Piores Alimentos Para Saúde

Você é daquelas pessoas que consegue resistir a um alimento que não é considerado muito bom para a saúde? Ou você é do tipo que não está nem aí e come tudo aquilo que tem vontade sem sentir culpa?

Apesar de nos sabermos que existem alimentos que não fazem bem à saúde é bem verdade que uns fazem mais mal ainda. Foi pensando nisso, que uma nutricionista norte-americana, depois de uma longa pesquisa, fez uma “seleção” do que tem de pior. Isso mesmo, ela destacou os 10 piores alimentos para saúde de todos. Mas, não vá ficando animadinho, esses são os piores, o que não quer dizer que os outros podem ser consumidos com total liberdade sem riscos ao nosso corpo.

Apesar de serem colocados na lista da nutricionista como os piores alimentos para saúde, vale ressaltar que a doutora deixa claro que não é preciso eliminá-los da nossa vida. Segundo ela, o problema está no excesso do consumo desses alimentos. Quando ingeridos com muita moderação, como no máximo, uma vez por semana, não são temidos vilões.

Veja a Lista dos 10 Piores Alimentos Para Saúde, Segundo a Médica Norte-Americana.

Sorvete de Massa: Se trata de um alimento industrializado e só por esse motivo já não seria bom para uma dieta saudável, além disso, os seus carboidratos são de baixíssimo valor nutricional. O que significa que tem um alto teor de açúcar que quando estão no corpo em pouco tempo se transformam em gordura ruim.

Quando consumido em excesso, facilmente faz com que as pessoas ganhem peso. Para se ter uma ideia uma bola de sorvete de chocolate representa 130 calorias. Mas, o aumento do peso não é o pior problema, e sim, o processo de oxidação, que pode levar a problemas a longo prazo nos rins, no coração e no cérebro.

Troque o sorvete pelos picolés em palito de frutas que possuem menos calorias e menos gorduras saturadas.

Salgadinhos de Milho: Esses deliciosos salgadinhos tem um grande problema na sua composição, eles são cheios de produtos químicos, alguns deles podem até ocasionar uma alergia. Outra problema é que todo o sódio que uma pessoa pode consumir durante um dia, ela consome quando abre e come um pacote deste tipo de salgadinho. Sem falar no alto teor de gorduras saturadas.

Para substituir o salgadinho de milho a nutricionista recomenda a pipoca de panela com óleo vegetal e claro, nada de encher de sal depois de pronta.

Pizza Congelada: Outro alimento que faz com que consumimos um valor acima do que é permitido por dia de sódio. E isso pode provocar problemas como de pressão alta e nos rins.

  • Outro problema da pizza congelada está em relação aos ingredientes, a farinha branca utilizada, que não tem o efeito inibidor de apetite, pelo contrário, estimula a fome poucos minutos depois.
  • A nutricionista recomenda que o alimento seja consumido no máximo uma única vez por semana e com produtos frescos.

Batata Frita: O grande problema aqui é a fritura. Todo alimento que é colocado a alta temperatura acaba sofrendo modificações moleculares. Na prática, isso poderia ocasionar problemas de coração e até mesmo câncer. Sem falar que a cada 100 gramas de batatas fritas consumidas, você está consumindo 14% de gordura saturada. O que é péssimo para saúde.

A dica para o consumo mais saudável é cortar as batatas em rodelas e levá-las ao forno regadas de azeite e alecrim. Se for fazer batatas fritas, comer uma vez por semana no máximo e nunca reutilizar o óleo.

Salgadinho de Batata: Esse tipo de alimento consegue ser pior do que a batata frita. O problema são os ingredientes, muito sal, muita gordura e muitas substâncias químicas.

O melhor é trocar o salgadinho de batata por pipoca de panela ou batata de forno.

Bacon: Pesquisas em universidades americanas revelaram que 50 gramas de carne transformadas em bacon fazem com que uma pessoa aumente em 42% o risco de ter problemas de coração e também as chances de ter diabetes do tipo 2. No caso dos diabetes, o problema está na diminuição de insulina que o alimento provoca. Sem falar no valor calórico altíssimo.

Quem não consegue cortar de vez do cardápio o bacon deve consumi-lo uma única vez na semana.

Cachorro-quente: Parece inocente, mas não é, e o problema está na salsicha que tem um alto valor calórico e de gorduras saturadas. Toda carne processada, como a salsicha e também o bacon possuem substâncias que fazem mal ao estômago, os nitratos e nitritos. Ambos podem estimular ao desenvolvimento do câncer.

Então, a dica é trocar o cachorro-quente por um lanche com pão integral e peito de peru ou queijo branco e ficar bem longe da salsicha também em outros casos.

Churros Recheados: A massa frita com recheio de chocolate ou doce de leite é rica em açúcar e para completar tem a fritura, que é sempre um inimigo da saúde. O seu consumo supera as gorduras saturas que uma pessoa deve consumir diariamente.

Se você ama mesmo churros, limite o consumo a uma única vez por semana, no máximo. Se for uma vez por mês é melhor ainda.

Refrigerante: O grande problemas dos refrigerantes, em geral, é o alto teor de açúcar, para cada lata de 350 ml são 37 gramas. O que significa que uma pessoa que bebe uma lata de refrigerante por dia consome em um mês 1 quilo de açúcar. E o consumo de muito açúcar pode ser um dos responsáveis por acidente vascular cerebral. E não é só isso, eles também podem ser culpados por problemas ligados ao pulmão, uma vez que aumentam o peso e provocam o que é chamado de inflamação respiratória.

Vale ressaltar que os sucos industrializados fazem tanto mal quanto só refrigerantes por conta da quantidade de açúcar e o pior deles é o refresco. O melhor mesmo é trocar o refrigerante pelo suco natural.

Refrigerante Diet: É uma ilusão trocar o refrigerante comum pelo diet achando que o problema e riscos estão eliminados. Segundo uma pesquisa americana, pessoas que consomem este tipo de refrigerante todos os dias aumentam as suas chances de sofrerem um infarto. Outra pesquisa, associa ao consumo exagerado da bebida ao diabetes tipo 2. Os sucos naturais sempre são a melhor opção.

Quanto a separar os refrigerantes diet dos normais, para outros nutricionistas não faz sentido porque ambos fazem mal igualmente a saúde.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.