Orientações Para uma Consulta Ginecológica

Em uma consulta com o ginecologista, esse profissional deve estar apto a responder todas as dúvidas das pacientes em qualquer faixa etária, além de preceder a um correto diagnóstico e posterior tratamento, se for o caso.

Especialidade Médica

A ginecologia é uma especialidade médica que trata especificamente do aparelho reprodutor feminino. No entanto, na prática, o papel do ginecologista vai muito além de um simples exame preventivo.

Especialistas ressaltam que problemas com a libido feminina e relações sexuais de suas pacientes, também são tópicos pertinentes em uma consulta.

Médico Especialista

Ás vezes outros problemas de saúde como doenças do coração por exemplo, podem ser detectados em uma consulta ginecológica. Outro problema que pode ser identificado, corresponde aos estados emocionais da paciente, pois pela relação que há entre corpo e mente, é possível saber se se há algum indício de distúrbio psicológico na mulher que está sendo atendida.

A Primeira Consulta

A primeira consulta ao ginecologista, geralmente é feita por mulheres, ainda na fase da adolescência. Porém existem alguma mulheres que passam muito tempo sem irem ao consultório do especialistas, e quando vão se sentem como se fosse a primeira vez.

Na Adolescencia

Portanto, o profissional deve estar preparado para atender de uma maneira correta tanto a adolescente, quanto a mulher mais madura. É de suma importância que as pacientes consultadas se sintam confortáveis na consulta e tenham confiança no médico.

Relato da Paciente

O ginecologista deve estar preparado par saber ouvir e interpretar corretamente a história de vida da mulher que vai até seu consultório,e registrar os antecedentes de alguma enfermidade descrita pela paciente.

Outras atitudes aconselháveis, principalmente na primeira consulta são: A medição da pressão arterial e altura, além da circunferência do abdômen, pois se houver algum tipo de alteração nesses setores, pode sugerir que há probabilidade de aparecerem complicações cardiovasculares, e nesses casos, pedidos de exame para verificar os níveis de colesterol e glicemia devem ser solicitados.

O que Fazer

Vale ressaltar, que o exame clínico é essencial para o correto diagnóstico, os outros que são solicitados servem somente para confirmar ou não as hipóteses levantadas.

Aconselhamento Sobre a Vida Sexual

De acordo com os especialistas, uma das obrigações do ginecologista é abordar a questão da vida sexual da mulher. Porém se em uma primeira consulta, a paciente não se sentir confortável pra manter esse tipo de diálogo, o profissional deve tentar introduzir o assunto de maneira tranquila e natural, e informar a mulher que esses questionamentos são importantes para o bom resultado da consulta.

No caso de adolescentes que ainda não começaram a vida sexual, o papel desse profissional é muito importante, pois é ele quem vai orientá-las sobre o uso de preservativos, como fazer sexo seguro, e métodos contraceptivos que a menina pode usar para evitar a gravidez.

Já com as mulheres mais maduras, ele deve orientá-las sobre a melhor forma de conduzir sua gestação e, mostrar a importância de exames pré-natais e do planejamento familiar.

.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.