Precauções Para a Gravidez Depois dos 40 Anos

A sociedade passou por grandes e profundas mudanças ao longo do tempo especialmente no que concerne a organização e papéis de cada pessoa. Há algum tempo as mulheres tinham como principal tarefa da vida se casar e ter muitos filhos. Trabalhar era algo fora de cogitação há alguns séculos.

Porém, devido a mudanças históricas como as duas grandes guerras mundiais e a industrialização do século passado as mulheres assumiram novos papéis e passaram a trabalhar e procurar por reconhecimento e crescimento profissional. Com esses novos desejos ter filhos acabou se tornando um plano mais a longo prazo.

Cada vez mais mulheres têm engravidado por volta ou depois dos 40 anos de idade. Algo que parecia quase impossível se tornou uma escolha devido a tratamentos e avanços da medicina. Mas, será que engravidar nessa idade exige mesmo alguns cuidados especiais? Continue lendo para entender melhor a questão.

Qual a Melhor Idade Para Engravidar?

Mesmo que para grande parte das pessoas os 40 anos representem o começo da chamada idade avançada para engravidar vale a ressalva de que os médicos na verdade essa idade é a partir dos 35 anos. O período mais interessante e saudável para uma mulher engravidar seria entre os 19 e 29 anos de idade uma vez que é o momento da vida em que o corpo apresenta as melhores condições para a gestação.

As gestantes que engravidam nesse período estão expostas a menos riscos para si e para o bebê. Os médicos alertam que cada ano depois dos 35 anos aumenta o risco e a gravidez depois dos 40 anos é bastante crítica. Existe ainda a questão da fertilidade que começa a ser reduzida com o passar do tempo. O auge da fertilidade se dá entre os 15 e 25 anos de idade.

Queda de Fertilidade

Embora tenha havido um aumento considerável na expectativa de vida é necessário dizer que o ovário da mulher permanece o mesmo, ou seja, a fertilidade começa a diminuir a partir dos 25 anos de idade, a queda aumenta aos 30 e se torna bem grande depois dos 40 anos.

Cada ovário já é criado com um número de óvulos determinado e em algum momento eles irão acabar. Além disso, acontece que no período entre 30 e 40 anos de idade a mulher fica mais suscetível a ter problemas como o surgimento de cisto de ovários e endometriose que podem acarretar na necessidade de cirurgias que podem causar a infertilidade.

Precauções Para Gravidez Após os 40

Para Engravidar só com Tratamentos?

Existe uma ideia errônea de que para uma mulher engravidar depois dos 40 anos de idade ela precisa fazer algum tipo de tratamento. Somente se mostra necessário fazer algum tipo de tratamento se a mulher em questão tiver problemas de fertilidade. Os especialistas consideram como caso de infertilidade se o casal está tentando ter um bebê há mais de um ano sem sucesso mantendo mais de duas relações por semana e sem nenhum método contraceptivo.

Se houver a necessidade de fazer tratamento médico para engravidar o quanto antes o casal procurar um especialista será melhor. Existem várias clínicas especializadas que podem ajudar. Observe que quanto mais jovem for a mulher mais fácil será que o tratamento dê resultados.

Os Riscos

O principal problema que pode surgir para uma gestante com mais de 40 anos é o surgimento de doenças. Dentre as doenças mais comuns para essas gestantes estão diabetes e hipertensão arterial. Durante a gestação podem aparecer doenças como diabetes gestacional, pré-eclâmpsia (decorrente do comprometimento da placenta) e parto prematuro.

Todas as doenças que citamos podem trazer problemas para o bebê uma vez que interferem no crescimento do feto. Existe ainda a questão de que depois dos 35 anos de idade os óvulos já não possuem o conteúdo genético com a mais eficácia de maneira que se torna mais fácil que o bebê sofra de alguma síndrome de origem genética.

Gestação Múltipla

Muitas pessoas acreditam que mulheres que tem em torno de 40 anos e ficam grávidas de gêmeos ou trigêmeos passaram por tratamentos de fertilização, mas nem sempre isso é verdade uma vez que quanto mais idade a mulher tem maiores são as chances de uma gravidez múltipla. Contudo, nem tudo são flores e claro que uma gestação de mais de um bebê pode trazer problemas.

Uma gestação de gêmeos ou trigêmeos aumenta as chances de que ocorra parto prematuro e restrição do crescimento do feto. Nos casos em que a gestante já passou por outras gestações sem problemas existem menos chances de ter um filho com má formação. Ficar atenta e se cuidar é muito importante para todas as gestantes especialmente para aquelas que passaram dos 40 anos.

Cuidados – Antes e Depois da Gestação

Quando decide engravidar a mulher (de TODAS idades) deve procurar um médico para fazer alguns exames relevantes além de complementar as vitaminas e ácido fólico do organismo. Além disso, o médico ajudará a futura gestante a corrigir hábitos que sejam ruins para ela e para o bebê como o tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas.

Os médicos dão as mesmas orientações para as gestantes de todas as idades, mas para aquelas que têm mais de 35 anos eles falam mais sobre os riscos. Todas as mulheres que querem ter um filho devem passar por um mapeamento de doenças para saber se estão aptas para tal. Quanto mais perto dos 40 anos a mulher estiver deve ficar atenta para questões como a sua pressão arterial, problemas na tireoide assim como doenças genéticas.

Cuidados Antes de Engravidar

Ao tomar a decisão de dar vida para um bebê é importante realizar exames pré-gravídicos para ter certeza de que tudo está bem além de ficar em dia com as suas vacinas e ter orientações a respeito do ácido fólico que deve ser consumido durante a gestação. É sempre bom lembrar que se a mulher com mais de 40 anos que deseja engravidar tem hábitos saudáveis, se alimenta bem, é magra, não fuma e não bebe terá mais chances de ter uma gestação tranquila.

Para qualquer gestação ser boa e tranquila é importante que a futura mamãe seja saudável e deseje receber esse bebê em sua vida.

Hoje em dia, a gravidez precoce não é a preferida pela maioria dos casais, enquanto que na fase posterior, quando se sentem prontos para essa viagem, torna-se mais difícil para as mulheres engravidarem. Sendo preciso, há uma abundância das mulheres que têm dificuldades em engravidar depois dos 35 anos, e mais ainda depois dos 40, devido aos sinais de envelhecimento que começam a aparecer nessa idade. Diagnóstico Médico Ao chegar a uma determinada idade, os óvulos produzidos pelos ovários da mulher começam a diminuir. Existem vários médicos que oferecem aconselhamento às mulheres sobre certas técnicas de aumentar a quantidade de óvulos. Antes de tentar a gravidez, o diagnóstico da fertilidade é a melhor opção.

Precauções para a gravidez depois dos 40 anos

Precauções para a gravidez depois dos 40 anos

Os médicos fazem a análise de hormônios dentro do corpo, realizam ultra-som e até mesmo fazem a contagem de esperma. Em casos de cuidado especializado, alguns casais chamam especialistas em fertilidade para ter acesso a informações sobre as complicações de fertilidade. Há circunstâncias em que recorrer ao tratamento médico se torna a melhor opção. Inseminação Artificial Essa é a alternativa nos casos em que todos os outros tratamentos médicos deixam de dar resultados positivos sobre a gravidez. Durante a inseminação artificial, as células do esperma são posicionadas em grande proximidade com o colo do útero.

Precauções para a gravidez depois dos 40 anos

Precauções para a gravidez depois dos 40 anos

Este é o melhor lugar quando as células de esperma são demasiadamente lentas para atingir a trompa, ou se houver baixa contagem de espermatozóides. Fertilização In Vitro Esta é outra alternativa para outras opções que falharam ao tentar estar grávida depois dos 40 anos. É realizada através da fusão do óvulo com o espermatozóide dentro de um tubo, para que este venham a fertilizar. Em dois dias, o óvulo fertilizado é colocado dentro da mulher, onde ele pode ficar implantado no interior da parede uterina e iniciar a tão esperada gravidez. Precauções a Tomar após a Concepção Existem vários outros tratamentos médicos que podem ser escolhidos para conseguir a gravidez depois dos 40 anos. Aqueles que desejam realmente conceber nesse período, devem tomar algumas medidas preventivas, como evitar bebidas alcoólicas, o fumo e o consumo desnecessário de vários medicamentos.

Precauções para a gravidez depois dos 40 anos

Precauções para a gravidez depois dos 40 anos

Especialmente durante os primeiros três meses é necessário adotar uma rotina mais saudável, tanto na dieta como na quantidade adequada de sono, que é muito importante para a nutrição e desenvolvimento adequado do bebê.  Também é necessário evitar a cafeína, alimentos processados, peixes ou frutos do mar e até mesmo tomar banhos muito quentes. Na maioria das vezes, as mulheres grávidas acima dos 40 anos, experimentam abortos devido a uma série de razões, e também por não tomarem medidas preventivas para manter o embrião em desenvolvimento seguro. Riscos de defeitos congênitos são mais elevados em circunstâncias em que as preocupações de higiene não são bem aplicadas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.