O Facebook é uma febre mundial. Bastou que ele fosse criado para por fim ao Orkut e deixar na penumbra outras redes sociais menos acessadas.
A História do Facebook
Estranho é saber que esse fenômeno mundial começou a partir de ideias de jovens estudantes despretensiosos da Harvard, que pretendiam apenas criar um jogo para ser partilhado entre amigos, tendo sido baseado através do Facemash. O que Zuckerberg e seus amigos não imaginam é que essa brincadeira tomaria as proporções que tomou, deixando-o numa posição econômica e social bastante agradável.
Um fato curioso é que, quem criou o Facebook não foi a primeira pessoa a se cadastrar na rede social, e sim o quarto membro, visto que os 03 primeiros foram somente indivíduos que faziam os testes do sistema. Logo depois dele foi a vez de Dustin Moskovitz e posteriormente, de Chris Hughes, que ajudaram na fundação da rede social.
No início de 2004, Mark Zuckerberg deu origem ao thefacebook, que foi o nome inicial do Facebook. O lançamento oficial do projeto foi em fevereiro, no dia 04, mas foi somente em setembro que o site teve seu “mural”, que autorizava aos usuários mandar mensagens a seus amigos, e em menos de um ano a rede social já contava com 01 milhão de pessoas registradas. Nesse tempo a rede social era somente voltada ao público universitário.
No último ano, o Facebook completou 10 anos, e há época contava com mais de 01 bilhão de usuários. Fato é que tudo que há no mundo precisa evoluir para não cair no esquecimento, desde a evolução das espécies para se adaptarem ao habitat atual, até o Facebook, para se enquadrar na velocidade de informação e de modernidade que as pessoas buscam. E ele evoluiu:
- Com configurações de privacidade aceitáveis, que permitem bloquear os chatos e inconvenientes;
- Escolher qual o publico que pode lhe chamar para ser amigo;
- Determinar quem está apto ou não a ver suas publicações;
- Denunciar publicações impróprias em sua Linha do Tempo;
- Possibilidade de criar grupos, gerir se os mesmos serão abertos ou fechados e deles excluir quem não se enquadra;
- Publicações de propagandas que você pode ou não excluir de sua página e muito, muito mais novidades.
Além de tudo, o Facebook ainda colabora com você, pois te dá a opção de aceitar ou não publicações em sua Linha do Tempo, desde que você opte por ver o que está sendo publicado por ali, aceite ou recuse. Mas a novidade mais legal chegou há pouco tempo, e ajudou bastante a fazer com que nossas ideias fossem expressadas de maneira mais original: os emoticons para Facebook.
O Que São Emoticons?
É uma maneira de se comunicar através das figuras, que identificam um estado de espírito. Um emoticon, que é um termo derivado da união dos termos: emoção + ícone, em inglês emotion + icon, e em determinados casos tem o nome de Smiley.
Via de regra, o emoticon é um conjunto de caracteres tipográficos, do tipo: :), 🙁 , :3, ^-^, e ainda :-); ou através de imagem menores, que fazem a tradução do sentimento ou que transmitem as características psicológicas, de quem os utiliza nas frases emprega, através de de ícones de ilustração de uma carinha expressiva.
Exemplos mais comuns de emoticons:
- Carinha com sorriso, simbolizando que a pessoa está alegre
- Carinha triste, informa que a pessoa está entristecida ou chorosa.
Os dois modelos foram francamente usados durante o extinto e ultrapassado MSN Messenger, e ainda estão em uso em várias mensagens instantâneas.
Esses ícones ainda podem ser utilizados como expressão de descontentamento ou de ironia com determinada atitude de quem está na conversa, mostrando também sentimentos parecidos ou ciúmes. Um dos mais comumente usados é o (;, especialmente em situações que indicam ciúmes.
Os Emoticons no Facebook
Depois de fuçar bastante ou ser informado pelos amigos, você já deve estar ciente de que há inúmeros emoticons a disposição no Facebook, algo que passou a chamar muita atenção na rede social; e não foi à toa, já que ficou comprovado que esse tipo de informação social passa a ser entendida pelo cérebro como se fosse realmente verdadeira e não apenas um ícone.
Essa tipo de função foi vindo aos poucos, entretanto, conforme a utilização da rede social passou a ser feita por meio de celulares e outros dispositivos, o número de emoticons acabou crescendo também. Isso pode ter-se dado em função de buscar uma maior igualdade com os Emoji, muito utilizados em smartphones com a finalidade de gerar as tão queridas carinhas.
Assim como os emoticons, ainda há a possibilidade de se fazer uso dos stickers, que podem ser tanto animados quanto estáticos, e isso era apenas nos chats e acabou se espalhando por todos os comentários do Facebook. Nos chats ainda há uma funcionalidade diferenciada a opção de transformar os contatos em figurinhas, basta por o username da pessoa entre colchetes [[…]]. O mesmo procedimento pode ser feito com sites, é só colocar o nome do site entre colchetes também.
Categorias Primárias de Emoticons de Facebook e de Teclados de Celular
- Setas
- Brinquedos, Ferramentas e Tecnologia
- Clima
- Comida e Bebidas
- Caras
- Desportos e Jogos
- Corações
- Edifícios, Locais e Referências internacionais
- Música e Arte
- Plantas e Flores
- Livros, Envelopes e Artigos de papelaria
- Roupas e Acessórios
- Animais
- Transportes
- Demais símbolos
Para acrescentar os emoticons, basta nos comentários clicar no ícone que corresponde a uma carinha sorrindo . A partir dela será aberto um leque imenso de opções, que versam sobre:
- Pacote Pixar
- Humores do Snoopy
- Anooki
- Koko
- Meu Malvado Favorito 2
- Baach
- Colheita do Snoopy
- Mugsy
- O inverno de Waddles
- Meep
- Pusheen
E ainda muitos outros além desses que podem ser adquiridos diretamente na Loja de Figurinhas. Aproveite e encontre um Emoticon que se seja a sua cara, ou que transmita seu estado de espírito.
Além de deixar as conversas mais alegres e dinâmicas você poderá demonstrar como está naquele dia, sem maiores explicações. A partir do momento que alguém vir seu emoticon triste ou alegre, logo saberá como você está e se é melhor afastar-se ou tentar fazer contato.
O Facebook é uma das redes sociais mais legais e completas que temos e embora muitas pessoas não saibam é possível utilizar emoticons no chat da rede. Dentre as opções de emoticons estão as carinhas que muitos adoram e também símbolos e códigos para deixar o texto em negrito ou sublinhado.
Quer Aprender a Como Utilizar Os Emoticons No Facebook?
Basicamente você precisa ter uma conta no site de relacionamentos e também baixar um programa chamado Emoinstaller (disponível no Baixaki). O primeiro passo é instalar o programa e em seguida começar a utilizá-lo nas suas conversas pelo Face.
Observe que após a instalação do Emoinstaller será adicionado no local do chat um novo botão com o desenho de um macaco. Clique sobre o macaco e tenha acesso a uma imensa lista de opções de emoticons para deixar as suas conversas muito mais legais.
Para saber mais sobre a instalação e também sobre como baixar o programa de emoticons acesse http://www.tecmundo.com.br/facebook/9621-como-usar-emoticons-no-chat-do-facebook.htm.