Vacinas Disponibilizadas Para Doenças das Enchentes

Com a situação caótica que se tornou grande parte das cidades brasileiras em virtude das enchentes provocadas pelas chuvas de verão, o número de doenças provenientes de água e alimentos contaminados vem crescendo cada vez mais.

Vacinas Disponibilizadas Para Doenças das Enchentes

Vacinas Disponibilizadas Para Doenças das Enchentes

Pensando nisso, as Autoridades de Vigilância Sanitária, através do governo de algumas cidades e municípios afetados vem distribuindo na medida do possível, alguns tipos de vacinas para combater as principais doenças originadas pela situação das enchentes.

Vacinas Distribuídas para a População

Segundo dados de autoridades, os governos de algumas cidades afetadas pelas enchentes distribuíram cerca de seis mil doses de vacinas contra as doenças difteria e tétano, que são provocadas pela contaminação de água e alimentos.

Vacinas Distribuídas para a População

Vacinas Distribuídas para a População

O Ministério de Saúde Brasileiro, já encaminhou mais de duzentos e cinquenta mil doses, além de cinco mil contra a raiva, para serem aplicados nos gatos e cães, que estiverem juntos com outras pessoas nos abrigos improvisados.

A incubação do tétano leva em média sete dias e depois, os primeiros sintomas da doença começam a surgir como dificuldade para engolir alimentos, por exemplo.

É uma doença que pode trazer riscos de vida para o indivíduo afetado, pois há chance da musculatura relacionada com o sistema respiratório do doente apresentar sérias complicações.

A difteria aparece de forma mais rápida que o tétano,podendo surgir os primeiros sinais da enfermidade em até cinco dias,e apresentando como principais sintomas náuseas, vômito, febre e tosse.

O Problema da Dengue

Além da doenças infecciosas que as águas e os alimentos das enchentes provocam, outro problema muito comum nessa época do ano, e que merece bastante atenção é a ocorrência da dengue.

Com as chuvas constantes provocando um aumento no número de águas paradas nas principais regiões afetadas, há a possibilidade de se formar ambientes propícios para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti que é o causador da dengue.

De acordo com os especialistas em vigilância sanitária, o mosquito da dengue tem um ciclo de reprodução que leva mais tempo para acontecer, porém algumas autoridades, por precaução estão distribuindo para a população das áreas afetadas, alguns kits para detectar o aparecimento da doença, caso comece a aparecer os primeiros sintomas nas pessoas residentes nessas regiões.

Vacinas Distribuídas para a População

Vacinas Distribuídas para a População

Posteriormente, algumas estratégias serão adotadas para combate aos focos do mosquito, porém no momento, as vacinas para combater as doenças são mais importantes. Um cuidado que se deve ter é com animais venenosos que geralmente aparecem com as enchentes como cobras e aranhas.

Os especialistas ressaltam que as áreas próximas aos locais afetados, também são perigosos para o aparecimento desses bichos peçonhentos, pois a chuva e os possíveis deslizamentos de terra, provocam uma alteração no seu ambiente natural, fazendo com que eles procurem outros locais para se abrigarem, e nessa situação podem atacar e ferir gravemente as pessoas.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.