O Salmão é um peixe rico em astaxantina ou AST, substância que dá cor à carne o peixe e que combate os radicais livres.

Foto de Salmão
Mas o que são radicais livres? Os Radicais livres são substâncias que vêm do oxigênio que podem degradar as células, quando em excesso.
Além de evitar a degradação das células. a AST ajuda a evitar o câncer de pele protegendo contra radiação ultravioleta, melhora o sistema imunológico, combatendo microorganismos agressores, infecções e combate úlceras estomacais.
Um peixe de grande porte, o salmão pertence à espécie Salmo salar, família Salmonidae, em que também estão inseridas as trutas. O salmão é proveniente de rios e de mares da Europa. É muito consumido no mundo inteiro e a sua carne possui um tom rosa.
A produção do salmão acontece em um sistema mais conhecido como aquacultura, em que os animais são criados em um ambiente aquático, para que possam ser consumidos pelos humanos.
A espécie de salmão conhecida como salmão bravio, principalmente aquela proveniente do Oceano Atlântico, é originária da água doce. No inverno, ela vai para o mar. Em geral, o salmão bravio costuma ir para o norte da Europa. Na primavera, ele volta para o mesmo lugar onde foi gerado, onde irá se reproduzir. É nesse momento que ele é capturado.
Uma curiosidade sobre o salmão é que a sua cor original é branca, e não rosa ou avermelhada. O que deixa a sua cor nesses tons é um pigmento chamado astaxantina, que está presente em seres unicelulares e nas algas. Essas espécies são consumidas por camarões marinhos. O conteúdo das granulações das algas e dos seres unicelulares encontram-se depositados na casca e nos músculos. Quando o salmão os ingere, o pigmento então é levado até o seu tecido gorduroso, onde é fixado.
Durante o período da concepção, a cabeça do macho sofre uma alteração física. A sua mandíbula inferior ganha uma forma mais arqueada e longa, mais parecida com um gancho, e a carne fica com a cor branca. O salmão do Oceano Atlântico costuma se multiplicar mais uma vez, pelo menos. Já aquele do Oceano Pacífico, após a procriação, ele morre.
Benefícios do Salmão Para a Saúde
O salmão é considerado um dos alimentos mais nutritivos que existe, pois é uma importante fonte de vários nutrientes que atuam na prevenção de doenças, como vitaminas do complexo B, selênio, antioxidantes, potássio, ômega-3, vitamina D e proteína. Confira abaixo os seus principais benefícios para a nossa saúde:
- Combate os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce das células, pois é fonte de antioxidantes;
- Diminui os riscos de doenças do coração, por ser uma excelente fonte de ômega-3, que são gorduras saudáveis essenciais saudáveis, e que o nosso organismo não é capaz de produzir. O salmão possui ácidos graxos poli-insaturados do tipo DHA (ácido docosa-hexaenoico) e EPA (ácido eicosapentaenoico). Juntos, eles atuam na promoção da saúde do sistema cardiovascular, do cérebro, sistema nervoso, saúde ocular e etc.
- Ajuda na absorção de cálcio, no crescimento ósseo, na saúde dos músculos, na diminuição de inflamações que causam doenças do coração, e no sistema imunológico. Tudo isso é possível devido à vitamina D presente em sua composição.
- Ajuda na construção de massa muscular, na saúde da pele e dos cabelos e regulação dos níveis de hormônios responsáveis por controlar o apetite, aumentando a sensação de saciedade.
Receita Com Salmão
Confira abaixo uma sugestão de receita super prática e saborosa de salmão.
Salmão na Brasa
Ingredientes:
- 1 peça de salmão
- Azeite a gosto
- 1 ramo de alecrim
- Sal da parrilha
- Pimenta-do-reino a gosto
- Limão Taiti
- 1 tábua de cedro
Modo de preparo:
- Tempere o salmão com o sal e a pimenta-do-reino. Deixe a tábua de molho na água por cerca de 30 minutos, para que ela possa absorver a umidade. Retire a tábua da água e seque o excesso de água. Pegue um fio de azeite e passe na tábua. Adicione três rodelas de limão e coloque o peixe por cima das mesmas. Em cima do salmão, coloque os ramos de alecrim e um pouco mais de azeite. Leve ao forno para assar. Retire quando estiver dourado.