Para Que Serve o Filtro do Cigarro? Ele Segura as Toxinas?

O filtro do cigarro, normalmente, é fabricado da fibra de celulose, do papel ou do carvão ativado. Sendo que o carvão ativado é embebido em acetato de celulose como em uma cavidade própria.

Um tempo atrás, eram usados em certos filtros amianto e resina fenol-formaldeído. O fumo, após inalado, é alterado pelo acetato e o papel, uma vez que eles retêm algumas certas partículas por meio da filtração.

Quando o carvão ativado é embebido no filtro, ele muda a fase gasosa por meio da absorção. Os filtros têm a capacidade de reduzirem em até 50% na nicotina e no alcatrão inalado, apresentando uma redução ainda maior para outros tipos de compostos, como é o caso dos fenóis, por exemplo.

Porém, os filtros não são capazes de filtrar as toxinas como, por exemplo, o monóxido de carbono.

Para saber mais sobre os filtros dos cigarros, continue lendo e tire todas as suas dúvidas aqui.

Qual a Função do Filtro do Cigarro?

Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, o filtro do cigarro não é um item decorativo. O seu objetivo é reduzir a quantidade inalada de algumas substâncias, como o alcatrão e a nicotina, por exemplo, diminuindo a fumaça inalada, e aumentando a inalação de ar.

O filtro industrializado surgiu por volta de 1950, após a realização de alguns estudos que demonstraram que o cigarro era nocivo à saúde.

Filtro do Cigarro

Filtro do Cigarro

Relação Entre a Cor do Filtro do Cigarro e as Consequências Para a Saúde

Uma pergunta comum diz respeito à cor do filtro do cigarro. Será que a cor realmente interfere nos danos que o cigarro causa para a saúde?

Uma revisão feita pela National Institute of Health, a respeito dos riscos que estão associados com o consumo de cigarro, versou sobre os cigarros que apresentam um teor menor de alcatrão (com o filtro branco), monóxido de carbono e nicotina, se propagam como cigarros que oferecem menos riscos à saúde.

A revisão chegou à seguinte conclusão, aplicável aos cigarros com baixos teores: ““Estudos epidemiológicos e outras evidências científicas, incluindo o padrão de mortalidade por doenças causadas pelo tabagismo, não indicam benefícios para a saúde pública no que se refere às alterações no desenho ou manufatura de cigarros nos últimos 40 anos”

Cores dos Filtros dos Cigarros e o Marketing

Nos Estados Unidos, os fabricantes de tabaco estão usando embalagens, cores, descritores light e imagens gráficas nas propagandas e nas embalagens.

A marca de cigarro Kent, no começo dos anos 60, veiculou uma propaganda da marca mostrando modelos totalmente brancos, e em um ambiente também todo branco. A marca Parliament, da mesma forma, também utilizou muito os ambientes brancos durante um bom período dos anos 90. E usou também bastante lugares externos, com uma conotação bem natural.

A legislação antitabagismo do Canadá é uma das melhores que existem. Por isso, o Canadian Ministerial Advisory Council on Tobacco Control acabou fazendo algo bem sensato. Ele fiz uma recomendação para o Governo de que ele proibisse toda e qualquer palavra, dispositivo ou cor que faça com que as pessoas tenham uma percepção equivocada a respeito dos riscos e/ou das emissões de nicotina e de alcatrão.

Como é Feita a Divisão das Cores de Filtros de Cigarro?

Os cigarros light, ou brancos, trazem um sentido mais comercial. Dessa forma, as marcas tinham como intuito passar para o consumidor a falsa ideia de que, na composição desses cigarros, há menos toxinas do que os demais, e que eles também produzem uma quantidade menor de alcatrão.

A divisão dos cigarros conforme a cor dos filtros acontece por dois motivos. Um deles está relacionado à composição do tabaco, e também à cura dele, uma vez que, no caso de cigarros com filtro branco, os fabricantes prometem uma menor concentração de nicotina no tabaco. Esses cigarros são conhecidos como de “baixos teores”.

Já o outro motivo está relacionado com a anatomia do filtro que é usado para compor esse cigarro. Eles são filtros porosos, que possibilitam que o ar entre através do corpo do cigarro, e pelo filtro, de maneira que a fumaça seja “diluída”, bem como o monóxido de carbono, principalmente.

Como a nicotina é considerada como um narcótico super poderoso, que causa a dependência tanto química quanto psicológica, ao reduzirmos de maneira súbita a quantidade em nosso corpo desse composto, ele tende a apresentar algumas reações, como uma tentativa de compensar a falta.

Dessa forma, a quantidade de cigarro consumido por dia pode aumentar muito, chegando a até ultrapassar a quantidade consumida antes.

Sendo assim, não há grande diferença nas cores que os filtros dos cigarros apresentam, uma vez que aqueles de baixo teor podem levar a um aumento no consumo diário, chegando à mesma quantidade absorvida de toxinas anteriormente, ou podendo ser até maior.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.