Como Funciona o Fax?

Vivemos a era da informação em que toda e qualquer informação que precisamos transmitir podemos enviar através de mensagens do celular ou por e-mail. No entanto, muitas pessoas ainda recorrem ao fax quando precisam passar algum documento ou imagem a longa distância.

Apesar de ser considerado fora de moda por alguns, o fax, ainda é um aparelho que suscita dúvidas em relação ao seu funcionamento. Pensando nisso vamos desvendar a seguir como o fax funciona e como se dá a ‘mágica’ de transmitir textos e imagens por esse aparelho.

Os Três Apetrechos Tecnológicos do Fax

Para que o fax cumpra a sua tarefa de enviar e receber informações ele conta com três apetrechos tecnológicos que são bem conhecidos no nosso dia a dia: o scanner, o modem e a linha telefônica. A função do scanner é fazer a leitura da imagem que será transmitida de forma a convertê-la num arquivo digital.

Em seguida o modem faz a conversão dos dados digitais em sinais elétricos e por fim a linha telefônica transmite esses sinais elétricos para o outro fax. Obviamente esse é o processo atual de funcionamento do fax.

O Fax de Antigamente

O conceito básico de fax foi patenteado em 1843 por um mecânico da Escócia chamado Alexander Bain. O aparelho criado e patenteado usava em conjunto a tecnologia das transmissões telegráficas com um mecanismo de relógio. A ideia de Bain era basicamente de que o aparelho recebesse sinais de uma linha de telégrafo e pudesse traduzir os mesmos sob a forma de desenhos numa folha.

Apesar de ser um grande salto na comunicação o fax somente se popularizou cerca de 150 anos depois de sua invenção. Foi somente na década de 1980 que as empresas de telecomunicações criaram uma nova e melhor tecnologia para que as transmissões se imagens se tornassem mais eficientes.

A Internet

Com o boom da internet o fax passou a ser menos utilizado, no entanto, não sumiu totalmente uma vez que é uma tecnologia de baixo custo e fácil de usar. Para algumas pessoas ainda é mais fácil enviar um fax do que um e-mail.

Entendendo o Funcionamento do Fax – Passo a Passo

Passo 1

A primeira coisa que o fax faz é tirar uma espécie de foto do documento que se quer transmitir. Para isso um sistema de cilindros puxa o documento e aos poucos passa um feixe de luz. Nesse processo a luz atravessa as partes claras, porém, não passa pelas partes escuras de maneira a criar uma cópia do documento original feita de inúmeros de pontos em preto e branco.

Passo 2

Essas informações captadas por meio do escaneamento ficam guardadas na memória do aparelho. A linguagem utilizada pelo scanner é a mesma do computador em que dados indicam quais são as partes em que a luz atravessou e em quais a luz foi interrompida. Quando essa fase chega ao fim se tem um arquivo digital em que estão vários zeros e uns em que os pontos em branco são os zeros e os em preto são os uns.

Passo 3

Na seqüencia do processo o arquivo digital vai para o modem no qual ele é convertido num sinal elétrico. Com isso os números 0 criam sinais com freqüência de 800 Hertz e os números 1 se convertem em sinais de 1.300 Hertz. Transformado em eletricidade o documento é colocado na linha telefônica.

Passo 4

Para receber a mensagem o aparelho de fax receptor faz o processo inverso, ou seja, começa transformando os sinais elétricos em dados digitais. Em seguida faz a transmissão dos dados digitais para uma impressora que faz a decodificação da mensagem de maneira a imprimir uma cópia em preto e branco. Terminado o processo de transmissão.

O Papel Para o Fax

Existem duas opções de tipos de papel para as versões de fax comerciais. O primeiro tipo de papel é o papel próprio para fax em que a impressão é térmica e a segunda opção de papel é o sulfite, usado nos aparelhos mais modernos que funcionam como as impressoras dos computadores. Saiba mais sobre os papéis e os processos de impressão de cada um.

Papel Térmico

Esse é o papel convencional de fax que é bem fino e vendido em bobinas. Uma das vantagens de usar esse papel é que ele é econômico uma vez que não precisa de tinta ou toner. Basicamente é um papel que já vem com a sua ‘tinta’. O processo é simples, esse papel térmico quando passa por um feixe de luz fica com as partes pretas devido a ação do calor. Aliás, é exatamente por causa do calor produzido pelas mãos que muitas vezes ficamos com os dedos sujos quando pegamos num papel de fax.

Papel Sulfite

As versões mais modernas de aparelhos de fax já trabalham com impressão por jato de tinta. O processo é o mesmo realizado por uma impressora de computador na qual o aparelho recebe informações que são repassadas para a cabeça de impressão. Depois de fazer isso o aparelho dispara várias gotas de tinta nos locais em que existe o preto de maneira a pontilhar a mensagem a ser impressa.

Fax Para Todas as Horas

Mesmo que hoje em dia o fax não seja o aparelho mais utilizado para se comunicar devemos lembrar que ele ainda se mantém como um ótimo aliado para empresas e até mesmo para residências. Prático e econômico o fax é um dos aparelhos de comunicação que mudaram a forma como a humanidade mantém contato e envia e recebe informações.

Durante muito tempo o fax ocupou o lugar que o e-mail tem em nossas vidas, ou seja, transmitindo informações relevantes de negócios e pessoais. Assistindo a filmes da década de 1980 e 1990 provavelmente você verá os aparelhos de fax e se surpreenderá em como eles eram importantes e vistos como alta tecnologia nessas décadas que não estão tão distantes no tempo, mas bem longínquas no que concerne ao desenvolvimento da tecnologia.

E você já viu um aparelho de fax? Já enviou alguma mensagem para alguém através de um aparelho desses?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.