Transtorno do Comer Compulsivo

O Transtorno do Comer Compulsivo é uma doença que afeta o psicológico de seus pacientes, consumindo grandes quantidades de comida sem controle algum, até sentir-se satisfeito. Diferente da bulimia, em que a quantidade ingerida de alimento é compensada com vômitos ou uso de laxantes, no Transtorno do Comer Compulsivo o paciente não utiliza destes compensadores, mas pode causar congestões e outros problemas no sistema digestivo.

No Transtorno do Comer Compulsivo, a pessoa ingere quantidades grandes de comida, muito longe dos seus próprios padrões ou dos padrões recomendados por nutricionistas. Mesmo sem fome, o paciente come até se sentir farto. Não obstante, devido a ingestão excessiva, o paciente perde autoestima, sentindo-se muito acima do peso, quando já não está, ou incapaz de impedir o transtorno.

Este tipo de transtorno compulsivo ocorre com pessoas entre 20 e 30 anos de idade, na maioria mulheres. As causas costumam ser traumas, ou seja, após passar por um evento marcante, como perda de parentes, fim de relacionamentos, ou ainda demissão de empregos, perde-se o controle sobre ações que seriam consideradas erradas, levando ao transtorno.

Transtorno do Comer Compulsivo

Transtorno do Comer Compulsivo

 

O transtorno do comer compulsivo também pode estar relacionado a outros transtornos, como o da ansiedade, por exemplo. Há ainda casos em que ele ocorre como uma “evolução” de hábitos alimentares errôneos, aumentando o hábito de comer a um limites inconsistentes, sem preocupações.

Diagnosticar um transtorno de comer compulsivo é simples de ser realizado. Durante um período de 6 meses, o paciente deve notar sintomas corriqueiros como:

 

Transtorno do Comer Compulsivo

Transtorno do Comer Compulsivo

  • Vontades repentinas de comer
  • Uso contínuo de produtos para emagrecimento
  • Mudanças abruptas de peso
  • Comer compulsivamente durante sentimentos de culpa, raiva ou medo
  • Hábitos incomuns em sua alimentação, como comer rápido demais e em grandes quantidades durante o dia, comer sem ter a sensação de fome, ou sentir-se culpado após comer demais
Transtorno do Comer Compulsivo

Transtorno do Comer Compulsivo

O tratamento para o transtorno do comer compulsivo envolve terapias cognitivas- comportamentais, que envolvem técnicas de distração, relaxamento e controle dos registros dos transtornos. Este tipo de tratamento é o que mais gera resultados, ao contrário do uso de remédios ou tratamentos psiquiátricos mais intensos em que são utilizados apenas em casos extremos, beirando a depressão. O acompanhamento de um nutricionista também é essencial para retomar o controle alimentar corretamente, sobretudo em casos de obesidade decorrentes do transtorno. O Transtorno do Comer Compulsivo é um problema que afeta uma parcela significativa da população. As consequências desastrosas deste mal são um reflexo dos problemas que encaramos dia a dia, que devem ser evitados e acompanhados por aqueles que se preocupam com o bem-estar dos seus entes queridos. O remédio mais eficaz para transtornos como este é a atenção, pois sozinho um paciente não conseguirá sair desta situação.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.