminho que serve para identificar os erros até conquistar a solução. Todo o processo é feito levando-se em consideração a montagem de um ponto de equilíbrio entre assimilar e acomodar a informação. Se trata de um mecanismo que se auto regula a interação com o Meio Ambiente.

A lógica robótica pode ser definida como um trabalho de desafios, porque ela está presente desde a montagem, passando pelo planejamento até chegar a solução. Todos esses desafios podem ser encarados com pensamento livre.

Logica Robotica

Logica Robotica

A robótica está sempre fazendo nascer o desejo de produzir coisas novas, coisas mais complexas, usando componentes, como motor, sensor e engrenagem, o que possibilita transformar a estrutura anterior em uma nova, mas com o dever de fazê-la funcionar bem.

Um robô sem a introdução de nenhum pensamento lógico é apenas uma máquina que pode funcionar bem, como uma cafeteira ou um aspirador de pó, porém é limitada. Ele precisa receber as habilidade lógicas, para ter capacidade de representar o homem em determinada tarefa.

Existem vários caminhos e tipos de lógicas para chegar a um resultado de funcionamento de um robô. Um deles seria através dos algoritmos genéticos, que são usados para resolver problemas de busca e otimizar o funcionamento das máquinas.

No campo da robótica, os algoritmos genéticos são considerados como um “método de aprendizagem de ações de controle de forma autônoma”.

Quando se fala em algoritmos ou se usa a nomenclatura, fica um pouco mais complexo de entender, mas na realidade, os algoritmos são baseados em conceitos linguísticos que facilitam a construção de processos mais complexos, um exemplo, trabalhar com um robô móvel e fazer com que ele aceite as coordenadas.

Significa que a aplicação da lógica destes algoritmos faz com que o robô móvel possa “aprender” os comandos, que podem ser pré-definidos, pois  desta forma, ele poderá andar pela casa e não bater em nenhum obstáculo.

Robotica

Robotica

Ainda falando deste tipo de algoritmo, ele também serve para determinar a quantidade de regras que o robô tem que obedecer. O mais interessante é que com este lógica, independente do ponto de partida do robô, ele chegará no ponto determinado sem bater em nenhum obstáculo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.