Saneamento E Saúde

Saneamento, saúde e meio ambiente são analisadas hoje pelo mesmo enfoque, havendo uma percepção da importância e da interdependência entre esses conceitos e praticas. Ao cuidar das questões de saneamento o homem valoriza o ambiente e tem reflexos diretos nos aspectos de saúde humana, especialmente nas populações de baixa renda. Ao abordar a relação entre saneamento e saúde nos reportamos aos períodos ao longo da história onde se vislumbrou o cuidado com o ambiente com vistas à prevenção de problemas de saúde da população, tendo o saneamento como referencia. A relação entre saneamento e saúde vem de eras distantes, onde era reconhecida a importância de se purificar a água e de praticarem hábitos sanitários, até a atualidade onde o homem percebe os impactos ambientais causados pela complexidade da organização social contemporânea, considerando além das questões sanitárias e os riscos a saúde e beleza a ele associados, outros fatores de natureza diversa, como a poluição atmosférica, a degradação do solo, a poluição das águas, o emprego desmedido de agrotóxicos na agricultura, e outros fatores correlatos.

Saneamento E Saúde

Saneamento E Saúde

Segundo o dicionário Michaelis a palavra “saneamento” deriva de “sanear”, que significa tornar são, sanar, curar, sarar, tornar higiênico ou salutar; salubrizar. Resumindo podemos afirmar que saneamento equivale a dizer tornar saudável, ou seja saneamento e saúde mantém uma relação estreita, pois as ações de saneamento atuam de forma preventiva, preservando e promovendo a saúde dos indivíduos. É comprovado que as ações de saneamento têm uma resposta direta na diminuição considerável do numero de atendimento médico e hospitalar na região afetada, assim saneamento é considerada uma questão de saúde pública em todo o mundo. As regiões atendidas por saneamento básico como tratamento da água e atendidas por rede de esgoto o numero de epidemias e doenças associadas é bastante reduzido, contribuindo para uma qualidade de vida muito melhor da população, com condições de saúde e higiene e saúde adequadas e índices de mortalidade infantil reduzidos.

Saneamento

Saneamento

Saneamento está diretamente relacionado à saúde e isso é comprovado, entretanto saneamento também está diretamente ligado as questões ambientais e também tem reflexos na qualidade de vida das população, na sua auto-estima e na sua produtividade. Comunidades atendidas por redes de esgoto e água tratada não tem somente uma vida mais saudável do ponto de vista físico, mas psíquico também, a auto-estima dessas comunidades é maior, refletindo no seu desempenho no trabalho, e nas condições de higiene de suas casas e também nas suas condições econômicas. A relação entre desenvolvimento e saneamento é cultural e bastante definida, os países menos desenvolvidos têm os menores índices de saneamento, enquanto os países mais desenvolvidos têm os maiores índices de cobertura por saneamento, sendo esse um dos índices de desenvolvimento utilizados mundialmente.

Prêmio Qualidade Brasil

Prêmio Qualidade Brasil

Os números das pesquisas sobre saneamento no Brasil e também no mundo são assustadores e a maioria da população do planeta não é atendida pelos sistemas básicos de saneamento. Entretanto nos últimos dois anos a situação no Brasil tem se alterado e o governo vem investindo em saneamento, uma decisão inteligente, uma vez que pesquisas informam que para cada real investido em saneamento se economiza quatro reais na saúde pública, o que nos mostra a importância do saneamento e a equivalencia em dizer que saneamento é saúde, qualidade de vida e também economia. Existe também o saneamento do meio ambiente, que visa diminuir os impactos e retomar o controle do meio ambiente que hà tempos perdemos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.