Como Usar o Comando Alter Table?

O comando Alter Table é um dos mais usados pelos programadores, principalmente quando estão trabalhando com o SQL. Ele é utilizado para que seja possível alterar uma ou mais características de uma tabela e as colunas que ela possui.

Mas não é só isso que o Alter Table faz. Ele também é o responsável por outras funções também, que são:

  • Incluir uma coluna nova;
  • Eliminar uma ou mais colunas;
  • Alterar qualquer uma das colunas;
  • Configurar de maneira manual o valor dos campos do tipo INCR.

Para aprender como utilizar esse comando muito útil, leia esse artigo com muita atenção, pois com certeza as dicas aqui vão te ajudar bastante!

Alter Table

Conforme já dito anteriormente, ele é usado para alterar alguma característica da sua tabela. Imagine que você criou uma chamada Camisetas para uma loja de roupas. Nela há as seguintes colunas:

  • Cor;
  • Tamanho;
  • Quantidade;

Mas há outras qualidades que precisam ser adicionadas, como, por exemplo:

  • Preço;
  • Marca;
  • Se ela é unissex ou não.

Ao invés de deletar a tabela inteira e começar tudo de novo do zero, use o comando para que não haja retrabalho e nem desperdício de tempo.

Para usá-lo adicionando algo, basta:

1 – Digitar Alter Table;

2 – O nome da tabela que será modificada (aqui no caso é Camisetas);

3 – Digite add (adicionar em português);

4 – O nome do novo campo (aqui é Preço, Marca e Unissex), mas um de cada vez, para que cada um tenha sua respectiva coluna na tabela;

5 – O tipo do dado, que no caso é varchar;

E pronto! Você conseguiu incluir com sucesso as colunas em sua tabela! Muito fácil, não é mesmo? Agora será explicado como deletar uma parte da tabela, então continue lendo!

Deletando

SQLite

SQLite

Caso tenha colunas demais e você queira deletar alguma parte, como, por exemplo a parte Unissex, é só fazer os seguintes passos:

1 – Digitar Alter Table;

2 – O nome da tabela que contém o dado que será apagado (aqui é Camiseta);

3 – Digite drop column (derrubar coluna em português);

4 – Agora entre com o nome do campo que será excluído (tal como a Unissex). Se tiver mais de um, coloque um por vez, para que cada um tenha seja deletado com sucesso;

5 – Em seguida do código acima, escreva cascade para que todos os objetos dependentes também sejam eliminados;

Pronto! Você conseguiu deletar uma coluna da sua tabela! Agora aprenda como alterar algum dado que já está inserido nela.

Alterando

Caso você tenha errado em algum dado que foi digitado na tabela e quer alterá-lo, não precisa excluir a coluna toda. Basta seguir os passos abaixo:

1 – Escreva update (atualizar em português);

2 – O nome da tabela que contém o dado que será modificado (novamente aqui será a Camiseta);

3 – Digite set, que vai especificar quais colunas vão ser atualizadas;

4 – Agora entre com o nome do campo que receberá o update (aqui o exemplo é Tamanho, que vai de M para P). Se tiver mais de um, coloque um por vez, para que cada um seja modificado corretamente;

5 – Escreva where (onde em português);

6 – Em seguida, coloque o nome da tabela que será alterada;

E é isso! Você conseguiu alterar com sucesso uma das colunas de sua tabela! Também foi muito fácil, não é?

Outros Comandos Úteis Que Podem Ser Usados Juntamente Com o Alter Table

Agora que já foi aprendido como utilizar o ADD, DROP e o UPDATE (que são os principais), você vai aprender outros comandos que são bem úteis para se usar junto do Alter Table.

  • Set ou Drop Default: esses códigos são utilizados tanto para definir quanto para remover um dos valores padrões em uma coluna. Porém vale ressaltar que as linhas que já existem não serão modificadas, o valor padrão é inserido apenas no comando INSERT subsequente;
  • Set Statistics: são usados para definir a quantidade de valores que vão ser coletados na estatística por coluna em uma das subsequentes operações do ANALYZE.
  • Restrição de Tabela: esse código é utilizado para definir uma restrição na sua tabela. Ele vai juntamente com o ADD;
  • Enable ou Disable Trigger: são usados para ativar ou desativar algum gatilho pertencente na sua tabela. Porém para usá-lo é preciso ter privilégios do chamado “superusuário”. E com cuidado também, pois a integridade da sua restrição não está garantida se os gatilhos não forem executados.
  • Set: esse código é usado para alterar um (ou mais) dos parâmetros do armazenamento da sua tabela;
  • Cluster: é utilizado para que seja selecionado o índice padrão em alguma das próximas operações de Cluster, mas não efetivamente faz com que a tabela seja reagrupada;
  • Set Without Cluster: vai remover da tabela o dado do índice que foi usado de maneira mais recente no código Cluster. As seguintes operações de agrupamento serão afetadas, desde que um índice não tenha sido especificado;
  • Reset: é usado para redefinir com o valor padrão um dos parâmetros da tabela;
  • Owner: vai tornar um usuário específico como dono daquela tabela, sequência, visão ou índice;
  • Rename: esse código vai modificar o nome de uma tabela, coluna ou qualquer outro dado, porém sem alterar nenhuma das informações contidas nela;
  • Inherit: você vai adicionar uma tabela nova sendo descendente de uma ancestral, isso é, ela vai possuir os dados que a original tem;
  • No Inherit: a tabela descendente será removida da ancestral, ou seja, seus dados não serão mais os mesmos;
  • Set Schema: esse código vai mover sua tabela para outro esquema, assim como as sequências, restrições e índices que estão associados.

Agora que você já aprendeu vários comandos do Alter Table no seu SQL, que tal abrir o programa e ir experimentar tudo para testar seus novos conhecimentos?

Isso tudo só será realmente fixado quando for testado, então não perca mais tempo e vá pôr em prática tudo que foi aprendido hoje!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.