Desenvolvida Tecnologia De Invisibilidade a Infravermelhos

Pode parecer inacreditável, mas foi desenvolvido recentemente uma nova tecnologia que permite que veículos se tornem invisíveis aos olhos de câmeras infravermelhas. A multinacional inglesa BAE Systems criou a tecnologia Adaptiv, que lembra uma capa. Funciona com uma série de pontos hexagonais que têm a capacidade de mudar sua temperatura de maneira muito rápida. Com isso, as câmeras de infravermelho não conseguem identificar o veículo, que pode até aparentar ser outra coisa. A ideia é utilizar a tecnologia em tanques de guerra, para que em um confronto os sensores adversários o percebam como um veículo qualquer.

Invisibilidade

Invisibilidade

A Adaptiv é extremamente cara e por isso demora para ser lançada oficialmente. O anúncio aconteceu em setembro e acredita-se que a partir do ano que vem possa começar a ser utilzada pelos exércitos que desejam testá-la. O custo é alto, mas é muito menor que o de tentativas anteriores de lançamento da tecnologia. A BAE System trabalha há anos com o intuito de produzir uma tecnologia que permita a invisibilidade, mas sempre fracassou devido aos altos preços. Outro problema da “capa de invisibilidade” é ser extremamente pesada, por isso o alvo é apenas tanques de guerra de exércitos. A tecnologia já foi patenteada pela companhia inglesa.

Invisibilidade Grande

Invisibilidade Grande

O primeiro tanque a receber os testes da nova tecnologia, mesmo que ela ainda não esteja disponível no mercado da guerra, é o CV90, um veículo militar da Suécia. Por enquanto o trabalho visando a invisibilidade só está sendo aprimorado visando os sensores de infravermelho, mas a BAE Systems garante que seus cientistas já conseguem adaptá-la a outras frequências. O alto consumo de energia é outro agravante histórico das tentativas frustradas da empresa europeia. Segundo os executivos, Adaptiv não tem esse problema, pois seu consumo energético é muito menor que o de seus fracassados antecessores.

Tecnologia

Tecnologia

Embora ainda esteja longe da invisibilidade vista nos filmes e ainda mais distante do público comum, essa não é a primeira tecnologia desenvolvida nesse sentido. Físicos da Universidade de Duke, nos estados Unidos, desenvolveram uma capa de invisibilidade acústica. O objeto evita que qualquer ruído seja produzido ou atinja alguém ou alguma coisa. As ondas sonoras simplesmente esbarram nas camadas de plástico e não se propagam, como um isolamento acústico desses de estúdios musicais, só que muito mais poderosa e eficiente. Não passa de capa com várias camadas de plástico e furos em locais estratégicos.

Esse tipo de tecnologia de invisibilidade vem sendo explorado pelo cinema desde o início da ficção científica, nas décadas de 1970 e 1980. A franquia Jornada nas Estrelas (Star Trek) popularizou a ideia de deixar um veículo invisível, pois a nave utilizada pelos personagens tinha essa capacidade. Recentemente, a franquia Harry Potter apresentou ao mundo uma capa que permite que pessoas tornem-se invisíveis.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.