Dicas Para Limpar Seu Notebook

Os computadores facilitaram e muito a nossa vida. E-mails, trabalhos escolares, contratos a serem redigidos, diversão, conversar com os amigos pelas redes sociais, enfim. Ele nos trouxe muitas serventias, para maior conforto das pessoas. Hoje, a maioria da população mundial está conectada.

A máquina de escrever foi um dos ancestrais do computador de mesa ou notebook. Se comparada aos computadores atuais, veremos a dificuldade em manuseá-la, além de sempre estar sempre introduzindo tinta para que as digitações acontecessem.

Dicas Para Limpar Seu Notebook

Dicas Para Limpar Seu Notebook

Agora, com o avanço e o aperfeiçoamento da tecnologia, os computadores e os notebooks estão mais modernos, rápidos e pequenos. Agora, com a onda 3D, vários equipamentos estão sendo produzidos com esta opção. Quem ganha com isso é o consumidor, que está sempre atento em novidades.

Mas, alguns somente o usam, e não tem a preocupação de deixá-los limpos. A poeira, que é a mais comum no computador, pode danificá-lo se não for removida. O acúmulo da mesma no cooler do computador pode fazer o equipamento parar de funcionar. Logo mais, iremos dar dicas de como limpar da maneira certa o seu notebook.

O Começo De Tudo

O computador foi inventado há muitos séculos. A calculadora foi um dos principais inventos que auxiliou a invenção do nosso computador. Depois de várias décadas, mais precisamente durante a Segunda Guerra Mundial, é que a tal máquina como conhecemos hoje foi inventada, mas sem a conexão com a internet, coisa que só iria passar a existir no início dos anos 90.

Em parceria com a Universidade De Harvard, a Marinha Estadunidense criou o Harvard Mark I. Foi arquitetado pelo professor Howard Aiken. Esse computador ocupava uma área de nada mais nada menos do que 120 metros quadrados. É por esse motivo que o nosso computador é chamado de ‘’microcomputador’’, se comparado aos primeiros como o Mark I.

Daí surgiu a idéia de um computador que pudesse ser levado a qualquer lugar. Foi aí que estruturou a invenção do notebook. O GRiD 1101 é considerado o primeiro notebook, fabricado em meados do ano de 1982. O seu peso era considerado baixo: ‘’apenas’’ 5 quilos. Tinha poucos aplicativos, devido ao alto custo na hora de produzi-los.

Podemos, então, chegar a conclusão que a tecnologia mudou e muito. Os notebooks hoje não passam de um quilo, e tem uma capacidade muito maior e melhor que os notebooks antigos. E também não vamos nos esquecer dos tablets, que são a mais nova sensação para quem quer ter um verdadeiro computador de mão.

Essa revolução causada no mundo da informática é graças ao pioneirismo dos primeiros pesquisadores que criaram o computador.

Como já citado aqui, novas tecnologias como o 3D estão sendo incluídos nos computadores, em especial nos notebooks, que vem acompanhados de um óculos. A Positivo possuiu um modelo de notebook que utiliza a função 3D. O Blu-Ray é outro aspecto que também já faz parte dos mais novos e modernos computadores e notebooks. Ele é o sucessor do DVD. Um disco de DVD pode conter, no máximo, 4.7 gigabytes de conteúdo. Já o disco de Blu-Ray pode armazenar cerca de 30 horas de gravação, em alta definição.

Dicas Para a Limpeza Do Seu Notebook

Vamos agora dar dicas a você de como efetuar, sem riscos, a limpeza de seu notebook. Antes de realizar essa tarefa, é de suma importância que você leia o manual de instruções do aparelho, já que lá pode conter algumas valiosas informações de como proceder a limpeza.

foto2

Dicas Para a Limpeza Do Seu Notebook

Dicas Para a Limpeza Do Seu Notebook

Os materiais que são recomendados para a limpeza são: panos macios sem fiapos, água, pincel que seja macio, e também pequenos aspiradores que são próprios para esse tipo de trabalho.

Já o que você não pode usar de jeito nenhum certamente você conhece: Detergentes e outros produtos corrosivos. Além disso, não passe sobre a superfície do computador panos duros, já que podem riscar peças delicadas do notebook. Se usar algum produto especial para a limpeza, aplique somente no pano, e só assim, limpe o notebook.

Para fazer a limpeza, é aconselhável que o notebook esteja desligado da tomada, e que a sua bateria seja retirada. Para facilitar o seu trabalho, fracione a sua limpeza em quatro etapas: Parte interna, externa, entrada/saídas, tela e teclado.

Vamos começar com a parte externa: Umedeça o pano, suavemente, e vá passando sobre a parte de cima do notebook. Evite que a água escorra para que a mesma não danifique componentes internos. Ao limpar a parte de cima, seja cauteloso e não pressione com muita força, já que o LCD é sensível e pode ser danificado. O touchpad pode também ser limpo por esse pano umedecido.

Agora, vamos passar para a parte onde estão as entradas de periféricos e saídas de ar: Como as entradas e saídas são pequenas, a dificuldade de limpeza é maior. Mas não se desespere. Você pode usar um cotonete (que deve ser usado somente na parte mais externa da entrada. Se for utilizada diretamente dentro, algum fiapo pode ficar preso), ou um mini aspirador. Passe suavemente onde a sujeira está concentrada.

Já na parte onde o ar sai você pode usar um pequeno aspirador, ou, se preferir, passe o cotonete por todos os vãos da grade. Essa última opção requer paciência.

Agora, vamos para a parte da limpeza da tela: Esse é o momento de mais tensão em toda a tarefa, visto que a tela de LCD é muito sensível. Você pode umedecer um pouco o pano macio, ou se preferir, comprar algum produto especialmente feito para a limpeza da tela. Pode ser encontrado em lojas especializadas em informática. Somente use o pano umedecido com uma solução ou água se a tela apresentar manchas resultantes de gordura. Caso contrário, um pano macio seco já resolverá o problema da poeira e outros resíduos.

Agora, vamos para a parte do teclado: A limpeza do teclado do notebook é muito mais difícil do que o do microcomputador. Mas, com um pano umedecido você pode limpá-lo. Coloque um pouco mais de força onde a sujeira está incrustada.

Seguindo essas simples dicas, você contribui para que a vida útil do seu equipamento dure muito mais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.