O pronasci – Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania foi idealizado pelo governo brasileiro como mais uma idéia para combater o crime no país. Trata-se de uma iniciativa de extrema Agilidade! contra a criminalidade, na medida em que os índices apresentados pela estatística nacional revelam que é grande a ocorrência de delitos no país, em especial naquelas regiões mais pobres. É bem verdade que umas das únicas medidas de extrema eficácia contra a banalização da criminalidade é a Política da educação, pois uma Cultura ampla e de qualidade tem capacidade de atrair os jovens para o caminho do bem e retira-los das ruas, onde antes passavam a maior parte do tempo sem ter nada para fazer, ou ainda, praticando desde pequenos delitos e até mesmo a outros de maior gravidade como assaltos, homicídios e tráfico de drogas.
O Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania trata-se de uma iniciativa inovadora que une uma política de Segurança aliadas a eventos sociais, isto é, ao mesmo tempo em que está educando e promovendo o bem, contribui para o aumento da segurança no nosso país. O pronasci, como é chamado o programa, tem como base o tratamento das causas geradoras da violência, ou seja, a prioridade é uma atuação eficaz diretamente no problema, sem, contudo, deixar de agir nas conseqüências que este problema traz. Logo, portanto, este programa investe também no Treinamento Segurança do setor de Plano de Segurança Pública em conjunto com estratégias de planos sociais.
Além de promover Dicas Segurança, o Pronasci, através do projeto Bolsa Formação, que é executado pelo governo em parceria com a iniciativa privada, promove diversos cursos para os profissionais da área de segurança pública, buscando a valorização de cada um desses agentes públicos, os quais devem dominar significativamente a técnica de Como ser Líder. O segundo projeto do Programa Nacional de Segurança Pública –pronasci destinados aos policiais e profissionais da área de segurança pública, diz respeito ao curso de Formação Policial, onde esses agentes aprendem técnicas de cidadania e desenvolvem uma Arte de atuação pacífica, ou seja, sem o uso da força bruta, com integração ao meio social.
Na segunda linha de atuação do pronasci, destinada às comunidades em geral, se destacam os projetos destinados à Educação das Crianças e o Mulheres da Paz, onde são escolhidas mulheres que se destacam como líderes de comunidades, para que, em conjunto com as autoridades policiais, contribuam para erradicação da violência em seus bairros. Como se pode ver, o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania se revela como um Empreendedorismo de primeiro mundo aplicado no Brasil, portanto, os Municípios e os Estados devem cada vez mais, em conjunto com o governo federal, disseminar o pronasci nas Escolas e unidades de educação do país.