Varizes Laser

Varizes são veias dilatadas tortuosas e insuficientes. Ao contrário do que se pensa, toda veia pode vir a se tornar varicosa, sendo mais habitual que as varizes afetem os pés e as pernas; isso em razão de comportamento, pois ficar sentado ou em pé por uma tempo prolongado aumenta nas veias a pressão da parte debaixo do corpo.

Para muitos, os vasinhos (uma leve variação de varizes) e as varizes acabam sendo uma preocupação mais no nível estético. Para outros, entretanto, as varizes podem ocasionar desconforto, dor, e inclusive problemas mais severos, como ter aumentado o risco de doenças circulatórias. O tratamento pode envolver procedimentos para remover ou fechar as veias ou medidas de autocuidado.

Prováveis Causas

As varizes geralmente surgem na porção menos profunda da pele. A maior causa do surgimento de varizes é a genética, já que há uma predisposição familiar mais forte. É possível que se herde veias mais frágeis que cumuladas aos fatores de risco e a idade predispõem ao seu aparecimento.

Com menor habitualidade, as varizes podem indicar uma enfermidade mais grave que por vezes, pode necessitar de um tratamento adequado. Tais problemas podem incluir:

  • Bloqueio nas veias ou coágulos de sangue
  • Fístulas arteriovenosas – Vasos sanguíneos fora do normal
  • Idade avançada
  • Veias profundas com dano
  • Muito raramente, tumores
  • Gravidez
  • Fatores Genéticos
  • Ser mulher
  • Obesidade ou excesso de peso
  • Ficar tempo demais em pé ou sentado
  • Histórico de trombose venosa profunda.
  • Situações que ampliam a pressão no abdômen, tais como líquido abdominal, doenças do fígado ou insuficiência cardíaca.

Sintomas

Pode ser que as varizes não apresentem algum tipo de sintoma, como veias dilatadas, tortuosos e azuladas abaixo da pele. Caso apresente sintomas de varizes, pode apresentar:

  • Ardor, dor, inchaço, sensação de peso nas pernas, que ao fim do dia podem se tornar um pouco piores.
  • Inchaço leve, quase sempre envolvendo apenas os tornozelos e os pés
  • Coceira sobre a veia que apresenta varize. 
  • Os mais graves sintomas apresentados são:
  • Inchaços na perna e acúmulo de líquido
  • Panturrilha com muita dor depois de ficar em pé ou sentado por tempo acentuado e inchaço.
  • Alteração de cor em volta das pernas e dos tornozelos
  • Pele esticada e seca.
  • Antes e depois da menstruação os sintomas de varizes podem se agravar.

Determinados cuidados, como exercícios físicos, deixas as pernas elevadas ou utilizar meias de suave compressão, podem auxiliar no alívio da dor das varizes e ainda impedir possíveis complicações. Entretanto, caso tais sintomas não sejam minimizados ou desapareçam depois dessas medidas ou exista preocupação relacionadas às complicações, procure um médico.

Diagnóstico

Geralmente as varizes são diagnosticadas através de uma análise da aparência das veias e da pele do paciente. No decorrer do exame físico, o profissional irá fazer um exame nos pés, pernas, ou demais áreas afetadas, procurando por sintomas de inchaço, modificação no tom da pele, feridas outros demais sinais de problemas na pele. Para que se possa observar o fluxo sanguíneo, talvez seja necessário movimentar as pernas em diferentes posições.

Se houver suspeita de varizes, depois de uma após exame clínico adequado também poderá ser solicitado um exame de Doppler Colorido Venoso das pernas, uma espécie de ultrassom.

Laser no Combate às varizes

O laser é um tratamento bastante usado no combate às varizes e vasinhos. Os procedimentos a laser são usados a partir de luzes determinadas, cada uma com sua característica, sendo ser controladas com facilidade. Tais características permitem que a luz seja absorvida seletivamente pelas células sanguíneas, presentes no interior dos  vasos sanguíneos. Essa seleção altera a energia no interior dos vasos que se pretende extinguir, porém, não danificam os outros tecidos a sua volta. Desta forma se consegue o objetivo de extinguir os vasinhos da pele.

O médico fará um exame clínico e determinará quais, dentre todos os tratamentos a disposição qual o melhor para cada caso. O Laser é mais indicado para tratamentos de vasinhos do colo, da face, e aqueles presentes nos pés e nos tornozelos, além daqueles gerados em função da Rosácea.

Em casos especiais nos membros inferiores é usado o Laser, especialmente em vasos mais superficiais, vasos menores, névoa telangiectásica, naqueles pacientes que optam por não usar agulhas, dentre outros. Em grande parte dos casos usa-se a Crioescleroterapia, nos demais, o tratamento associado de laser e Crioescleroterapia. Mas é o médico que faz a análise do tratamento mais adequado.

O laser se mostra mais eficiente no rosto, pois os vasos apresentam mais na superfície, ou seja, há uma extensão pequena de pele entre os vasos e a superfície, o que minimiza os riscos e auxilia no tratamento.

Tal procedimento é feito no consultório, sem que seja necessária a aplicação da anestesia, sendo que o paciente pode voltar às atividades no dia em que sofreu o procedimento. Há restrição de exposição solar depois e antes do tratamento.

Os pequenos vasos do colo e do rosto podem ser eliminados com o Laser. No caso dos tratamentos para as pernas, não demonstra tanta eficiência em todos os vasos, sendo que a crioescleroterapia é mais eficaz no caso dos vasos com maior profundidade.

O laser perpassa a pele sem oferecer lesão e chega até a hemoglobina dos vasos que apresenta cor vermelha. Quando a hemoglobina recebe o laser, aumenta a temperatura sanguínea e o vaso é eliminado através do calor.

Isso acontece em razão de os aparelhos de laser produzirem luz com características determinadas. Desta forma se chega ao objetivo pretendido de extinguir os vasos pequenos da pele. O laser é mais eficiente no rosto, pois os vasos são bastante superficiais, ou seja,  há uma extensão pequena de pele entre os vasos e a superfície, o que minimiza riscos e ajuda no tratamento.

Determinados lasers contam com a ponta fria e outros não apresentam essa característica. Essa ponta faz com que a temperatura da pele baixe, abrandando a dor e acaba protegendo com maior eficiência a pele da atuação da energia de luz.

O procedimento é feito no próprio consultório, sem que se use a anestesia.

Aproveite a tecnologia para deixar suas pernas mais bonitas e sem dor.

Além de esteticamente desconfortáveis, as varizes podem causar dor e cansaço, problemas de pele, coágulos sanguíneos e com o passar do tempo dar aquela sensação de perna pesada. Para isso existem várias formas de tratamento; o tratamento com laser é uma opção para tratar das varizes. Atualmente, os tratamentos para varizes são um dos mais procurados entre as lesões vasculares. Com o avanço tecnológico o tratamento a laser vem se destacando como um processo muito eficiente.

Além disso, outra vantagem do tratamento realizado com laser é o tempo de recuperação do paciente. Em média, após dois dias, o paciente já pode voltar as suas atividades normais, enquanto em processos em que existe incisão, esse tempo dobra. Porém, nem todas as pessoas podem ter as varizes tratadas com laser, isso porque o laser não pode ser aplicado em todos os tipos de pele e em casos de varizes grandes o resultado ainda não é o mais eficiente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.