O corpo humano produz uma série de hormônios, alguns apenas para homens e outros apenas femininos. Isso é o que diferencia essencialmente, alem de alguns órgãos, o homem da mulher. Um desses diferenciadores é o testosterona.
O testosterona é um dos mais famosos hormônios do corpo humano. Ele produz efeito tanto nos homens quanto nas mulheres, podendo ser produzido por diversas partes do corpo, como o testículo, nos homens, onde também são produzidos os espermatozoides e vários outros hormônios que controlam o desenvolvimento do corpo humano nos homens, e nas mulheres, onde eles são produzidos pelos ovários.
A testosterona é um dos mais importantes e famosos hormônios do corpo humano, sendo responsável por vários fenômenos que acontecem no organismo. Sabe a pelagem a mais que algumas mulheres apresentam no rosto? É porque estas produzem este hormônio um pouco mais do que deveriam.
O hormônio conhecido como testosterona é o hormônio responsável pelo desenvolvimento e pela manutenção das características masculinas e femininas do corpo humano. Isso significa que é esta substância, o testosterona, que nos faz homens ou mulheres, dependendo de sua quantidade. O aparecimento de seios, por exemplo, é determinado pela testosterona.
Tal substância no corpo funciona da seguinte maneira: quanto mais testosterona for produzida, mais características masculinas o ser desenvolve. Os homens, em média, produzem trinta vezes mais testosterona do que as mulheres, acarretando no aparecimento de suas características masculinas, como pelos e a voz grossa. O hormônio é determinante na diferenciação dos sexos do ser humano, além de determinar também o comportamento das pessoas.
Altas taxas de testosterona tendem a aumentar o comportamento agressivo, pois as características masculinas tendem a ficar ressaltadas e cada vez maiores nesses seres. Além disso, o alto nível desse hormônio aumenta o desejo sexual do corpo humano, fazendo com que a libido também aumente consideravelmente. Isso acontece porque o corpo humano tende a se comportar como homem, ou seja, tendem a ter uma libido maior e muito mais poderosa do que aquelas que as mulheres normalmente têm.
Um estudo da Faculdade de Medicina de Yale, instituição dos Estados Unidos com renome no setor de pesquisas, fez com que cientistas observaram que altos níveis de testosterona, mesmo que aplicados por períodos curtos de seis a doze horas, causaram morte em culturas de neurônios. Isso pode falar um pouco mais sobre a ação dos neurônios, que estimulam a atividade cerebral.
Além disso, a testosterona é responsável pelo maior desenvolvimento da massa muscular nos homens, em relação às mulheres, fazendo com que muitas pessoas apliquem testosterona para aumentar a massa muscular. Isso é perigoso, pois os efeitos colaterais dessa prática ainda não são conhecidos como um todo, por isso a melhor coisa é evitar esse tipo de prática perigosa.