Tudo Sobre a Ioga: Filosofia de Vida

A Ioga pode ser grafada também como Yoga e consiste num conjunto de disciplinas físicas e mentais que tem sua origem na Índia. Esse conceito tem ligação tanto com as práticas de meditar que são próprias do budismo bem como as do hinduísmo. Especialmente no hinduísmo a ioga se refere a uma das seis escolas (āstika) ortodoxas que fazem parte da filosofia hindu.

Dentre os ramos principais da ioga podemos citar jnana-ioga, hata-ioga, carma-ioga, raja-ioga e bacti-ioga. Vários textos hindus falam a respeito da ioga dentre os quais estão os Vedas, Shiva Samhita, Bagavadguitá, Tantras entre outros. A palavra em ioga vem do sânscrito e tem inúmeros significados.

Os principais significados que são atribuídos a essa palavra incluem “unir”, “juntar” e “controlar”. Fora da Índia a palavra ioga pode ser associada com a hata-ioga e com as asanas que são posturas. Basicamente fora da Índia a ioga é encarada como um tipo de exercício. A pessoa que pratica ioga é chamado de iogue.

O Que é a Ioga

A Ioga pode ser definida como uma filosofia de vida que teve a sua origem na Índia há mais de 5000 anos. Porém, mesmo sendo uma filosofia bastante antiga ainda hoje é bastante difundida. Trata-se de uma forma de conseguir alinhar o corpo e a mente através de um sistema holístico.

Um dos significados da palavra ioga é união porque existe uma integração entre o corpo, a mente e as emoções que ajudam a fazer com que exista um equilíbrio entre os pensamentos e as emoções. Uma das principais características da prática de ioga é levar o iogue ao estado de profundo relaxamento, concentração e a enxergar os pensamentos com mais clareza. O corpo físico é fortalecido por meio do desenvolvimento da sua flexibilidade.

O Que Prega a Ioga

O principal objetivo de quem pratica ioga é a paz de espírito, por isso os praticantes tem grande atenção aos movimentos do corpo e da respiração. Quando se aprende a olhar para dentro é natural que a ansiedade se transforme em equilíbrio. Quem se interessou e começar a busca pela paz de espírito pode fazer em casa algumas das principais posturas que são associadas a ioga.

As Técnicas de Ioga

A ioga é dividida em diversas modalidades sendo cada uma delas tem como foco um ponto além do que a outra. A seguir você vai saber mais sobre as técnicas de maior sucesso da ioga.

Ásanas

Consiste em exercícios que visam fortalecer o corpo e lhe oferecer mais agilidade prevenindo assim doenças como as psicossomáticas. Tem como característica principal considerar o alinhamento das cadeias musculares criando assim uma consciência maior do corpo. Uma das vantagens dessa prática é que não tem risco de lesões, também ajuda a desbloquear as áreas do corpo que estão tensionadas melhorando o fluxo da energia vital.

Pránáyáma

Basicamente são os exercícios respiratórios que consistem em fazer a reeducação dos músculos que se encontram ligados a função de respirar. Isso amplia e melhora a forma o oxigênio é absorvido. Após realizar a sua tarefa em relação a respiração esses exercícios ajudam a proporcionar um maior equilíbrio emocional.

Yoganidra

O objetivo desses exercícios é fazer a descontração dos músculos do corpo de forma consciente. Depois dessa parte física vem a parte da mente que consiste em imaginar que se está envolto numa cor específica. Para relaxar as pessoas se imaginam passeando por lindas paisagens como praias, campos de flores entre outros. O objetivo é se desligar da agitação do dia a dia.

Meditação

A meditação consiste basicamente em sentar num local tranquilo para se observar. O objetivo é centralizar a observação para o que acontece dentro de nós. As pessoas se preocupam muito em observar o que está a sua volta, mas precisam aprender a ver as suas próprias aspirações.

Posturas da Ioga

Sukhasana

Essa é aquela pose clássica que nos vem a mente quando falamos sobre ioga, uma das poses mais fáceis de fazer. Consiste basicamente em sentar como índio, ou seja, com as suas pernas cruzadas, as suas mãos devem ficar com os dedos fechados e juntos. Coloque as mãos sobre os joelhos. A coluna deverá ser mantida bem reta, uma dica é fechar os olhos e se entregar a meditação.

Dandasana

Para essa posição você deverá sentar num local que ofereça conforto, pode ser sobre um colchão no chão. Estique bem as suas pernas em frente ao corpo de maneira a formar um ângulo de 90° com o seu tronco sempre se lembrando de mantê-lo reto. Os braços deverão ser colocados ao lado do tronco, as palmas das mãos deverão ficar em contato com o chão.

A Grafia da Ioga ou Yoga

Em alguns países como Brasil e Portugal existe uma certa polêmica acerca da forma correta de grafar a palavra ioga. A tradução da palavra segue as regras de transliteração de idiomas escritos com base em caracteres que são distintos dos latinos. Isso inclui as línguas hebraica, grega e as línguas da Índia.

Hoje em dia existem vários opções de grafia para a palavra ioga dentre as quais estão “yôga”, “yoga”, “yóga” e a mais popular e tida como a mais correta “ioga”. Isso porque a palavra ioga é única forma que está ortograficamente correta na língua portuguesa. Autores do Ocidente podem escolher a sua própria forma de escrever a palavra.

Em geral em dicionários e livros a palavra utilizada é ioga, pois é a versão aportuguesada da mesma. Porém, é possível encontrar citações e textos que estejam originalmente em outros línguas com a palavra grafada de outra forma.

Pronúncia

A pronúncia da palavra também gera polêmica e controvérsia, pois em sânscrito a primeira e a segunda letras soam rapidamente. O “Ô” (claro que levando em conta a transliteração do alfabeto) é fechado. A sílaba “ga” é dita rapidamente o ‘g’ é quase mudo.

A pronúncia realmente correta da palavra ioga pode ser ouvida no subcontinente indiano em especial na Índia. Isso acontece porque os termos derivados do sânscrito são ditos de forma tradicional preservados pelo uso da língua híndi que é o idioma indo-ariano utilizado no país.

A ioga é praticada em outros países e em cada local tem uma pronúncia que se adéqua a língua do país. Por exemplo, na Argentina a palavra é pronunciada mais ou menos como CHôga. Já no Brasil a grande discussão fica entre a pronúncia “iôga” ou “ióga”.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.