Com o grau tecnológico que atingimos nos dias de hoje é possível fazer um Monitoramento Eletrônico, em diversos lugares com em casas, comércios, indústrias, presídios, em fim em todos os lugares que posam ser instalados aparelhos eletrônicos que tenham a função de manter o lugar, pessoas e até mesmo outros aparelhos sob Vigilância Eletrônica. Existem também cursos para fazer Treinamento Segurança. Infelizmente nos dias em que nós vivemos a violência chega a números alarmantes o que faz com que muita tecnologia que tem sido desenvolvida seja empregada da maneira a nos fazer sentir mais Seguro, afinal quem não se sente mais seguro de certa forma em sua casa, carro e andando nas ruas com alguém zelando pela nossa segurança mesmo que seja através de câmeras?
Infelizmente a desigualdade social gravíssima que o Brasil sofre hoje trouxe consigo o problema da Segurança pública principalmente, que por sua vez ainda está longe de ser a ideal. Com o medo da crescente da violência, as pessoas que possuem um maior poder aquisitivo, para se sentirem um pouco mais seguros, recorrem ao monitoramento eletrônico 24hs para tomarem conta de seus carros e casas. Com finalidade de tentar garantir a segurança, muitas empresas e Companhia de Seguros especializadas no ramo de segurança vêm surgindo nesses últimos anos e fazem Monitoramento de empresas, de presos perigosos, condomínios, ruas e avenidas públicas e outros lugares que merecem uma maior atenção. Busque Dicas Segurança em Sites Seguros.
Porém, há pessoas que dizem que o monitoramento eletrônico invade a privacidade das pessoas, que tira das pessoas o sentimento de liberdade e livre-arbítrio. Não há como negar que os defensores desse ponto de vista tenham certa razão, mas nos dias de hoje com a criminalidade a níveis assustadores e a enorme quantidade de informação, muitas vezes prejudiciais, é necessário que haja uma vigilância com Alarmes em Casa que zelem pela nossa segurança. Nesse contexto, não é nenhum absurdo que existam câmeras em avenidas, Casas, dispositivos eletrônicos em Carros e softwares em computadores pessoais que filtrem a informação que estamos recebendo e gravem até mesmo conversas pessoais.
Contudo, o monitoramento eletrônico é usado nos dias de hoje também como entretenimento nos BBB´s da vida, onde um grupo de pessoas estão 24hs por dia sendo monitorada, sem nenhuma privacidade praticamente e assistida por milhões de pessoas e no que me parece, o programa tem sido um grande sucesso de público, atingindo um número cada vez maior de telespectadores. Dessa maneira o monitoramento eletrônico deixa de ter utilidade apenas na vigilância e Segurança e passa a divertir pessoas que gostam de “assistir” a vida de outras pessoas. Nesse caso citado, os defensores de que o monitoramento tira a privacidade das pessoas não pode ser aplicado, ta certo os participantes ficam sem privacidade mais foi uma escolha dos próprios participantes a se submeterem a esse regime. Assim, o monitoramento eletrônico é muito mais do que um simples alarme monitorado, ele tem outras aplicações que garantem a efetiva segurança dos segurados e até mesmo propiciam a diversão para um grande parcela da população mundial, cabe a nós agora tirar nossa própria conclusão sobre o uso de Tecnologia no monitoramento de pessoas.