Antes de conhecermos a imagem instantânea em um visor de câmera fotográfica, conhecemos a câmera Polaroid. E ela foi um verdadeiro sucesso porque fez o que nenhuma máquina fotográfica fez até a década de 90: mostrar a foto alguns segundos depois que a imagem era clicada e já no papel. Não era mágica, mas parecia, pois era pura tecnologia.
Na verdade a câmera Polaroid já existia, pois ela foi uma fabricante de máquinas fotográficas desde a década de 50, mas nos anos 90 não se ouvia no Brasil falar em outra máquina fotográfica como referencia como se fosse Kodak e por isso quando surgiu a máquina de fotos instantânea ela fez sucesso.
Até o surgimento da câmera Polaroid o processo era complexo: tinha que tirar a foto, levar a uma reveladora de filmes e obter o negativo transformado em positivo e posteriormente pedir para a foto ser revelada. Se não foi bem tirada ou alguém piscou, infelizmente a foto estava perdida e o momento não registrado para a posteridade.
Com a câmera Polaroid instantânea a foto saia na hora. Comparando a pequenas câmeras fotográficas digitais hoje ela parecia um mundo: como tinha papeis fotos sensíveis no seu interior, no formato 8×10 cm, ela tinha que ser maior mesmo já que a imagem saia prontinha. E fez muito sucesso, mesmo sendo dez vezes em valor superior as suas concorrentes.
Pouca gente lembra-se da câmera Polaroid hoje em dia porque depois do advento da digital a fabricante ficou um pouco para trás. A fabricante não evoluiu como deveria e demorou a lançar seus modelos em digital, por isso ficou um pouco escondida com o tempo e perdeu espaço para as gigantes Nikon e Canon, as mais conhecidas no mercado nacional. O mesmo processo ocorreu com a Kodak, que fechou as suas portas para fabricação de filmes e hoje perdura ainda no meio digital, mas não anda bem nas vendas pela queda de qualidade dos produtos comparados aos concorrentes.
Câmera Polaroid Digital
No Brasil são mais raras de encontrar, mas nos Estados Unidos e algumas cidades européias a câmera Polaroid ainda é popular e vende bem, pelo tradicionalismo da marca e também boa qualidade dos produtos. Os modelos digitais são fabricados e vendidos para uso doméstico e não profissional, ainda, custando entre R$ 200 e R$ 1 mil.
Para os fãs dos modelos de câmera Polaroid de imagem instantânea a boa noticia é que este ainda continua sendo fabricado. É quase como a Lomo: vive de fãs e tradicionalismo dos anos 90. Os modelos da instantânea foram renovados por fora e ainda se vendem filmes para a máquina que podem ser comprados em sites como Ebay, Mercado Livre e lojas internacionais que possuem entrega para o Brasil.