Fazer Etiquetas

Não são raros os casos em que precisamos montar etiquetas para classificar produtos. Seja para por o preço de algo que será comercializado já com as especificações de quem produz, seja para enviar correspondências em larga escala ou, em casa, para organizar cds, vídeos e objetos em geral.

A maioria dos editores de texto possuem ferramentas básicas que facilitam a confecção de etiquetas de acordo com o que você deseja. No Word 2010, por exemplo, o processo é muito simples. Basta você seguir o passo-a-passo e aprender a configurar as suas próprias etiquetas.

Fazer Etiquetas

Fazer Etiquetas

Na sua produção de etiquetas em casa é importante saber qual a configuração do papel nos quais as etiquetas serão impressas. Para isso, basta que você olhe as especificações do produto comprado para saber quais as dimensões do papel e de cada etiqueta,  a largura e altura de cada uma delas, tamanho da folha e quantidade de etiquetas por página.

Depois disso, já no Word 2010, acesse o menu “Correspondências”, na barra de menu. Na aba “Criar”, clique no botão “etiquetas”. Abrirá uma caixa de mensagens, então você clicará em “opções…” e em seguida em “nova etiqueta”.

Na caixa correspondente à criação da nova etiqueta, haverá as especificações necessárias para a configuração. Preencha cada uma delas com as informações recolhidas do produto. É importante escolher também o tipo de papel, visto que as novas dimensões serão trabalhadas dentro dele. Clique em Ok para todas as janelas.

Fazer Etiquetas

Fazer Etiquetas

O novo documento aparecerá na tela de visualização, com as margens delimitadas de acordo com cada uma das etiquetas. A partir daí, depende de qual o tipo de etiqueta  você vai criar, para que monte as configurações de acordo com cada uma delas.

Supondo que você vai criar etiquetas para produtos a serem comercializados. Na aba “iniciar Mala Direta”, clique em “Selecionar destinatários”, “digitar nova lista”. Aparecerão diversos campos pré-existentes que você poderá editar de acordo com as informações que deseja para a etiqueta. Clique naqueles que deseja excluir e edite os demais. Após concluir, salve a nova lista.

Fazer Etiquetas

Fazer Etiquetas

Voltando para o documento, selecione novamente “selecionar destinatários”, mas dessa vez clique em “usar lista existente”. Procure e clique na lista salva. A ação habilitará novos recursos de edição de campo. Na aba “gravar e inserir campos”, clique em “inserir campo de mesclagem”. Isso gerará os campos criados por você em cada uma das tabelas.

Daí em diante, basta estabelecer as regras para que a cada etiqueta apareça e criar um padrão de formatação. Pronto! Salve as configurações e imprima suas etiquetas em casa.

 Esta é a forma mais simples de fazer, mas há modelos semiprontos no mercado, como da marca Pimaco, em que basta apenas colocar os dados por meio do programa da marca. Arquivo livre para download no site www.pimaco.com.br.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.