Terapia Ocupacional

A terapia ocupacional é uma profissão da área da saúde, que lida com pacientes com alguma disfunção física ou neurológica, buscando soluções alternativas para que esses pacientes possam realizar atividades do cotidiano, aprendendo ou reaprendendo funções básicas como escovar os dentes ou pentear os cabelos.

Atividades

A profissão foi regulamentada no Brasil em 1969, no entanto essa atividade é muito antiga, e no século passado era conhecida como tratamento pelo trabalho ou praxiterapia. Como as demais profissões da área de saúde, o terapeuta ocupacional precisa ter uma abordagem humanística, uma vez que vai lidar justamente com as dificuldades de seus pacientes.

Nesse artigo nós vamos conhecer um pouco mais sobre essa profissão, os perfil do profissional, sua aárea de atuação, formação e o mercado de trabalho.

Perfil do Profissional

Um profissional que gosta de gente, de ajudar o próximo, esse é o perfil básico do terapeuta ocupacional, pois ele trabalha com pessoas temporária ou definitivamente limitadas em suas capacidades físicas ou mentais.

Valores

Ele precisa também ser habilidoso, criativo, possuir destreza manual, interesse social e coletivo, capacidade de persuasão, ser comunicativo, perspicaz, ter sensibilidade, equilíbrio emocional e respeito para tratar com seus pacientes.

Formação Acadêmica

O bacharel em terapia ocupacional – TO, obtém sua formação através de curso de 4 anos, com uma ampla grade curricular, que contempla disciplinas como: abordagem psicológica da pessoa com deficiência, anatomia, cinesiologia, cinesioterapia, comunicação e expressão, desenvolvimento humano e infantil, ergonomia e saúde ocupacional, fisiologia, indicação e confecção de órtese e prótese, neuroanatomia, ortopedia, traumatologia e reumatologia, patologia, processo de envelhecimento, psicologia do desenvolvimento, psiquiatria, TO aplicada à: deficiência mental, deficiência sensorial, geriatria e gerontologia, habilitação e reabilitação profissional, neurologia em adulto, neuropediatria, ortopedia, traumatologia e reumatologia, prevenção e comunidade e a Saúde Mental e Psiquiatria, além de outras disciplinas e o estágio.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho do Terapeuta Ocupacional tem crescido nos últimos anos, especialmente depois de implementadas as políticas públicas que cuidam dos idosos e dos portadores de necessidades especiais. As principais áreas de atuação do TO são em hospitais, ambulatórios, clinicas de reabilitação, clinicas de fisioterapia, centros de reabilitação, geriatrias, centros de convivência, academias, clinicas e escolas especializadas, centros de saúde, institutos de pesquisa, e instituições como a AACD e a APAE.

Clinicas

O maior número de vagas é junto aos órgãos públicos, nas áreas de saúde mental, do idoso e do trabalhador, atuando com pacientes de todas as faixas etárias. O TO também atua na prevenção de disfunções, especialmente nos ambientes escolares e de trabalho, na área de ergonomia, buscando formas para que a interação entre o homem e os sistemas seja o mais perfeito possível. O TO também compõe equipes multiprofissionais para cuidar dos pacientes com diversas disfunções.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.