Sal e Gordura Demais

Pesquisa do Instituto brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada no último mês de julho mostra que cerca de 90% dos brasileiros têm comido menos alimentos saudáveis, como frutas e vegetais, que o recomendado para a manutenção da vida saudável. O Ministério da Saúde sugere que no mínimo 400 gramas desses produtos devem ser consumidos diariamente. Por outro lado, aumentou o consumo de alimentos gordurosos e com excesso de sal. Até o tradicional prato arroz e feijão sofre com aumento da quantidade de sal e gorduras. O levantamento foi feito em residências brasileiras entre os anos de 2008 e 2011.

sal e gordura-3

Sal e Gordura Demais

Os adolescentes, entre 12 e 18 aos, são os que mais abusam de sal e gordura, segundo a pesquisa do IBGE. Macarrão instantâneo, bolachas e chocolate estão entre os alimentos preferidos dessa faixa etária, o que é extremamente preocupante para a saúde. O consumo de sal e gordura entre pessoas com essa idade é cerca de 30% superior ao de idosos e 20% maior que dos adultos. A preocupação com a saúde nesses casos deve-se ao fato de que com o aumento do consumo dessas substâncias diminui-se a absorção de vitaminas D e E, além do cálcio, importantes para a manutenção da saúde dos ossos e, portanto, para evitar doenças como a osteoporose.

O estudo também relaciona o aumento do consumo de sal e gordura entre os brasileiros com o aumento da renda e poder aquisitivo da classe média do país. Alimentos saudáveis como arroz, feijão, mandioca e principalmente frutas e legumes são deixados de lado conforme as famílias têm mais dinheiro. Em troca, consome-se mais pizzas, salgadinhos, refrigerantes e outros alimentos que possuem excesso de sal e gordura.

sal e gordura-2

Grandes Quantidades de Sódio

Comer fora de casa, seja em restaurantes, bares ou lanchonetes, também influi para o aumentos das calorias devido ao sal e gorduras. O estudo mostra que 40% dos brasileiros comem diariamente algum produto fora de casa, que costumam possuir mais sal e gorduras.

O Instituto brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) realizou a pesquisa na qual analisou a quantidade de sal e gordura dos alimentos destinados a crianças. Resultado: a maioria possui excesso dessas substâncias.

sal e gordura-1

Má Alimentação

Em muitos casos a situação é ainda pior. Os alimentos têm mais sal e gordura que o indicado na embalagem, o que pode fazer com que pessoas que têm doenças e controlam a quantidade que ingerem, acabem comendo mais que imaginam dessas substâncias. Outro dado preocupante revelado pela pesquisa do Idec diz respeito às gorduras trans. Há alimentos que se dizem livres dessa substância, mas na verdade não são. O salgadinho de bacon Magikito, por exemplo, diz ter 0 de gordura trans, mas tem 1,66%. A empresa se defende alegando que os números colocados na embalagem são pesquisados por grandes e respeitadas empresas do ramo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.