Propriedades Endócrinas dos Músculos

Produção de Hormônios

De acordo com descobertas recentes da medicina , os músculos do corpo humano, além de apresentarem a função mecânica,indispensável aos exercícios físicos, ainda produz umasubstância que combate enfermidades, como diabetes, por exemplo.

Congresso de Medicina do Esporte

A liberação de hormônios pelos músculos do corpo, é uma descoberta nova, e continua sendo estudada. O tema foi debatido, no Congreeso Brasileiro de Medicina do Exercício e Esporte, no estado do Paraná.

Segundo endocrinologistas, a massa muscular libera substâncias que servem para combater o aumento do peso corporal, podendo ser comparadas às novas descobertas do que ocorria no tecido adiposo, que são as reservas de gordura, já que por vários anos achava-se que ele não produzia hormônios, mas devido às pesquisas, descobriu-se que ele produz adipocinas, hormônio que realiza várias funções, e são importantes para transportar substâncias no organismo.

Musculos

Os músculos também produzem interleucinas, que como os hormônios são substâncias responsáveis, pela regulação do metabolismo no organismo.

Ação das Interleucinas

As interleucinas estão associadas a um processo inflamatório, que não causa dano ao organismo. Segundo especialistas, essas substâncias aumentam o consumo de glicose, pelas células, gerando mais energia para o corpo da pessoa, além de atuarem prevenindo a síndrome metabólica, diminuindo o risco do aparecimento de doenças graves, como diabetes, infarto e aterosclerose.

Substancia

Outra importante função das interleucinas é a oxidação de ácidos graxos, que em seu processo metabólico produz energia em quantidade superior a produzida pela ingestão dos carboidratos, demonstrando que o músculo ao ser acionado pela atividade física, aumenta o metabolismo, suprindo uma falta de energia. De acordo com profissionais especializados, o músculo é um fabricante de elementos que servem de comunicação entre órgãos distantes, entre eles as miocinas, que é uma interleucina, e portanto atua dessa forma também.

Frequência de Infartos

A atividade física traz grandes benefícios ao metabolismo do organismo humano, mas também pode trazer alguns riscos, dependendo da intensidade e condição física do esportista. De acordo com cardiologistas, cerca de dez por cento dos infartos ocorrem depois de exercícios físicos de grande impacto, ou de longa duração, como maratonas, por exemplo, fazendo com que ocorra a liberação de radicais livres em alta quantidade, provocando alterações no DNA celular, resultando em enfermidades.

Exercicios

O organismo, então, para se proteger utiliza uma proteína que é eficiente em sua função, mas se houver alguma falha nesse processo, pode levar o indivíduo a um processo inflamatório, ocasionando a aterosclerose. Para evitar essas complicações, especialistas recomendam sempre o consumo de uma dieta equilibrada, e atividade física adequada ao condicionamento físico da pessoa, com acompanhamento de profissionais especializados, sendo essa é a melhor maneira de evitar sobrecarga corporal. Esse procedimento também é válido para a musculação, ainda que não haja muitos estudos que comprovem sua relação com o estresse oxidativo.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.