Olho Seco: Causas

Quais as Causas da Síndrome do Olho Seco?

A síndrome do olho seco, é algo que afeta a muitos brasileiros e brasileiras pelo Brasil à fora, trazendo uma série de problemas e percalços para a grande população brasileira, que tende a sofrer com este tipo de problema ocular que atinge a um bom número de brasileiros e brasileiras.

Atualmente se estima que mais de 18 milhões de brasileiros, estão passando por este problema, por isso é muito importante até mesmo de vital necessidade que se pense e se procure saber mais a respeito deste problema ocular.

Esta síndrome, não causa grandes estragos na vista, apenas leva ao secamento das lágrimas levando em alguns casos a necessidade de ter que usar por certo tipo de medicamento como, por exemplo, colírios, por isso é importante que se tenha um certo cuidado e uma certa atenção com relação a este problema.

Quando falamos em termos de síndrome do olho seco, estamos falando basicamente em um problema que traz grandes problemas e até mesmo incomoda a grande maioria dos brasileiros se mostrando como sendo uma doença extremamente incomoda.

Por isso, saber quais são as causas para esta doença eu considero como sendo algo extremamente vital para que se possa desenvolver de maneira correta por um processo de tratamento, que seja ao mesmo tempo algo eficiente e ao mesmo tempo algo que se mostre como sendo necessário.

Pensando nisso, criamos aqui uma conversa onde vamos falar um pouco sobre quais seriam as causas desta síndrome, que acredite não é somente um problema exclusividade de você ou mesmo de qualquer outro brasileiro.

Como Funciona o Processo de Formação de Lágrimas?

Ao contrário do que muito gente imagina, as lágrimas não são formadas apenas quando se assiste por um filme romântico ou mesmo quando se sofre algum tipo de impacto emocional, mas sim por outras causas que vamos colocar mais adiante.

Aqui vamos procurar colocar de forma bastante resumida o como funciona todo o processo de formação de lágrimas, ou seja, como é formado as lágrimas no olho ou como é conhecido no globo ocular. Para que assim possamos entender um pouco, sobre as causas que podem fazer com que este processo seja eclodido gerando uma série de problemas em questão ou mesmo nem se quer sendo imaginado.

Existe basicamente um nervo chamado de nervo ótico, que se destina basicamente a fazer a ligação entre o que o olho, está vendo e como o cérebro passa a interpretar as imagens ao seu redor, se mostrando como parte do que os especialistas chamam de o aparelho ocular.

Depois temos o olho, basicamente falando de forma bem e específica dentro do olho temos as chamadas glândulas lacrimais, que são estimadas por algum tipo de estímulo como, por exemplo alguma emoção muito forte, que se submete ou mesmo por exemplo o fato de ficarmos frente a frente com o computador.

A lágrima, é formada por meio de uma reação química entre o estímulo, que sua mente recebe e o processo pelo qual se faz a formação com da chamada lágrima, assim de forma bastante resumida se define o que se conceitua por lágrima.

Causas da formação da lágrima:

Existem muitas causas, que podem ou não estar ligado ao processo emocional, ao qual se tenta desenvolver para a formação da lágrima, onde temos que considerar estes motivos para poder entender como funciona e quais as causas desta síndrome de lágrimas secas.

Vamos enumerar aqui alguns dos principais motivos da lacrimação:

  1. Estimulo emocional; Pode ocorrer que um determinado estímulo emocional, cause a forma ção de lágrimas, neste caso a intensidade seria regulado diretamente pela atividade cerebral, ou seja, como o cérebro, está lidando com determinada situação. Este estímulo embora não seja o único é o mais comum para causar o chamado choro, ou seja, o processo pelo qual o cérebro envia um estímulo elétrico para que se possa assim fazer a formação do chamado choro mediante é claro a determinadas situações.
  2. Estimulo visual; Pessoas que ficamo muito tempo trabalhando no computador como, por exemplo, programadores que tendem a lacrimejar mais devido ao excesso de estímulo visual que se tome contato, tanto que um dos sintomas da chamada síndrome do olho seco, é justamente este a ausência de lágrimas, mesmo trabalhando muito tempo com computadores.
  3. Genética; A genética, influencia de forma muito ampla e extremamente positiva na questão do processo de desenvolvimento da lágrima, conhecida também como lacrimação, pesquisas apontam uma ligação direta entre a lacrimação e a genética e impactos genético com incidênia de casos na família, podem trazer para o aparecimento da síndrome do olho seco.

Quais as Causas da Deste Problema?

Existem por diversas causas, que podem ser tido como de vital importância principalmente para a questão do chamado olho seco, mas é importante que se saliente que não existe uma causa principal pois esta doença, ainda está sendo pesquisada, o que existe de concreto são uma série de fatores que podem contribuir de maneira muito importante para o aparecimento deste problema ocular.

Uma destas causas, é a questão do uso de cigarros e bebidas, existe uma ligação direta pela qual se deve ter mente quando falamos de bebidas alcoólicas e síndrome do olho seco, pois o álcool, pode afetar de forma muito sensível o funcionamento do sistema ocular trazendo vários prejuízos para as pessoas.

Com relação ao cigarro pesquisas revelam que a nicotina pode prejudicar e muito o funcionamento do nervo ocular trazendo uma forte tendência, para que se tenha a chamada síndrome dos olhos secos.

Trabalhar em demais diante do computador, também é apontado como uma das causas desta doença que pode trazer danos pois tanto a tela do equipamento, como a tela de uma televisão geram uma corrente muito forte e radioativa, que pode trazer uma série de problemas maiores como por exemplo o aparecimento deste problema ocular.

Por Que Estes Fatores de Riscos são Considerados Como Causa?

Uma informação extremamente importante, é que estes fatores são considerados por todos como fatores de risco por ser fatores que foram mapeados como uma das causas principais para o aparecimento deste problema gerando assim uma série de percalços pelo qual se merece pensar.

Por isso, vale a pena considerar mudar por alguns hábitos para poder ao menos tentar se evitar de se desenvolver por esta doença ,que é uma doença que não tem cura e que em alguns casos extremos pode levar a cegueira ou mesmo a perda parcial de sua visão.

Pois existe uma relação extremamente direta e intíma da lacrimação com a capacidade ver.


Qual a Relação Direta que Existe Entre a Lacrimação e a Capacidade de Ver?

As lágrimas, além de enxugarem a alma tem como principal função de manter a retina ocular úmida, ou seja, de fazer com que a retina ocular se mantenha úmida.

Quando ocorre o secamento destas lágrimas, ocorre que a retina uma parte do olho responsável pela formação da visão seca e isto leva a perda total ou parcial da visão, levando assim a questão da cegueira, por isso recomenda-se que se comece o tratamento o mais rapidamente possível para evitar este tipo de problema.

Assim, terminamos este material dizendo que embora a ciência conheça bem pouco sobre as causas desta doença, se sabe que é necessário que se pense e muito em termos de processos oculares como algo que mereça ser pensado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.