Quando você está se divertindo com um jogo eletrônico talvez não perceba, mas para seus momentos de descontração foi necessário o trabalho intenso de uma grande equipe de profissionais. Atualmente, os jogos eletrônicos fazem parte da vida de muitos jovens e adultos configurando um dos mercados mais promissores. Continue lendo para entender melhor como funcionam os jogos eletrônicos.
A Criação dos Jogos Eletrônicos
Para que um jogo saia do planejamento e se torne realidade é necessário contar com designers, programadores, testadores, engenheiros, artistas, roteiristas entre outros. O processo de criação de um jogo é composto por diversas etapas que incluem a escolha do tipo de jogo, público-alvo, história a ser contada, quantas fases terá, qual linguagem de programação será usada entre outros.
Além disso, durante essa etapa de produção é necessário decidir para qual plataforma o jogo será desenvolvido. O jogo pode ser criado para um console, computador ou até para dispositivos móveis como celulares e tablets. Trata-se de uma série de decisões que interferem na forma como o jogo chegará e será usufruído pelos adeptos.
Jogo Eletrônico: Uso da Tecnologia de Computador
De maneira geral os jogos eletrônicos são aqueles que utilizam a tecnologia de computador. Os jogos podem ser jogador em computadores pessoais, em tablets, smartphones, máquinas de fliperama ou nos consoles. Vale o adendo de que um console nada mais é do que um computador pequeno dedicado exclusivamente ao jogo de videogame como o Xbox, o Wii e o Playstation.
Para que os consoles possam ser usados para a experiência de jogo possuem conexão com controles manuais e a um aparelho de televisão. É possível jogar sozinho ou com mais pessoas. Ao longo das suas décadas de desenvolvimento o videogame foi se tornando mais popular, atualmente, é uma das principais formas de entretenimento moderno.
Produção dos Jogos
A produção de um jogo eletrônico pode ser comparada a produção de um filme. Para que o game ganhe forma e chegue ao seu público-alvo precisa passar pelas etapas de desenvolvimento de cenários, criação de objetos 3D, criação das artes, trilha sonora e dublagens.
No começo da história dos jogos eletrônicos os gráficos eram bem simples e não havia adição de som. No entanto, conforme foi percebido o interesse do público por esse produto foram desenvolvidas características focadas na qualidade e no emprego de novas tecnologias.
O Desenvolvimento do Mercado de Jogos
Em 1958 foi criado um dos primeiros jogos eletrônicos de se que tem conhecimento, o game “Tennis for Two” (Tênis para Dois) com gráficos simples e sem som. Computer Space foi o primeiro jogo de fliperama criado em 1971. A partir desse primeiro jogo vários outros foram criados como o Pac-Man de 1980. Contudo, uma das principais revoluções no mercado de games se deu em 1977 quando a Atari desenvolveu um console com cartuchos removíveis.
Cada cartucho permitia a reprodução de um jogo, algo que mudou a história comercial dos jogos eletrônicos. A Nintendo também foi responsável por um marco na história dos jogos eletrônicos com a criação do Super Mario Bros entre as décadas de 1970 e 1980. Atualmente, um dos consoles mais aguardados pelos entusiastas é os do Playstation que apresentam sempre boas novidades.
Funcionamento dos Jogos Eletrônicos
O funcionamento dos jogos eletrônicos num console é o resultado do trabalho em conjunto entre hardware e software. Os dois enviam sinais ao sistema para que haja a geração de sons e imagens. Os controles como teclados e joysticks permitem controlar as ações que acontecem no game.
Para que um jogo eletrônico seja iniciado é necessário que o computador receba as instruções. O conjunto de instruções recebe o nome de software e elas são escritas pelo profissional de programação. A abertura do jogo faz com que o software seja carregado no hardware, isto é, no computador ou no console.
A evolução da qualidade e aumento da complexidade dos jogos está diretamente ligado a componentes como memória RAM, processador e placa de vídeo nos consoles. Inovações como a possibilidade de salvar o jogo e continuar do mesmo ponto em seguida merecem destaque. A experiência de jogo se tornou cada vez mais vívida e envolvente.
Controle do Playstation 1: Como é Por Dentro?
Você já parou para se perguntar como funciona um controle de videogame por dentro? Poderá satisfazer um pouco dessa curiosidade conhecendo o mecanismo de funcionamento interno do controle de um Playstation 1. Ao apertar um botão o jogador adiciona um elemento condutor da sua ponta que entra em contato com o circuito fechando-o.
As vibrações do controle são geradas pela ação dos motores. O circuito do motor possui um capacitor e um diodo que estão ligados paralelamente sendo responsáveis por reduzir o ruído gerado pelo motor além de proporcionar proteção contra a tensão reversa. Potenciômetros formam a base do circuito dos botões analógicos. Cada eixo (x e y) possui um potenciômetro. Você pode saber quando o analógico foi pressionado uma vez que há um botão logo abaixo dele.
Também há o circuito dos demais botões e uma parte preta localizada no meio que é o Chip on Board, onde fica o circuito integrado que é o responsável por realizar todos o processamento dos dados do controle.
Nintendo Wii
O Nintendo Wii representou outro grande avanço tecnológico no tocante ao desenvolvimento de games. No Wii Remote há sensores que detectam movimentos assim como o acelerômetro faz captando o movimento de três dimensões assim como a rotação do controle.
A mini câmera que faz parte do Wii Remote é guiada com base nos LEDs infravermelhos que estão na parte do dispositivo que é colocada perto da TV. Dessa forma se torna possível se orientar tomando por base a posição em que a câmera no controle detecta os LEDs.
Novidades
A experiência dos jogadores está cada vez mais realística em decorrência do desenvolvimento tecnológico e de novos acessórios como óculos de realidade virtual. Nos próximos anos certamente esse mercado irá se expandir e encontrar mais novidades para que os jogadores se sintam levados para dentro de outras realidades. Os jogos eletrônicos fascinam o ser humano como forma de entretenimento desde a sua criação.
Gostou de saber mais sobre como funcionam os jogos eletrônicos? Curta e compartilhe em suas redes sociais!