Os Princípios Da Artrite

Quando se fala em Artrite é comum que as pessoas pensem numa doença única, contudo, existem mais de uma centena de diferentes formas de artrite e as causas da doença são bem variadas. Basicamente a doença consiste numa inflamação nas articulações, essa inflamação pode acometer uma ou mais articulações que são chamadas de “juntas” e que ficam entre dois ossos.

Tipos de Artrite

Embora existam mais de 100 tipos de artrite podemos destacar dois tipos que são os mais relevantes: artrite reumatoide e a osteoartrite (chamada popularmente de artrose). Dentre outros tipos mais comuns estão doenças como gota, artrite reumatoide juvenil (aquela que acontece em crianças) e outras infecções que acontecem pela ação de bactérias.

O Que Causa Artrite?

A artrite é decorrente de uma inflamação nas articulações que pode acontecer devido a algumas causas diferentes como um trauma, uma infecção (que acontece devido a ação de vírus e bactérias), doença autoimune, desgaste nas articulações de uma forma geral ou ainda metabólica através do depósito de cristais.

Uma das causas mais comuns de artrite é uma lesão de cartilagem (tecido que faz a proteção da articulação absorvendo choques e tornando possível que ela se mova com suavidade). Essa lesão pode acometer os ossos locais, ligamentos ou então os da cápsula articular. Se a causa do problema for tratada adequadamente e num tempo bom a articulação consegue voltar ao seu normal.

Contudo, observe que dependendo da causa da lesão nem sempre é possível que o tratamento ofereça resultados de cura completa. Nesses casos o indivíduo tem a chamada artrite crônica. Ao receber esse diagnóstico é importante atentar para alguns tratamentos que são de grande importância.

Artrite – Quais São os Fatores de Risco?

A artrite possui alguns fatores que são tidos como fatores de risco e que devem ser considerados e evitados para o aparecimento da doença. A seguir vamos falar um pouco mais sobre esses fatores de risco para que você saiba como evita-los.

Peso

Esse fator tem grande relevância especialmente para bebês, pois aqueles que têm sobrepeso apresentam duas vezes mais chances de sofrer da doença.

Atividade Física em Excesso

Sempre dizem que tudo que é em excesso ou em pouca quantidade é ruim, não é mesmo? Essa máxima se aplica aos exercícios físicos uma vez que ter uma atividade física regular é importante para manter a saúde, mas praticar em exercícios em grande quantidade pode resultar em problemas relacionados a atrite.

Histórico Familiar

O histórico de uma doença na família é algo que deve ser observado sempre com atenção e no caso da artrite existe tendência genética.

Idade

Conforme a pessoa vai ficando mais velha mais chances tem de desenvolver artrite.

Gênero

Já ficou comprovado que as mulheres tem mais chances de ter a doença em comparação com os homens, contudo, isso não os exime de também apresentar artrite.

Sofrer Lesões

Indivíduos que já apresentaram lesões em articulações antes podem apresentar mais chances de ter o problema no futuro.

Obesidade

Quando se está muito acima do peso se tem muita gordura no corpo de maneira que é feita mais pressão nas articulações em especial no quadril e joelhos.

Identificando os Sintomas de Artrite

Em geral os sintomas da artrite seguem um padrão, mas fique atento que existem alguns tipos diferentes dessa doença. Dentre os sintomas da doença estão sentir dores nas articulações; perceber que há uma redução na capacidade de movimento das articulações; inchaço nas articulações, surgimento de áreas de vermelhidão na pele em torno de uma determinada articulação; calor na região em torno da articulação e sensação de rigidez durante a manhã.

A dica é procurar um médico quando sentir uma dor que não passa na articulação por mais de três dias ou sentir dores que são agudas e sem explicação numa articulação. Também vale uma visita ao médico se a sua articulação estiver com uma aparência inchada e se houver dificuldades para se mover. Quando a pele do entorno ficar vermelha ou quente também é um sinal de alerta. Febre e eliminação de peso que ocorre involuntariamente também merece uma atenção especial.

O Diagnóstico da Artrite

Num primeiro momento o médico irá realizar um exame físico em busca de saber em que locais a pessoa sente dor. Basicamente o exame consiste em o paciente fazer movimentos com as suas articulações para que se identifique se existe algum tipo de lesão.

Para confirmar o diagnóstico o médico poderá solicitar alguns exames como de sangue, de imagem (raios-X, exame de ressonância magnética e tomografia computadorizada entre outros) além de ultrassom para descobrir em quais articulações está o problema. Existe um exame específico para artrite que se chama artroscopia.

O Tratamento da Doença

O objetivo central do tratamento da artrite é reduzir a dor que o paciente sente evitando dessa forma que aconteçam danos ainda mais extremos e tornando as suas articulações melhores. A escolha do tratamento dependerá do que está causando a artrite e é feito com o uso de medicamentos como drogas antirreumáticas, analgésicos, imunossupressores, corticoides e fisioterapia.

No caso de fisioterapia são prescritos alguns exercícios que tornam possível recuperar a saúde das articulações. Uma opção para os casos mais graves é realizar uma cirurgia para realizar a reconstrução das articulações que foram comprometidas podendo então substituir por outra.

O tratamento pode incluir ainda a mudança de estilo de vida, pois sem essa consciência não será possível ter resultados duradouros no tratamento. A artrite é uma doença que tem grande ligação com os esforços físicos que podem levar a dores e inchaços nas articulações.

A Importância de Consultar um Médico

Uma consulta médica é fundamental para que o profissional possa identificar em quais articulações está o problema podendo tratar o mesmo corretamente. Somente o médico poderá fazer a prescrição dos medicamentos corretos para que as dores sejam reduzidas e não afetem o dia a dia do indivíduo.

Ressaltamos ainda que nunca as pessoas devem se automedicar, pois podem fazer usos incorretos dos medicamentos e acabar tendo complicações da doença ou mesmo criando novos problemas para a sua saúde. Se perceber que tem algo errado com as suas articulações procure um médico.

A artrite sinaliza para as pessoas de uma variedade de maneiras. Juntas podem aparecer de repente, nos joelhos ou em cima de pé. Outras articulações podem estar firmes e ranger. Talvez a dor ocorra, como quando se tenta abrir um frasco. O que é isso tudo? Vamos olhar para o básico dessa doença e aprender mais. O que é? Artrite significa “inflamação articular”, e existem mais de 100 doenças relacionadas à artrite. Se ela não for tratada, pode avançar, resultando em lesão da articulação, condição que não pode ser tratada ou revertida. A detecção tão cedo quanto for possível e o tratamento são muito importantes. Tipos Os dois tipos mais comuns de artrite são: osteoartrite e artrite reumatóide. Embora ambas tenham sintomas semelhantes, podem acontecer por diferentes razões.

Os Princípios Da Artrite

Os Princípios Da Artrite

Quando as articulações são  mal utilizadas e também em excesso, os resultados podem ser uma osteoartrite. Nesse caso, o que acontece é que a cartilagem que protege e amortece os impactos, evitando que os ossos se esfreguem se gasta. Isso geralmente acontece nos joelhos, mas pode acontecer no quadril, na coluna vertebral, e muitas vezes, também nas mãos. E só em estágios posteriores uma pessoa mais frequentemente sentir dor, depois de muita cartilagem se perder. O segundo tipo, a artrite reumatóide, se refere ao sistema imunológico do corpo atacar o tecido comum. Ainda não está completamente entendido na comunidade médica, mas esta condição na maioria das vezes começa em uma das mãos da pessoa, nos punhos e nos pés. Então avança para os ombros, cotovelos e quadris.

Os Princípios Da Artrite

Os Princípios Da Artrite

Os sintomas Os sintomas da artrite incluem dor, rigidez, fadiga, fraqueza, febre e tecidos inflamados internos. Qualquer um dos tipos de artrite se desenvolve simetricamente, ou seja, que afeta as mesmas articulações em ambos os lados do corpo. A grande diferença na Osteoartrite e na Artrite Reumatóide é o inchaço. Na artrite reumatóide, as pessoas relatam um inchaço mais suave. Já na osteoartrite, as pessoas relatam um inchaço mais severo, principalmente no osso. Não existe uma idade específica para quem sofre de artrite, embora possa afetar qualquer faixa etária, parece se concentrar em pessoas com mais de 45 anos de idade.

Os Princípios Da Artrite

Os Princípios Da Artrite

Excesso de peso As pessoas com excesso de peso tendem a desenvolver Osteoartrite, especialmente nos joelhos ao atingir mais de 45 anos de idade. No entanto, a perda de peso pode transformar as chances quase pela metade. A atividade regular combinada com exercício físico também reduz o risco, o fortalecimento dos músculos e articulações reduz o desgaste articular. Há muitas maneiras de controlar efetivamente a dor. As ferramentas disponíveis são as dietas ricas em ingredientes que combatam à artrite, os programas de exercícios e a prescrição de medicamentos, um bom relaxamento e enfrentamento positivo diante da doença. Também estão disponíveis cirurgias, terapias alternativas naturais e outros métodos, como a acupuntura.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.